A Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos – CDARA disponibiliza uma página com orientações sobre aproveitamento de créditos (CDARA), incluindo um arquivo com instruções para abertura de processos de aproveitamento de créditos (CDARA) (formato .pdf, tamanho 200 KB).
O pedido de dispensa de disciplinas se refere ao aproveitamento de disciplinas cursadas em outra instituição de ensino superior ou na própria UFJF (durante um vínculo anterior com a Universidade), inclusive como disciplina isolada.
Critérios: pelo RAG, art 27, I, as disciplinas cursadas devem ter compatibilidade de carga horária e de conteúdo programático (inclusive quanto a sua atualidade) com disciplinas da grade curricular do discente.
Limite: pelo RAG, art 28, o aproveitamento de disciplinas isoladas cursadas em outra IES não pode ultrapassar 25% da carga horária total do curso.
Como fazer a solicitação? O aluno deve enviar um e-mail à Secretaria do ICSA (secretaria.sociais.gv@ufjf.br) incluindo: o formulário de solicitação (formato .pdf, tamanho 89,8 KB) preenchido e os comprovantes. Verifique POP da Secretaria (formato .pdf, tamanho 194 KB).
Quando a solicitação pode ser feita? Durante o período destinado aos “pedidos de dispensa de disciplinas“, conforme calendário acadêmico.
Quais comprovantes? Histórico escolar que conste aprovação nas disciplinas cursadas e conteúdo programático (ementa) de cada disciplina a ser aproveitada na UFJF. No caso de disciplinas cursadas em outras instituições, são aceitos apenas documentos oficiais emitidos pela instituição: com carimbo da instituição e assinatura ou rubrica do funcionário responsável pela emissão do documento, em todas as páginas, ou certificação digital que possibilite a conferência online da autenticidade de cada documento.
O pedido de equivalência de disciplinas pode ser feito pelo aluno quando ele tiver cursado uma disciplina da UFJF, que não faz parte da sua grade curricular, mas que seja compatível com uma disciplina de sua grade, em carga horária e conteúdo programático.
Como fazer a solicitação? O aluno deve enviar um e-mail à Secretaria do ICSA (secretaria.sociais.gv@ufjf.br) incluindo: o formulário de solicitação preenchido e o histórico escolar atual da UFJF (formato .pdf, tamnho 89,8 KB). Verfique o POP da Secretaria Acadêmica (formato .pdf, tamanho 195 KB)
Quando a solicitação pode ser feita? Durante o período destinado aos “pedidos de dispensa de disciplinas“, conforme calendário acadêmico.
O pedido de flexibilização curricular se refere ao aproveitamento de atividades complementares para abatimento da carga horária de disciplinas opcionais do curso.
Quais atividades contam? As atividades aceitas e a carga horária correspondente estão no PPC.
Como fazer a solicitação? O aluno deve enviar um e-mail à Secretaria do ICSA (secretaria.sociais.gv@ufjf.br) incluindo o formulário de solicitação preenchido e os comprovantes das atividades.
Quando a solicitação pode ser feita? Durante o período destinado aos “pedidos de dispensa de disciplinas“, conforme calendário acadêmico.