A disciplina pretende ser um polo de discussão sobre o conhecimento das
Humanidades e com relação à articulação entre as diferentes áreas que compõem este
campo. Seu objetivo, de caráter propedêutico, pretende dotar o educando da
capacidade de dominar o seu próprio desenvolvimento, de forma que, cada um,
responsavelmente, tome o seu destino nas mãos e contribua para o progresso da
sociedade onde vive.
O que é conhecimento: Teorias do conhecimento;
O conhecimento científico e seus paradigmas;
Exigências da cientificidade;
Ciências Humanas como forma de conhecimento e a modernidade;
O papel crítico em relação às ciências;
Os campos de estudos das ciências humanas;
A cultura como construção humana e campo de investigação;
Alienação e Ideologia;
Ética e moral;
Ética e psique;
A liberdade e suas possibilidades;
A política como realização do humano;
Sociedade e violência;
A experiência do sagrado e a instituição da religião;
Pós-Modernidade.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Temas de Filosofia. São Paulo: Moderna, 1994.
CHAUÍ, Marilena. Convite a filosofia. São Paulo: Ática, 2010.
COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia: história e grandes temas. 16ª ed. São
Paulo: Saraiva, 2006.
BERGER, Peter. Perspectivas sociológicas: uma visão humanística. Petrópolis:
125
Vozes, 1996.
BORGES, Vavy Pacheco. O que é História. São Paulo: Brasiliense, 1983.
LAKATOS, Eva M.; MARCONI, M. Fundamentos de metodologia científica. São
Paulo: Atlas, 1991.
LANE, Sílvia Tatiana. O que é Psicologia Social. São Paulo: Brasiliense, 1994.
MARTINS, Carlos Benedito. O que é Sociologia. São Paulo: Brasiliense, 1988.
MINAYO, Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade.
Petrópolis: Vozes, 2003.
PRADO JÚNIOR, Caio. O que é Filosofia. São Paulo: Brasiliense, 1993.
SANTOS, Jair Ferreira dos. O que é Pós-Moderno. São Paulo: Brasiliense, 1990.
SANTOS, José Luiz dos. O que é Cultura. São Paulo: Brasiliense, 1996.
VALLS, Álvaro. O que é Ética. São Paulo: Brasiliense, 1994.