Fechar menu lateral

Licenciamento de Patentes – Encontre soluções tecnológicas para os problemas do seu negócio

.

Introdução

O Licenciamento de patentes em Juiz de Fora é uma importante ferramenta para o desenvolvimento tecnológico e inovação na região. Empresas que buscam soluções para problemas específicos podem acabar perdendo tempo e recursos tentando desenvolver uma solução do zero.

Uma alternativa mais eficiente é o licenciamento de patentes, que permite o acesso a tecnologias já existentes e prontas para aplicação, o que pode ser feito através da Vitrine Tecnológica do Critt. Além disso, o licenciamento pode permitir a inserção mercadológica da tecnologia, gerando ganhos financeiros para as partes envolvidas.

Se você busca uma solução tecnológica em Juiz de Fora, o licenciamento de patentes pode ser uma ótima opção. Entre em contato com o Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia do CRITT e saiba mais sobre como licenciar patentes na região.

 

O que é  licenciamento de patentes? 

O licenciamento de patentes é uma forma de transferir tecnologia de uma empresa ou instituição de pesquisa para outra, permitindo que a tecnologia patenteada seja explorada comercialmente. 

Uma das patentes licenciadas é o equipamento e método para identificar adulteração no leite e similares, que cria condições específicas para analisar de forma segura e eficiente, a adição de sais e porcentagem de água no leite.

 

O processo de licenciamento de patentes funciona como um aluguel de propriedade intelectual, onde o licenciado paga uma taxa de royalties para usar uma tecnologia já existente.

Quais são os benefícios de licenciar uma patente?

Os benefícios do licenciamento de patentes são muitos.  Em primeiro lugar, o licenciamento de patentes permite a solução de problemas nos mais diversos nichos e mercados através da utilização de tecnologias já existentes no mercado e em pronto estado para a sua aplicação. Sendo assim, sendo uma forma efetiva,que poupa tempo e recursos financeiros no processo de busca de uma solução.  A tecnologia patenteada pode ser acessada pela sociedade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. 

Além disso, o licenciamento pode permitir a inserção mercadológica da tecnologia, gerando ganhos financeiros para as partes envolvidas. Conheça mais sobre os benefícios do licenciamento de patentes no nosso conteúdo

 

Como encontrar patentes para licenciar em Juiz de Fora? 

A melhor forma para encontrar patentes disponíveis para o processo de licenciamento em Juiz de Fora é através da Vitrine Tecnológica do Critt. 

Essa plataforma é utilizada para incentivar o investimento em inovação por parte do setor privado, aproximando empresas das universidades e institutos de pesquisa de todas as patentes sob domínio da Universidade Federal de Juiz de Fora.

 

Como licenciar patentes em Juiz de Fora?

Para realizar o processo de licenciamento de uma patente presente na vitrine tecnológica do Critt, basta entrar em contato com o Núcleo de Inovação e Transferência de tecnologia (NIT) pelo número (32)2102-3435 ou pelo email att.critt@ufjf.br 

Após o contato, o NIT realizará as seguintes etapas:

 

1 – Pesquisa de mercado para entender a situação econômica do parceiro e os benefícios que a transferência traria; 

2 – Acordo entre as partes envolvidas, identificando os objetivos mútuos com a negociação; 

3 – Valoração da tecnologia e percepção de sua viabilidade; 

4 – Negociação e estabelecimento de consenso; firma de um termo por escrito e registro do contrato junto ao órgão competente;

5 – A prestação de consultoria do inventor da tecnologia ao adquirente.

 

Como encontrar nossas patentes

O licenciamento de patentes é uma forma importante de transferir tecnologia e impulsionar a inovação. 

Por isso, se você está em Juiz de Fora e busca uma solução para um problema em seu negócio, buscar por soluções tecnológicas em um banco de patentes é uma ótima ideia.

Entre agora no site do Critt e comece a explorar a tecnologias em nosso portfólio de patentes!

 

 

Quer aprender mais sobre patentes? Acesse nossa série de  conteúdos sobre o tema no nosso blog: 

5 livros para ser mais inovador em 2023

Você sabe o que é uma ideia Tecnológica e Inovadora?

3 ferramentas infalíveis para transformar sua ideia em um negócio de sucesso