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Plano de Ensino

Disciplina: GEO115 - GEOGRAFIA DA INDÚSTRIA E DO SERVIÇO

Créditos: 4

Departamento: DEPTO DE GEOCIENCIAS /ICH

Geografia da Indústria. Geografia dos Transportes. Geografia do Comércio.

OBJETIVOS
Avaliar e demonstrar a significância da ação econômica do homem no contexto da ciência geográfica.
Evidenciar a evolução das estruturas espaciais mundiais sob o efeito da incidência espacial das indústrias, do sistema de circulação e do comércio e dos mercados.
Destacar as distorções geradas pelo sistema: poluição, degradação do meio ambiente, esgotamento dos recursos naturais, emprego, novas tecnologias, nova divisão internacional do trabalho, difusão do capital.
1. Geografia Econômica: conceito e campo.
2. As relações entre espaço e atividades econômicas.
3. A divisão internacional do trabalho.
4. A Geografia da Indústria: objetivos do campo de estudo, tipologia, fontes de dados, tipos de abordagem, evolução dos sistemas industriais, a atividade industrial e a organização do espaço, indústria e espaço urbano, pólos de desenvolvimento, eixos de desenvolvimento, problemas atuais e tendências do sistema industrial.
5. Geografia da Circulação.
6. Geografia do Comércio.

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