Fechar menu lateral

Plano de Ensino

Disciplina: CSO096 - LEITURAS ETNOGRÁFICAS

Créditos: 4

Departamento: DEPTO DE CIENCIAS SOCIAIS/ICH

Esta disciplina tem como objetivo tornar a/o discente familiarizada/o com o processo de construção da pesquisa antropológica através da leitura dirigida de trabalhos acadêmicos de cunho etnográfico. Após uma introdução sobre dimensões do trabalho antropológico e da etnografia, formaremos grupos de trabalho e os/as alunos/as farão a leitura das monografias e exposição das mesmas em seminários.

Orientação para os Seminários: Os/as discentes, em grupos de 3, deverão selecionar uma das monografias indicadas. A apresentação e debate destas obras constará de entrega de resenha de 4 a 8 páginas e da preparação e apresentação de seminário para a turma (uso facultativo de Power Point). Os Seminários serão divididos em 2 etapas: S1 (Etnografia e Metodologia) e S2 (Etnografia e Teoria). Etnografia: conjunto de dados originais presentes na descrição feita pelo/a autor/a. Metodologia: premissas metodológicas e estratégias utilizadas na análise dos dados. Teoria: conceitos e categorias analíticas utilizados.


AVALIAÇÃO: A avaliação constará de uma oficina de trabalho sobre o tema “Etnografia, Método(s), Teoria” realizada em sala (avaliação da 1ª. Parte – 30 pontos) e 2 Seminários de Leitura Etnográfica (20 pontos apresentação em sala; 20 pontos apresentação escrita, havendo apresentação oral e escrita em ambas as rodadas de seminários). Cada grupo deverá deixar, no dia de sua apresentação oral, cópia da apresentação escrita na Pasta do Xerox para os demais participantes da disciplina. A aprovação exige 75% de frequência no semestre.
PARTE I – INTRODUÇÃO À LEITURA DE ETNOGRAFIAS
Antropologia: do que se trata?
Método Etnográfico e experiência
Método Etnográfico e teoria etnográfica

PARTE II – SEMINÁRIOS
MAGNANI, José Guilherme. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. Revista Brasileira de Ciências Sociais, V.17, N. 49, jun 2002.
PEIRANO, Marisa. 1995. A favor da etnografia. Introdução e Cap.1: Os antropólogos e suas linhagens. Rio de Janeiro: Relume Dumará. Pp. 9-30.
CALAVIA SÁEZ, Oscar. 2013. “O laboratório dos antropólogos”. IN: Esse obscuro objeto da pesquisa. Um manual de método, técnicas e teses em Antropologia. Ilha de Santa Catarina: Edição do Autor. Pp. 144-146.
DA MATTA Roberto. 1978. “O ofício de etnólogo, ou como ter 'anthropological blues'”. In NUNES, Edson de Oliveira ( org.) A Aventura sociológica; objetividade, paixão, improviso e método na pesquisa social. Rio de Janeiro: Zahar, pp. 23-35.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. O trabalho do antropólogo: olhar, ouvir, escrever. In: O trabalho do antropólogo. Brasília: Paralelo 15; São Paulo: Unesp, 2000.
CALAVIA SÁEZ, Oscar. 2013. “Antropologia como Etnografia”. IN: Esse obscuro objeto da pesquisa. Um manual de método, técnicas e teses em Antropologia. Ilha de Santa Catarina: Edição do Autor. Pp. 42-43.
GOLDMAN Márcio 2006. Alteridade e experiência: Antropologia e teoria etnográfica. Etnográfica. vol.10, n.1.