UFJF promove debates em Semana de Combate à LGBTTIfobia

Palestras, blitz educativa, cine-debate e sarau estão entre as atrações que compõem a programação da Semana de Combate à LGBTTIfobia, promovida na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os eventos marcam o Dia Internacional Contra a Homofobia, celebrado em 17 de maio, próxima terça-feira.

A iniciativa parte do Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade (Gesed) da Faculdade de Educação, do Coletivo da Diversidade Sexual e de Gênero Duas Cabeças e do DA Benjamin Colucci (Direito), com apoio da Diretoria de Ações Afirmativas e da Diretoria de Imagem Institucional da UFJF. Os organizadores elaboraram uma série de debates sobre a LGBTTIfobia, tentando sensibilizar não só a comunidade interna da Universidade, como toda sociedade. A sigla representa a população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexuais.

“Entendemos que as atividades da semana podem se constituir como pedagógicas, no sentido de proporcionar momentos de aprendizagem sobre as diferenças, as sexualidades e as relações de saber e poder que constroem os modos de convivência em sociedade e os significados culturais hegemônicos. Sobretudo, em tempos de ataques aos direitos humanos e de articulações fundamentalistas e conservadoras para impedir tais debates, precisamos insistir e lutar no projeto constitucional de uma sociedade democrática, justa e inclusiva”,  explica o o coordenador do Gesed, professor Roney Polato de Castro.

Para o diretor de Ações Afirmativas, Julvan Moreira, o Brasil, ao assinar o Relatório da III Conferência Mundial de Combate ao Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata, acontecida em Durban, África do Sul, no ano de 2001, reconheceu que são graves as violações às minorias, sendo necessário o desenvolvimento de programas que lutem contra os obstáculos ao pleno gozo dos direitos de todas as pessoas, principalmente das que estiveram e estão rechaçadas violentamente.

“A universidade, como importante instituição na formação, deve ser espaço que favoreça formas plurais de vivência, discutindo gênero e sexualidades no trabalho educativo e apoiando ações que surgem dos grupos de estudos e pesquisas, assim como dos movimentos sociais LGBTTI que lutam contra toda forma de estereótipos.” Ainda segundo o diretor, é preciso ouvir principalmente os pesquisadores e pesquisadoras, que estudam gênero e sexualidade, pois possuem conhecimentos acumulados na temática. “É necessário apoiar todas as ações contra a homofobia, principalmente nos espaços educativos e reconhecer todos os direitos que as pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e intersexuais têm adquirido nos últimos anos, fruto de suas lutas e reivindicações.”

Os destaques da programação estão listados abaixo. Os eventos são abertos à comunidade e não é necessária inscrição.

Domingo (15/5) – 15h
Piquenique do Arco-íris, no gramado em frente ao Jardim Sensorial.

Segunda (16/5) – 11h às 14h
Parada LGBTTI no Restaurante Universitário (RU)

Terça (17/5)
14h às 18h – Sarau Fora do Armário, na cantina do Direito