Gerais:
a)Proporcionar ao aluno a compreensão dos conceitos teóricos da gênese da linguagem em seus aspectos
genéticos e sócio-culturais.
b) Correlacionar aspectos da Psicolinguística ao conceito de personalidade.
c) demostrar como as diferentes teorias de personalidade contribuíram para a Psicolinguística atual.
Específicos
a)Unidade I: caracterizar objeto e área de estudo da Psicolinguística e como esta se relaciona com as
ciências humanas.
b)Unidade II: refletir sobre o conceito de personalidade dentro da Psicolinguística.
c)Unidade III: conhecer as aplicações da Psicolinguística nas suas diversas áreas correlatas: escola,
clinica, etc.
BAKTHIN, Mickail. Marxismo e filosofia na linguagem. Campinas, Hucitec, 1992.
CASTRO, Eliana M. Psicanálise e Linguagem. São Paulo, Ática, 1992.
DUCROT, Oswald. O dizer e o dito. Campinas, Pontes, 1991.
ROCCO, M .T. F. Pensamento, linguagem e língua materna: um mapeamento, São Paulo,
VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo, Martins Fontes, 1996.
______.Formação Social da Mente, São Paulo, Martins Fontes, 1997.