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Aproveitamento de créditos

Sumário

Orientações gerais

A Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos – CDARA disponibiliza uma página com orientações sobre aproveitamento de créditos (CDARA), incluindo um arquivo com instruções para abertura de processos de aproveitamento de créditos (CDARA) (formato .pdf, tamanho 200 KB).

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Formulários

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Dispensa de disciplinas

O pedido de dispensa de disciplinas se refere ao aproveitamento de disciplinas cursadas em outra instituição de ensino superior ou na própria UFJF (durante um vínculo anterior com a Universidade), inclusive como disciplina isolada.

Critérios: pelo RAG, art 27, I, as disciplinas cursadas devem ter compatibilidade de carga horária e de conteúdo programático (inclusive quanto a sua atualidade)  com disciplinas da grade curricular do discente.

Limite: pelo RAG, art 28, o aproveitamento de disciplinas isoladas cursadas em outra IES não pode ultrapassar 25% da carga horária total do curso.

Como fazer a solicitação? O aluno deve enviar um e-mail à Secretaria do ICSA (secretaria.sociais.gv@ufjf.br) incluindo: o formulário de solicitação (formato .pdf, tamanho 89,8 KB) preenchido e os comprovantes.  Verifique POP da Secretaria (formato .pdf, tamanho 194 KB).

Quando a solicitação pode ser feita? Durante o período destinado aos  “pedidos de dispensa de disciplinas“, conforme calendário acadêmico.

Quais comprovantes? Histórico escolar que conste aprovação nas disciplinas cursadas e conteúdo programático (ementa) de cada disciplina a ser aproveitada na UFJF. No caso de disciplinas cursadas em outras instituições, são aceitos apenas documentos oficiais emitidos pela instituição: com carimbo da instituição e assinatura ou rubrica do funcionário responsável pela emissão do documento, em todas as páginas, ou certificação digital que possibilite a conferência online da autenticidade de cada documento.

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Equivalência de disciplinas

O pedido de equivalência de disciplinas pode ser feito pelo aluno quando ele tiver cursado uma disciplina da UFJF, que não faz parte da sua grade curricular, mas que seja compatível com uma disciplina de sua grade, em carga horária e conteúdo programático.

Como fazer a solicitação? O aluno deve enviar um e-mail à Secretaria do ICSA (secretaria.sociais.gv@ufjf.br) incluindo: o formulário de solicitação preenchido e o histórico escolar atual da UFJF (formato .pdf, tamnho 89,8 KB). Verfique o POP da Secretaria Acadêmica (formato .pdf, tamanho 195 KB)

Quando a solicitação pode ser feita? Durante o período destinado aos  “pedidos de dispensa de disciplinas“, conforme calendário acadêmico.

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Flexibilização curricular

O pedido de flexibilização curricular se refere ao aproveitamento de atividades complementares para abatimento da carga horária de disciplinas opcionais do curso.

Quais atividades contam? As atividades aceitas e a carga horária correspondente estão no PPC.

Como fazer a solicitação? O aluno deve enviar um e-mail à Secretaria do ICSA (secretaria.sociais.gv@ufjf.br) incluindo o formulário de solicitação preenchido e os comprovantes das atividades.

Quando a solicitação pode ser feita? Durante o período destinado aos  “pedidos de dispensa de disciplinas“, conforme calendário acadêmico.

Documentos comprobatórios

  • Declaração emitida pelo professor coordenador do projeto. A declaração deve conter o título do projeto, a natureza (iniciação científica, monitoria, extensão, TP), nome completo do aluno, além das datas de início e de término da participação do aluno no projeto. A declaração pode ser emitida, pelo professor, no sistema SEI.
  • Certificado de participação em projeto de monitoria – Deve ser solicitado diretamente no site da PROGRAD, por meio do formulário para solicitar certificados de monitoria Alternativamente, o aluno pode incluir declaração assinada pelo professor coordenador do projeto (ver instruções acima).
  • Certificado de participação em projeto de extensão – Deve ser solicitado diretamente no site da PROEX, por meio do formulário para solicitar certificado de extensão. Alternativamente, o aluno pode incluir declaração assinada pelo professor coordenador do projeto (ver instruções acima).
  • Certificado de participação em projeto de treinamento profissional – Deve ser solicitado diretamente no site da PROGRAD, por meio do formulário para solicitar certificados de TP/PET/GET. Alternativamente, o aluno pode incluir declaração assinada pelo professor coordenador do projeto (ver instruções acima).
  • Iniciação científica – Na ausência de um certificado emitido pelo órgão que concede a bolsa, o aluno pode incluir uma declaração de participação assinada pelo professor coordenador do projeto. (ver instruções acima).
  • Certificados de participação ou organização de eventos.
  • Disciplinas optativas – incluir histórico com aprovação da disciplina.
  • Participação em estágio –  incluir uma declaração de participação, preferencialmente emitida e assinada pela empresa concedente. Alternativamente, pode ser assinada pelo professor orientador. Nessa declaração, é preciso informar a empresa onde foi feito o estágio, nome completo do estagiário, data de início e de término e carga horária total do estágio.

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