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Plano de Ensino

Disciplina: TUR056 - FUNDAMENTOS DO TURISMO

Créditos: 4

Departamento: DEPTO DE TURISMO / ICH

O conhecimento das viagens através dos tempos situa o desenvolvimento do turismo nos periodos pré e pós-capitalista. Os conceitos e definicoes de turismo tem como função mostrar uma padronização de entendimento do fenomeno turistico. Os efeitos da atividade turistica sobre o destino nos contextualiza os impactos produzidos pela atividade sobre a economa, a cultura, a sociedade e o meio ambiente. O mercado e o marketing no turismo é mostrado através de seus elementos e componentes. A gestão governamental do turismo demonstra a existencia de uma política de turismo brasileira. As perspectivas do turismo e a atuação profisional coloca atividade como uma setor produtivo de importancia nacional e mundial.
1.HISTORIA DO TURISMO
1.1. Sociedades pré-capitalistas
1.2. Sociedades capitalistas
1.3. Sociedades comunistas e socialistas
2. CONCEITOS DE TURISMO
2.1. Definições de viagem, turismo e seus agentes
3. INTRODUÇÃO A ALGUMAS ABORDAGENS TEÓRICAS SOBRE TURISMO
3.1. O Viés Sistêmico
3.2. Perspectiva Fenomenológica
3.3. O Pensamento Materialista Histórico-Dialético
3.4. O Olhar Interdisciplinar
4. OS ESPACOS E OS IMPACTOS TURÍSTICOS
4.1. Características das destinações
4.2. Principais espaços turísticos litoral, montanha, rural, urbano e regiões extremas
4.3. Impactos socioculturais, econômicos e ambientais do turismo
4.4. Relações entre turistas e residentes
5. MERCADO TURÍSTICO
5.1. Conceitos de mercado
5.2. Oferta turística
5.2.1 Recurso e atrativo turístico
5.2.2 Produtos turísticos
5.2.3 Equipamentos e organizações
5.3. Demanda turística
5.4. Marketing de destino
5.5. Segmentações turísticas
6. O PAPEL DO ESTADO NO TURISMO
6.1. Conceitos de políticas publicas no turismo
6.2. A infraestrutura e o turismo
6.3. A superestrutura turística brasileira
6.4. O turismo como vetor de construção e promoção de imagens nacionais
7. TENDÊNCIAS PARA O TURISMO
7.1. O estudo das tendências em turismo
7.2. O contexto internacional e nacional e as influências no mercado turístico
8. O PROFISSIONAL DE TURISMO
8.1. Código de Ética do Turismo
8.2. A questão da regulamentação da profissão de turismólogo
8.3. Competências e habilidades: as exigências legais e as práticas cotidianas
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