O curso visa introduzir os alunos no universo conceitual, temático e metodológico da antropologia social através de temas relevantes no debate sobre as transformações recentes da sociedade brasileira. Para isso, primeiramente serão apresentados os grandes núcleos temáticos que conformam o campo da disciplina – atingindo uma visão abrangente da complexidade e da diversidade de seus objetivos – por meio de uma discussão sobre a alteridade, a diversidade, o etnocentrismo e o relativismo cultural. Em seguida, o foco do curso será problematizar a noção de cultura presente tanto nas reflexões da teoria antropológica quanto em outras cenas intelectuais, como os estudos sobre a comunicação de massa.
O que é a antropologia?
Etnocentrismo X Relativismo
A experiência da diferença
Etnocentrismos e racismos à brasileira
A diferença distante
A diferença próxima
Baixa cultura, alta cultura
A questão da globalização
Perdendo a identidade?
CLASTRES, Pierre. Arqueologia da Violência. (capítulo 3: “O ponto alto da excursão” e capítulo 4: “Do etnocídio”)
MINNER, Horace. O ritual do corpo entre os sonacirema. (tradução para fins didáticos)
BOHANNAN, Laura. Shakespeare na Selva. (tradução para fins didáticos)
SEYFERTH, Giralda. A invenção das raças e o poder discriminatório dos estereótipos. (Revista Anuário Antropológico, número 93)
EVANS-PRITCHARD, Edward. Bruxaria, Oráculos e Magia entre os Azande. (capítulo 1: “A bruxaria é um fenômeno orgânico e hereditário”, capítulo 2: “A noção de bruxaria como explicação de infortúnios”, capítulo 3: “As vítimas de infortúnios buscam os bruxos entre os inimigos” e capítulo 4: “Os bruxos têm consciência de seus atos?”)
VELHO, Gilberto. A Utopia Urbana. (capítulo 2: “O prédio”)
VELHO, Gilberto. Antropologia Urbana: cultura e sociedade no Brasil e em Portugal (capítulo 1: “Os mundos de Copacabana”)
GANS, Herbert J. Cultura popular e alta cultura: uma análise e avaliação do gosto. (capítulo 2: “Uma análise comparativa da cultura popular com a alta cultura”)
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. (capítulo 1: “A identidade em questão”, capítulo 4: “Globalização” e capítulo 5: “O global, o local e o retorno da etnia”)
MIZRAHI, Mylene. Indumentária funk: a confrontação da alteridade colocando em diálogo o local e o cosmopolita. (Horizontes Antropológicos, v.13, n. 28)