Geografia da Indústria. Geografia dos Transportes. Geografia do Comércio.
OBJETIVOS
Avaliar e demonstrar a significância da ação econômica do homem no contexto da ciência geográfica.
Evidenciar a evolução das estruturas espaciais mundiais sob o efeito da incidência espacial das indústrias, do sistema de circulação e do comércio e dos mercados.
Destacar as distorções geradas pelo sistema: poluição, degradação do meio ambiente, esgotamento dos recursos naturais, emprego, novas tecnologias, nova divisão internacional do trabalho, difusão do capital.
1. Geografia Econômica: conceito e campo.
2. As relações entre espaço e atividades econômicas.
3. A divisão internacional do trabalho.
4. A Geografia da Indústria: objetivos do campo de estudo, tipologia, fontes de dados, tipos de abordagem, evolução dos sistemas industriais, a atividade industrial e a organização do espaço, indústria e espaço urbano, pólos de desenvolvimento, eixos de desenvolvimento, problemas atuais e tendências do sistema industrial.
5. Geografia da Circulação.
6. Geografia do Comércio.
ANDREFF, Wladimir. Multinacionais globais. Bauru: EDUSC, 2000.
CARLOS, A. F. A. Espaço e industria. São Paulo: Contexto/EDUSP, 1988.
FURTADO, C. Introdução ao desenvolvimento: enfoque histórico-estrutural. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
SANTOS, M. e SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001.
ANDRADE, J. P. de. Planejamento dos transportes. João Pessoa: Ed. UFPB, 1994.
ANDRADE, M. C. Imperialismo e fragmentação do espaço. São Paulo: Contexto/EDUSP, 1988
BENKO, G. Economia, espaço e globalização n a aurora do século XXI. São Paulo: Hucitec, 1996.
BRUTON, M. J. Introdução ao planejamento dos transportes. Rio de Janeiro: Intericência; São Paulo: EDUSP, 1979.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CHENAIS, F. A mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996.
CLEMENTE, A. Economia regional e urbana. São Paulo: Atlas, 1994.
DAEMON, D. Mercados x produtos. Blumenau: Ed. da FURB, 1995.
________. Economia internacional. Blumenau: Ed. da FURB, 1995.
KUMAR, Krishan. Da sociedade pós-industrial à pós-moderna: novas teorias sobre o mundo contemporâneo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997.
LIPIETZ, A. O capital e seu espaço. São Paulo: Nobel, 1988.
MANZAGOL, C. Lógica do espaço industrial. São Paulo: Difel, 1985.
MATHIEU, H. (org.). A nova política industrial do Brasil no novo paradigma. São Paulo: Marco Zero, 1996.
NEGRI, B. Concentração e descentração industrial em São Paulo (1880-1990). Campinas: Editora da UNICAMP, 1996.
PIQUET, Rosélia. Cidade-empresa: presença na paisagem urbana brasileira. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.
SANCHEZ, I. Para entender a internacionalização da economia. São Paulo: Editora Senac, 1999.
SANTOS, M. et al. (org.) Fim de século e globalização. São Paulo: Hucitec/ANPUR, 1993.
SANTOS, M. A natureza do espaço, técnica e tempo. Razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000.
SCARLATO, F. et al. (org.) Globalização e espaço latino-americano. São Paulo: Hucitec/ANPUR, 1994.
SILVA, G. e COCCO, G. (orgs.) Cidades e portos. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.