Fechar menu lateral

Trancamento de Curso e de Disciplina

A UFJF disponibiliza através do Siga o trancamento de matrícula de disciplina ou de curso.

O Conselho de Graduação (Congrad) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) publicou as Resolução de 22/2020 que aprova uma mudança no processo de trancamento de matrícula nos cursos de graduação. A alteração é realizada sobre o artigo 65 do Regulamento Acadêmico da Graduação (RAG), definindo que, a partir da data de sua publicação, o ato de trancamento de matrícula passará por análise da coordenação do curso antes da decisão final do estudante ou da estudante.

 

Trancamento de Curso durante o Ensino Remoto Emergencial:

A Resolução nº 33/2020 estabelece a flexibilização de algumas regras prevista no RAG, sobre o trancamento de curso e de disciplinas, desligamento e prazo para integralização etc., a fim de se evitarem prejuízos aos(às) discentes neste momento emergencial.

Os discentes poderão através do Siga efetuar trancamento de disciplinas (dentro do prazo previsto no calendário acadêmico) e o trancamento do curso (a qualquer prazo), durante a vigência do ERE, conforme suas necessidades, apresentando como justificativa “a impossibilidade de acompanhamento das atividades remotas durante período de pandemia da doença COVID-19”, sem necessidade de documentação comprobatória. Outras ações de flexibilização que sejam necessárias durante a vigência do ERE ficarão a cargo da PROGRAD.

Dispõe a Resolução 33/2020, que dispõe sobre o Ensino Remoto Emergencial da Graduação da UFJF:

Art.10 – Durante período de vigência da presente Resolução, e considerando os prazos estabelecidos pelo calendário acadêmico deste período, fica determinada:
I – A concessão automática ao(à) discente de quantos períodos letivos corresponderem aos período de ERE, acrescidos ao tempo máximo de integralização do curso, para fins de cômputo de permanência no curso, previsto no RAG;
II – A não aplicação do desligamento do curso previsto no art. 70 do RAG;
III – A autorização para concessão de trancamento total de matrícula de discentes do primeiro e segundo períodos, a contar da data do ingresso, suspendendo-se temporariamente, enquanto viger a presente Resolução, a aplicação do §º 3 do art. 62 do RAG;
IV – Autorização para flexibilização do número de trancamentos por disciplina ou atividade acadêmica, suspendendo-se temporariamente, enquanto viger a presente Resolução, a aplicação do art. 63 e inciso II do artigo 24 do RAG, exclusivamente para casos de trancamentos;
V – A aprovação de requerimentos de trancamento total ou parcial de matrícula com justificativa por meio de impossibilidade de acompanhamento das atividades remotas durante período de pandemia da doença COVID-19, sem necessidade de documentação comprobatória.
Parágrafo único: A análise da necessidade de outras flexibilizações temporárias durante o período de vigência da presente Resolução ficará a cargo da Prograd.

Em caso de dúvidas enviar e-mail para faleconosco@ufjf.edu.br, de preferência a partir do e-mail cadastrado no Siga, informando nome completo, CPF e número de matrícula.

 

Trancamento de Disciplina:

O trancamento de disciplina é permitido quando requerido por meio do Siga no prazo estabelecido no Calendário Acadêmico, salvo os casos que analisados pelo órgão de saúde competente da UFJF, comprovadamente impossibilitem a continuidade dos estudos.

Uma vez trancada, não é obrigatória cursar a disciplina, desde que ela não faça parte do currículo do seu curso. Caso queira cursá-la novamente, basta se matricular na disciplina novamente.

O trancamento em cada disciplina ou atividade acadêmica só pode ser requerido uma única vez, desde que a discente ou o discente não tenha sido reprovada ou reprovado por infrequência ou por nota zero.

 

Trancamento de Curso:

O trancamento do curso pode ser feito a qualquer momento respeitando requisitos previstos no Regulamento Acadêmico da Graduação. Os semestres trancados são computados para efeito do prazo máximo de integralização.

O trancamento regular é realizado no Siga, passando por análise da coordenação do curso antes da decisão final do estudante ou da estudante.

Conforme disposto na Resolução n. 22/2020, os trancamentos de curso por motivo de saúde deverão ser solicitados diretamente na Coordenação do Curso.

Acesse: open_in_new Formulários

 

Destrancamento de Curso:

O destrancamento de curso é realizado automaticamente pelo Siga ao fim do prazo de trancamento. O discente deve ficar atento ao período de pré-matrícula estabelecido no Calendário Acadêmico.

 

Mais informações:

Regulamento Acadêmico da Graduação (art. 62 e ss.) com as alterações promovidas pela Res. 45/2018 – Congrad