Plano de Ensino
Disciplina: LEM184 - LIBRAS E EDUCAÇÃO PARA SURDOS
Horas Aula: 4
Departamento: DEPTO DE LETRAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Ementa
Desenvolvimento, em nível básico, das habilidades de compreensão e expressão necessárias à comunicação com surdos sinalizantes da Língua de Sinais Brasileira (Libras). Introdução ao estudo das visões sobre a surdez e sobre a Educação de Surdos. Conhecimentos básicos sobre os fundamentos linguísticos da Libras. Estudo de aspectos culturais dos surdos brasileiros e suas implicações educacionais. Estudo das políticas linguísticas e educacionais na área da Surdez.
Conteúdo
TEORIA
1. Fundamentos da Educação de Surdos
1.1 História da Educação de Surdos e filosofias educacionais: oralismo(s), comunicação total e bilinguismo(s).
1.2 A legislação brasileira e os documentos (nacionais e internacionais) relacionados à surdez e à Educação de Surdos.
1.3 Visões da Surdez: modelo clínico-terapêutico versus modelosócio-antropológico.
1.4 Conceitos básicos: linguagem, língua, surdez, pessoa Surda, pessoa com deficiência auditiva (D.A.), dentre outros.
1.5 Perspectivas atuais da Educação Bilíngue de/para/com surdos.
1.6 Aspectos culturais e identidade(s) da(s) Comunidade(s) Surda(s).
PRÁTICA
2. Fundamentos linguísticos da Libras
2.1 Diferenças e semelhanças entre as línguas orais e as de sinais.
2.2 O Plano Fonológico da Libras: os cinco parâmetros: CM, L, M, Or e ENM (introdução).
2.3 Morfossintaxe da Libras (introdução).
2.4 Aspectos semânticos e pragmáticos da Libras (introdução).
2.5 Corporeidade: consciência corporal e expressões físicas e sua importância na interação em Libras.
2.6 Classificadores em Língua de Sinais (introdução).
2.7 Vocabulário Básico da Libras/ interação em Libras (nível básico).
PRÁTICA PEDAGÓGICA
3. Pedagogia Surda
3.1 Sistemas de avaliação em turmas mistas: surdos e ouvintes.
3.2 Escritas de sinais na educação de Surdos.
3.3 Projeto de aula em turmas para/com Surdos: princípios da Pedagogia Surda.
1. Fundamentos da Educação de Surdos
1.1 História da Educação de Surdos e filosofias educacionais: oralismo(s), comunicação total e bilinguismo(s).
1.2 A legislação brasileira e os documentos (nacionais e internacionais) relacionados à surdez e à Educação de Surdos.
1.3 Visões da Surdez: modelo clínico-terapêutico versus modelosócio-antropológico.
1.4 Conceitos básicos: linguagem, língua, surdez, pessoa Surda, pessoa com deficiência auditiva (D.A.), dentre outros.
1.5 Perspectivas atuais da Educação Bilíngue de/para/com surdos.
1.6 Aspectos culturais e identidade(s) da(s) Comunidade(s) Surda(s).
PRÁTICA
2. Fundamentos linguísticos da Libras
2.1 Diferenças e semelhanças entre as línguas orais e as de sinais.
2.2 O Plano Fonológico da Libras: os cinco parâmetros: CM, L, M, Or e ENM (introdução).
2.3 Morfossintaxe da Libras (introdução).
2.4 Aspectos semânticos e pragmáticos da Libras (introdução).
2.5 Corporeidade: consciência corporal e expressões físicas e sua importância na interação em Libras.
2.6 Classificadores em Língua de Sinais (introdução).
2.7 Vocabulário Básico da Libras/ interação em Libras (nível básico).
PRÁTICA PEDAGÓGICA
3. Pedagogia Surda
3.1 Sistemas de avaliação em turmas mistas: surdos e ouvintes.
3.2 Escritas de sinais na educação de Surdos.
3.3 Projeto de aula em turmas para/com Surdos: princípios da Pedagogia Surda.
Bibliografia
CAPOVILLA, F. C.; RAPHAEL, W. D; TEMOTEO, J. G.; MARTINS, A. C. Dicionário da Língua de
Sinais do Brasil: A Libras em suas Mãos. São Paulo: EDUSP, 2017. 3 v. GESSER, A. Libras? Que Língua é essa? São Paulo: Parábola, 2009.
GOLDFELD, M. A criança surda: linguagem e cognição numa abordagem sócio-interacionista. São Paulo: Plexus, 1997.
KARNOPP, L. B.; QUADROS, R. M. de. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
QUADROS, R. M. Libras. São Paulo: Parábola, 2019.
QUADROS R. M., PERLIN, G. (Orgs). Estudos Surdos II. Petrópolis, RJ: Arara Azul, 2007.
QUADROS, R. M. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
SKLIAR, C. (Org). Atualidade da educação bilíngue para surdos. 4.ed. Porto Alegre: Mediação, 2013. 2 v.
SKLIAR, C. (Org). A Surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998.
STROBEL. K. As imagens do outro sobre a cultura surda. 4.ed. Florianópolis: Editora UFSC, 2016.
Sinais do Brasil: A Libras em suas Mãos. São Paulo: EDUSP, 2017. 3 v. GESSER, A. Libras? Que Língua é essa? São Paulo: Parábola, 2009.
GOLDFELD, M. A criança surda: linguagem e cognição numa abordagem sócio-interacionista. São Paulo: Plexus, 1997.
KARNOPP, L. B.; QUADROS, R. M. de. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
QUADROS, R. M. Libras. São Paulo: Parábola, 2019.
QUADROS R. M., PERLIN, G. (Orgs). Estudos Surdos II. Petrópolis, RJ: Arara Azul, 2007.
QUADROS, R. M. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
SKLIAR, C. (Org). Atualidade da educação bilíngue para surdos. 4.ed. Porto Alegre: Mediação, 2013. 2 v.
SKLIAR, C. (Org). A Surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998.
STROBEL. K. As imagens do outro sobre a cultura surda. 4.ed. Florianópolis: Editora UFSC, 2016.
Bibliografia(continuação)
Não informado
Bibliografia complementar
BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 25 abr. 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2002/L10436.htm Acesso em: 01 dez. 2022.
BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de
24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 2005.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-
2006/2005/decreto/d5626.htm Acesso em: 01 dez. 2022.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf Acesso em: 01 dez. 2022.
BRASIL. Lei nº 14.191, de 3 de agosto de 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Diário Oficial da União, Brasília, 04 de agosto de 2021.
Seção 1, p. 1. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.191-de-3-de-
agosto-de-2021-336083749. Acesso em: 01 dez. 2022.
CAPOVILLA, F. Filosofias educacionais em relação ao surdo: do oralismo, à comunicação total e ao bilinguismo. Revista Brasileira de Educação Especial. v. 6, 2000.
BOTELHO, P. Linguagem e Letramento na Educação de Surdos: ideologias e práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
LACERDA, C. B. F. Um pouco da história das diferentes abordagens na educação dos surdos. Cadernos Cedes, Campinas, XIX, n. 46, p.68-80. Set. 1998.
SACKS, O. Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Companhia de Bolso, 2010.
SKLIAR, C. (Org). Educação e exclusão: abordagens sócio-antropológicas em educação especial. Porto Alegre: Mediação, 1997.
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Fontes, 1998.
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24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 2005.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-
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BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf Acesso em: 01 dez. 2022.
BRASIL. Lei nº 14.191, de 3 de agosto de 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Diário Oficial da União, Brasília, 04 de agosto de 2021.
Seção 1, p. 1. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.191-de-3-de-
agosto-de-2021-336083749. Acesso em: 01 dez. 2022.
CAPOVILLA, F. Filosofias educacionais em relação ao surdo: do oralismo, à comunicação total e ao bilinguismo. Revista Brasileira de Educação Especial. v. 6, 2000.
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LACERDA, C. B. F. Um pouco da história das diferentes abordagens na educação dos surdos. Cadernos Cedes, Campinas, XIX, n. 46, p.68-80. Set. 1998.
SACKS, O. Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Companhia de Bolso, 2010.
SKLIAR, C. (Org). Educação e exclusão: abordagens sócio-antropológicas em educação especial. Porto Alegre: Mediação, 1997.
SOUZA, R. M. Que palavra que te falta? Linguística, educação e surdez. São Paulo: Martins
Fontes, 1998.