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Plano de Ensino

Disciplina: PSI190 - PSICOLOGIA E NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS 1

Horas Aula: 4

Departamento: DEPTO DE PSICOLOGIA /ICH

Ementa
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Modelos de classificação e identificação das necessidades educacionais especiais. Contextualização da Educação Especial e Inclusiva, focalizando as deficiências sensoriais, intelectual, física, além da paralisia cerebral e das deficiências múltiplas.
Unidade 1
Os modelos de classificação e diagnóstico das deficiências
- A classificação segundo: CID, CIF, DSM e o modelo da American Association on Intellectual and Developmental Disabilities
Unidade 2
A educação especial e educação inclusiva: histórico, conceitos e legislação brasileira
- A Declaração de Salamanca e seus pressupostos
- As necessidades educacionais especiais (NEE): conceitos e diagnóstico.
- O contexto escolar e as NEEs: o papel do psicólogo escolar
- A legislação brasileira sobre educação especial e educação inclusiva
Unidade 3
Deficiências e transtornos globais do desenvolvimento: caracterização do público-alvo da educação especial
- A deficiência intelectual
A definição de deficiência intelectual
A pessoa com deficiência intelectual: aspectos gerais e familiares
O contexto escolar e o aluno com deficiência intelectual
Atuações de psicólogos escolares frente às NEE dos estudantes com deficiência intelectual
- As deficiências sensoriais: auditiva e visual
Definição de deficiência auditiva, visual e surdocegueira
Características das pessoas com deficiência auditiva e visual
Contexto escolar, atendimentos e intervenção
Modalidades de intervenção do psicólogo escolar junto aos estudantes com deficiência sensorial.
- Estudantes com deficiência física
Delimitação da deficiência física
Etiologias que causam a deficiência física e caracterização
Características da paralisia cerebral e o contexto familiar e escolar
Modalidades de intervenção do psicólogo escolar junto aos estudantes com deficiência física.
- A deficiência múltipla: características, intervenção e atendimento
- Os transtornos globais do desenvolvimento
Almeida, M. A., Mendes, E. G., & Hayashi, M. C. P. I. (2008). Temas em Educação Especial: Múltiplos olhares. Araraquara: Junqueira & Marin.
American Association on Mental Retardation (2006). Retardo mental: definição, classificação e sistemas de apoio. Porto Alegre: Artmed.
Belo, C., Caridade, H., Cabral, L., & Sousa, R. (2008). Deficiência intelectual: terminologia e conceptualização. Revista Diversidades, 22, 4-8.
Coll, C., Marchesi, A., & Palácios, J. (2004). Desenvolvimento Psicológico e Educação: transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed.
Furtado, L., Brayner, J., & Silva, L. (2014). Transtornos Globais do Desenvolvimento e Saúde Pública: Uma Revisão Integrativa. Percurso Acadêmico, 4, 283-297.
Barroso, E. & Mesquita, H. (2014). Os desafios da Multideficiência – um olhar sobre uma Unidade de Apoio à Multideficiência. Revista Educação Especial, 27(48), 219-232.
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