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Plano de Ensino

Disciplina: ART200 - ARTES E HISTÓRIA II

Créditos: 3

Departamento: DEPTO DE ARTES /IAD

Estudo da história da arte e da arquitetura do século XV a meados do século XIX; Estudo dos conceitos fundamentais de métodos de análise do objeto artístico; Arte e Humanismo; Tratadística artística; O modelo naturalista e crise deste mesmo modelo.
1. Renascimento: arte e Humanismo
2. Maneirismo: arte como crítica de arte
3. Barroco: arte da persuasão
4. Rococó: a importância da sensação
5. Neoclassicismo: arte e razão
5.1. Institucionalização da arte através da Academia de Belas Artes
6. Romantismo: arte e imaginação
7. Realismo: o realismo integral
ARGAN, Giulio Carlo. Imagem e persuasão: ensaios sobre o barroco. São Paulo: Companhia das Letras, 2004
BAUMGART, Fritz. Breve história da arte. Ed. Martins Fontes, 1999
BURCKHARDT, Jacob. A cultura do renascimento na Itália. Ed. Cia das Letras, 2009
BURKE, Peter. O renascimento italiano: cultura e sociedade na Itália. Ed. Nova Alexandria, 2010
JANSON, H. W. História geral da arte – renascimento e barroco. Ed. Martins Fontes, 2001
WÖLFFLIN, Heinrich. Renascença e Barroco: estudo sobre a essência do estilo barroco e sua origem. Perspectiva, 2005.
ARGAN, Giulio Carlo. Storia dell‘arte italiana. Milão: Sansoni per la Scuola, 26º edição, 3 v, 1989.
ARGAN, Giulio Carlo. Clássico anticlássico; o Renascimento de Brunelleschi a Bruegel. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
ARGAN, Giulio Carlo. História da arte como história da cidade. São Paulo, Martins Fontes, 1982.
BAXANDALL, Michael. O olhar renascente, pintura e experiência social na Itália da Renascença. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1991.
CHASTEL, André. Arte y Humanismo. Madrid: Cátedra, 1982.
FRANCASTEL, Pierre. Pintura e sociedade. São Paulo, Martins Fontes, 1990.
GUINSBURG, Jacó (org.) O Romantismo. São Paulo: Perspectiva, 2002.
HAUSER, Arnold. Maneirismo. Lisboa, Edições 70.
MARAVALL, José Antônio. A cultura do Barroco. São Paulo: EDUSP, 1997
PANOFSKY, Erwin. Idea: a evolução do conceito de belo. São Paulo, Martins Fontes,1994.
PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. São Paulo, Perspectiva, 1991.
PANOFSKY, Erwin. A perspectiva como forma simbólica. Lisboa, Edições 70, s/d.
PANOFSKY, Erwin. Estudos de iconologia; temas humanísticos na arte do renascimento. Lisboa, Estampa, 1982.
STAROBINSKI, Jean. 1789: os emblemas da razão. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
STAROBINSKY, Jean. A invenção da Liberdade. São Paulo, EdUSP.
WÖLFFLIN, Heinrich. A arte clássica. São Paulo, Martins Fontes. 1990.