Fechar menu lateral

Plano de Ensino

Disciplina: ART182 - SEMINÁRIO DE ATUALIDADE CULTURAL I

Créditos: 4

Departamento: DEPTO DE ARTES /IAD

O principal propósito da disciplina é estabelecer um contato com diversas tendências culturais atuais, explorando criticamente suas consequências em diversos domínios político, social, educacional e artístico. Análise das matrizes culturais e dos mecanismos de formação étnica e cultural do povo brasileiro, valorizando as raízes africanas da nação brasileira. Análise de questões a respeito da problemática ambiental e preservação do meio ambiente.
A disciplina possui conteúdos organizados na forma de seminários temáticos relacionados ao desenvolvimento de novos paradigmas culturais, científicos e tecnológicos, e seus desdobramentos em domínios políticos, artísticos e educacionais de forma geral. Os seminários serão organizados pelo professor da disciplina e ministrados por palestrantes convidados - cientistas, filósofos, artistas, artesãos e produtores culturais de diversas áreas - que promovam os conhecimentos e a cultura de matriz africana e/ou que dizem respeito à população negra. O seminário poderá ser organizado a partir de temas variados ou a partir de um mesmo grupo temático.
LIPOVETSKY, G.; ROUX, E. O luxo eterno. São Paulo: Cia das Letras, 2005.MATTA, Roberto da. O que faz o Brasil, Brasil? São Paulo: Rocco, 1997;
MOTA, Lourenço Dantas. Introdução ao Brasil: um banquete no trópico. São Paulo: SENAC, 2008;
ORTIZ, Renato. A moderna tradição brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1994;
PEREIRA, Carlos Alberto M. Anos 70: trajetórias. São Paulo: Iluminuras, 2005;
RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro. São Paulo: Cia das Letras, 2006.
Variável segundo indicação do professor e sugestão dos palestrantes. Referências para leitura, livros, catálogos de exposições e escritos de artistas serão constantemente renovados, de acordo com a evolução dos tópicos que organizam os módulos propostos.