A Universidade Federal de Juiz de Fora estabeleceu na última terça-feira (20) os representantes do Conselho para o Comitê de Inovação da UFJF. Segundo o documento que define a Política de Inovação, compete ao Comitê de Inovação e seus membros diversas funções que visam a colaboração, implementação, regulamentação entre outras questões para o bom funcionamento da Política de Inovação. A Diretoria de Inovação, submetida diretamente à Reitoria da UFJF, coordenará a política de inovação da Universidade, assessorada pelo Comitê de Inovação.
Na prática, o Comitê vai ajudar a UFJF nas parcerias institucionais e na celebração de acordos e projetos com empresas públicas e privadas e sobre a propriedade intelectual da instituição.
Conheça os membros que compõem o Comitê de Inovação do Conselho Superior:
I – como presidente: Fabrício Pablo Virgínio de Campos;
II – como Secretária Executiva do Comitê: Ana Carolina Antunes Vidon;
III – como representante do Parque Científico e Tecnológico de Juiz de Fora e Região: Leonardo Miranda Frossard;
IV – a Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa: Mônica Ribeiro de Oliveira;
V – como docentes, do Conselho Superior da UFJF, de cada uma das seguintes áreas do
conhecimento:
- a) Ciências da Vida, que englobam as Ciências Agrárias e Veterinárias, as Ciências Biológicas e as Ciências da Saúde: Marcelo Silva Silvério;
- b) Ciências da Natureza, que englobam as Ciências Exatas e da Terra e as
Engenharias: Marcos Martins Borges;
- c) Humanidades que englobam as Ciências Humanas, as Ciências Sociais Aplicadas, Letras e Artes: Cláudio Roberto Fóffano Vasconcelos;
VI – como (a) representante dos pesquisadores que tenham projetos de transferência de
tecnologia registrados no CRITT: Wesley William Gonçalves Nascimento;
VII – como representante dos pesquisadores que tenham registro de propriedade intelectual no CRITT: Nádia Rezende Barbosa Raposo;
VIII – como representante do GT Inovação do Campus de Governador Valadares: Nádia Carvalho;
As atribuições do Comitê de Inovação e o membros
Compete ao Comitê de Inovação e seus membros diversas funções que visam a colaboração, implementação, regulamentação entre outras questões para o bom funcionamento da Política de Inovação, como:
I – assessorar a Diretoria de Inovação na formulação e implementação da Política de Inovação da UFJF;
II – a definição dos dispositivos para a atualização progressiva da política de inovação da UFJF
III – a emissão de pareceres sobre os casos omissos das normas que regulamentam a Política de Inovação da UFJF, com base na legislação existente.
A aprovação da Política de Inovação
A publicação da Política de Inovação foi anunciada pelo diretor de Inovação, Fabrício Campos, e pelo reitor da UFJF, Marcus Vinicius David, durante o evento de comemoração pelo aniversário de 26 anos do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt).
A nova Política da Inovação foi aprovada pelo Conselho Superior da Universidade Federal de Juiz de Fora, que organizou e regulamentou a Política de Inovação da Universidade em consonância com seu Plano de Desenvolvimento Institucional.
Outras informações: