Disciplina de conteúdo variável que visa aprofundar a discussão de temas atuais em Psicologia Escolar e Educacional.
(Conforme PPC de Psicologia aprovado pelo CONGRAD em 2017 que entrou em vigor em 2018).
Disciplina considerada equivalente a PSI135 - Psicologia Escolar e Educacional (da Grade Curricular de 2015)
Ementa: Educação no Brasil; origens e desenvolvimento da Psicologia Escolar; interfaces entre psicologia e educação; a prática profissional em Psicologia Escolar/Educacional: níveis, enfoques e modalidades de intervenção.
Unidade I - A Educação no Brasil
Unidade II - Origens e Desenvolvimento da Psicologia Escolar
Unidade III - Interfaces entre Psicologia e Educação
Unidade IV - A Prática Profissional em Psicologia Escolar/Educacional
Guzzo, R.S.L. (Org.) (2014). Psicologia Escolar: desafios e bastidores na educação pública. Campinas: Alínea.
Del Prette, Z.A.(Org.) (2012). Psicologia escolar, Saúde e qualidade de vida. Campinas: Alínea.
Wechsler, S. (Org.) (2011). Psicologia Escolar: pesquisa, formação e prática. Campinas: Alínea.
Artigos disponibilizados no Portal Periódicos CAPES (www.periodicos.capes.gov.br/) e artigos publicados em revistas científicas nacionais especializadas em Psicologia.
Almeida, S.F.C. (Org.) (2012). Psicologia Escolar: Ética e competências. Campinas: Alínea.
Guzzo, R.S.L. & Marinho-Araújo, C.M. (2011). Psicologia Escolar – Identificando e superando barreiras. Campinas: Alínea.
Gustavo M. Estanislau, G. M. & Bressan, R.A. (Orgs). (2016). Saúde mental na escola. O que os educadores devem saber. Porto Alegre: Artmed.
Tardeli-D’Aurea, D. & Paula, F.V. (Orgs) (2014). Formadores da criança e do Jovem. Interfaces da comunidade escolar. Temas emergentes á psicologia da educação. São Paulo: Cengage Lerning.
Artigos disponibilizados no Portal Periódicos CAPES (www.periodicos.capes.gov.br/) e artigos publicados em revistas científicas nacionais especializadas em Psicologia.