Fechar menu lateral

Atestados de Graduação

Atestado de Vínculo – Matriculado

Há dois tipos de atestado que declara que o discente de graduação está regularmente matriculado em seu curso de ingresso na UFJF: atestado de vínculo sem prazos e atestado de vínculo com prazos (ou atestado de integralização).

Atestado de vínculo sem prazos

O atestado de vínculo sem prazos está disponível no siga com autenticação eletrônica. Não é necessário solicitar a assinatura da CDARA.

No entanto, durante o período de recesso acadêmico – quando não há matrícula em disciplina – o atestado de vínculo não é disponibilizado com autenticação eletrônica. É necessário realizar o pedido, que pode ser feito presencialmente na Central de Atendimento da UFJF em Juiz de Fora ou Governador Valadares; ou via e-mail para faleconosco@ufjf.edu.br.

 

Atestado de vínculo com prazos (ou atestado de integralização)

O atestado de vínculo com prazos ou atestado de integralização menciona ao final do documento o tempo de integralização recomendado e máximo do curso. Ele está disponível não Siga sem autenticação eletrônica. Deste modo, se for o caso, é preciso solicitar a assinatura do documento à CDARA.

O pedido pode ser feito presencialmente na Central de Atendimento da UFJF em Juiz de Fora ou Governador Valadares; ou via e-mail para faleconosco@ufjf.edu.br.

A primeira e única via do atestado será emitida sem ônus de custo uma vez por semestre, incidindo taxa nas demais vias.

 

Atestado de Vínculo – Trancado

Documento que ateste que o discente de graduação está regularmente vinculado à UFJF, mas está com curso trancado.

O discente deve solicitar o documento junto à Central de Atendimento da UFJF, campus Juiz de Fora ou Governador Valadares. Caso não resida em Juiz de Fora, ele pode realizar o pedido via e-mail para o endereço sgla.cdara@ufjf.edu.br.

O atestado de vínculo não especifica o “período” do curso em que o discente se encontra, pois os currículos dos cursos de graduação da UFJF são estruturados por disciplinas e demais atividades acadêmicas que, por sua vez, correspondem a determinadas horas necessárias para a integralização da carga horária de um curso.

A primeira e única via do atestado será emitida sem ônus de custo uma vez por semestre, incidindo taxa nas demais vias.

 

Atestado de Desligamento, Abandono ou Cancelamento

Documento que atesta que o discente solicitou desistência ou que abandonou o curso; declara, portanto, o seu “não-vínculo” com a UFJF.

O documento pode ser solicitado junto à Central de Atendimento da UFJF, campus Juiz de Fora ou Governador Valadares. Caso não resida em Juiz de Fora, ele pode realizar o pedido via e-mail para o endereço sgla.cdara@ufjf.edu.br.

A emissão documento está sujeito ao pagamento de taxa, mas caso o interessado realize a solicitação do atestado de cancelamento junto ao próprio pedido de cancelamento do curso, estará isento do valor.

 

Atestado de Reconhecimento de Curso de Graduação

O reconhecimento de curso de graduação é dado por ato normativo federal, sob avaliação do MEC, em que se aprova existência do curso.

A disposição do reconhecimento do curso encontra-se no histórico escolar, mas, se necessário, pode ser solicitado o atestado de reconhecimento de curso.

 

Atestado de Previsão de Colação de Grau

O discente da graduação inscrito na colação de grau possui acesso ao Atestado de Previsão de Colação de Grau.  O documento está disponível no siga com autenticação eletrônica.

A inscrição para a colação de grau é realizada junto à Coordenação do Curso no período previsto no Calendário Acadêmico.

 

Atestado de Critério de Promoção

Este documento faz menção à parte do Regulamento Acadêmico de Graduação (RAG) que dispõe dos critérios que o acadêmico está submetido para, por exemplo, ser aprovado ou reprovado nas disciplinas matrículas, bem como a tolerância às faltas, etc.

O discente deve solicitar o documento junto à Central de Atendimento da UFJF, campus Juiz de Fora ou Governador Valadares. Caso não resida em Juiz de Fora, ele pode realizar o pedido via e-mail para o endereço sgla.cdara@ufjf.edu.br.