Fechar menu lateral

Inscrição em curso de graduação para refugiados

O ingresso de refugiados políticos é solicitado na Central de Atendimentos dos campi da UFJF nas datas previstas no calendário acadêmico de graduação e observará a legislação pertinente, dentre elas:

Resolução 17/2003 – Conselho Superior da UFJF (formato .pdf, tamanho24 kb, abre em nova janela)

Resolução 5/2004 – Conselho Setorial de Graduação da UFJF (formato .pdf, tamanho 46 kb, abre em nova janela)

A solicitação deste tipo de ingresso deverá conter, ao menos, cópia dos seguintes documentos, podendo a Pró-reitoria de Graduação solicitar outros documentos:

  • Comprovação atual do Comitê Nacional de Refugiados – CONARE da condição de refugiado político.
  • Carteira atualizada de refugiado/residente.
  • Documento hábil de comprovação de escolaridade ou, caso não tenha posse de tal documento, atestado da condição de ingresso do CONARE (§1º e §2º do Art.3º da Res. 17/2003-CONSU).

No formulário de inscrição (formato .pdf, tamanho 569 kb, abre em nova janela), o interessado deverá preencher as opções dos cursos da UFJF em que esteja interessado, pela ordem de preferência.

A CDARA verificará junto às Coordenações dos Cursos pretendidos a disponibilidade de vaga, independente das vagas ociosas.

Os documentos de Comprovação de Escolaridade que não estejam na língua portuguesa devem ser traduzidos (tradução simples verificada pela Diretoria de Relações Internacionais).