A disciplina esta formatada em duas partes. Primeira parte: processo histórico e estético do desenvolvimento do cinema e as diferentes abordagens que influenciaram a sociedade. Breve introdução do cinema com outras formas de manifestação artística (teatro, pintura, literatura, etc.). Movimentos fundamentais da história do cinema para contextualizar social, política e culturalmente a realização cinematográfica. Análise e crítica acerca das mutações estéticas e tecnológicas do cinema, com ênfase aos primórdios do cinema, o primeiro cinema, o cinema do período silencioso: suas escolas estilísticas e ao estabelecimento do cinema como técnica, indústria e forma artística. As vanguardas cinematográficas na Europa, o cinema norte-americano no período anterior à Segunda Guerra Mundial. Segunda parte: análise da sociedade do espetáculo em suas novas configurações. Crítica a uma sociedade dominada pelas imagens, a falta de autenticidade e aos signos que se organizam em torno de novas formas de dominação e abstração pós-capitalista.
PARTE I
1. Apresentação/Introdução: Meios e modos de construção dos indivíduos e das sociedades humanas.
1.1. Cultura de massa e modernidade.
2. Pré-cinemas. A escritura do movimento
3. O primeiro cinema. O conceito de =atração‘. Espetáculo, narração e domesticação.
4. Cinema narrativo. O que é cinema clássico? A estruturação clássica da narrativa cinematográfica. A conquista do narrar/ação por David Griffith: simultaneidade e decomposição espacial. Montagem alternada.
5. Expressionismo alemão: Contexto histórico e estético
6. Impressionismo Francês. Os recursos estilísticos, narrativas e temas
7. A montagem soviética: Construtivismo. A montagem de atrações no cinema. O cinema intelectual.
8. Surrealismo: Contexto social e artístico
9. Hollywood e industrialização. O gênero no cinema norte-americano: western, o filme musical, o épico, film noir, ficção científica.
PARTE II
10. Cinema e televisão. Sobre o conceito de ¿sociedade do espetáculo¿.
Exibição comentada/debatida: A Sociedade do Espetáculo (Guy Debord, 1973, 88 min.)
11. Exibição comentada/debatida: Um Dia de Cão (Sidney Lumet, 1975, 125 min.)
12. Exibição comentada/debatida: Noam Chomsky e a Mídia: O Consenso Fabricado (Noam Chomsky e Mark Achbar, 1992, 170 min.)
13. Exibição comentada/debatida: Muito Além do Cidadão Kane (Simon Hartog, 1993, 93 min.)
14. A condição pós-moderna. Espetáculo e consumo.
MASCARELLO, Fernando (org.). História do Cinema Mundial. Campinas: Papirus, 2006.
THOMPSON, Kristin & BORDWELL, David. Film History: an introduction. Nova Iorque: McGraw-Hill, 2003
XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. São Paulo: Paz e Terra, 2008
ALTMAN, Rick. Film/Genre. London: BFI, 1999.
AUMONT, Jacques. As Teorias dos Cineastas. Campinas: Papirus, 2004.
BAPTISTA, Mauro & MASCARELLO, Fernando. Cinema Mundial Contemporâneo. Campinas: Papirus, 2008.
BENJAMIM, Walter. Magia e técnica arte e política: obras escolhidas I. São Paulo: Brasiliense, 1996.
BORDWELL, David. Classical Hollywood Cinema: Film Style and More of Production to 1960. Columbia University, 1986.
BORDWELL, David & THOMPSON, KRISTIN. El arte cinematografico: una introducción. Barcelona: Paidós Comunicácion, 1996.
BORDWELL, David. On the History of Film Style. Harvard University, 1998.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de janeiro: Contraponto, 1997.
FLUSSER, Vilem. O mundo codificado: por uma filosofia do Design e da Comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
GIACOMANTONIO, Marcello. Os meios audiovisuais. Portugal: Edições 70, 1976.
GOMERY, Douglas & ALLEN, Robert C. Teoría y Práctica de la historia del cine. Barcelona: Paidós Comunicación, 1995.
MARTIN-BARBERO, Jesus. Dos meios as mediações. Rio de Janeiro: UFRJ Editora, 2009.
MATTELART, Armand. História das teorias da Comunicação. São Paulo: Loyola, 1999.
MCLUHAN, Marshall. Meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1996.
MELEIRO, Alessandra (Org.) Cinema no mundo, v. 2 - América Latina. São Paulo: Escrituras Editora, 2007.
MELEIRO, Alessandra (Org.) Cinema no mundo, v. 3 - Asia. São Paulo: Escrituras Editora, 2007.
MELEIRO, Alessandra (Org.) Cinema no mundo, v. 4 - Estados Unidos. São Paulo: Escrituras Editora, 2007.
MELEIRO, Alessandra (Org.) Cinema no mundo, v. 5 - Europa. São Paulo: Escrituras Editora, 2007.
MOLES, Abraham. Teoria da cultura de massa. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
MUSSER, Charles. The Emergence of Cinema. Gale Group, 1991.
THOMPSON, Kristin & BORDWELL, David. Film History: an introduction. Nova Iorque: McGraw-Hill, 2003.
TRINTA, Aluizio Ramos & POLISTCHUCK, Ilana. Teorias da Comunicação. Rio de Janeiro: Campus, 2002.