Fechar menu lateral

Plano de Ensino

Disciplina: CRE033 - INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA RELIGIÃO

Créditos: 4

Departamento: DEPTO DE CIENCIA DA RELIGIAO /ICH

A disciplina propõe-se introduzir a ciência da religião como uma ciência autônoma, organicamente estruturada, focada no estudo histórico e sistemático das religiões e da religião. Neste tocante, coloca-se em relevo a sua integridade diante de tradições interpretativas e explicativas do fenômeno religioso que sejam nativas e unilateralmente dependentes de outras ciências. Na medida em que se integram à ciência da religião, outras ciências são levadas em consideração apenas como disciplinas cientifica da religião. Entre estas, destacam-se várias questões e temas, como destacadas a seguir.
Primeiro, os referentes às definições quer real, quer funcional da religião. Segundo, os relacionados à especificidade da religião diante de fenômenos que poderiam ser melhor estudados por outras ciências. Terceiro, os que dizem respeito à vasta gama dos métodos de estudo da religião, com ênfase nos aspectos perspectivíssimos da abordagem, com a aplicação da suspensão de juízo quanto a questões de verdade última. Quarto, os que, na contramão e de forma inversa ao recém exposto, denotam atenção a questões e temas relativos à legitimidade de posições normativas e valorativas no estudo da religião, uma vez que tais posições, embora embasadas em pontos de vista subjetivos, têm seu lugar e influência em qualquer análise e explicação, jamais isentas, elas mesmas, dos contextos histórico-culturais e da subjetividade criadora de normas, inclusive epistêmicas. Quinto, e por último, questões e temas que inventariam, em linhas gerais e introdutórias, tanto a variedade e diversidade de tradição quanto os fenômenos típicos que, ao longo da história de nossa ciência, receberam atenção e abordagem histórica e sistemática. Em toda a abordagem introdutória, buscar-se-á dar igual peso aos aspectos (1) ideativos e doutrinais, (2) existenciais e experienciais e (3) sociais e institucionais da religião.
1. O que é a ciência da religião? Ciência e ciências da religião
2. O que é cientifico na ciência da religião? O conceito de "ciência' empregado
3. Que tipo de "coisas" são "religião"? O papel das definições do objeto
4. Existe algo como "a religião"? A especificidade do objeto: validade epistêmica
5. A religião, ou uma religião, é finalmente verdadeira? Perspectivismo
6. Quem é verdadeiramente "cientista' da religião? Possibilidades subjetividade científica e normatividade
7. Diversidade histórica e tipicidade fenomenológica do objeto de estudo
8. A religião e as religiões: uma abordagem equilibrada entre ideias, experiências
BRANDT, Hermann. As ciências da religião numa perspectiva intercultural. A percepção oposta da fenomenologia da religião no Brasil e na Alemanha. Estudos Teológicos, v. 46, n. 1, p. 122-151. São Leopoldo: EST, 2006. Disponível em: www3.est.edu.br/publicacoes/estudos.../et2006-1ihbrandt.pdf.
DIERKEN, J. Teologia, ciência da religião e filosofia da religião: definindo suas relações. Trad. Luís H. Dreher. Veritas, v.54, n. 1, p. 113-136. Porto Alegre: PUCRS, jan.-mar. 2009. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/veritas/article/ViewFile/5071/3736.
DREHER, Luís H. Ciência(s) da religião: teoria e pós-graduação no Brasil. I: Faustino L. C. Teixeira. (Org.) A(s) Ciência(s) da Religião no Brasil: afirmação de uma área acadêmica. 1. ed. São Paulo: Paulinas, 2001, v. 1, p. 151-178.
GRESCHAT, Hans-J. O que é ciência da religião? São Paulo: Paulinas, 2007.
HOCK, Klaus. Introdução a ciência da religião. São Paulo: Loyola, 2010.