A disciplina propõe um percurso histórico-artístico introdutório e abrangente, desde as primeiras manifestações estéticas, reconhecidas enquanto tal, à Idade Média. Sem uma compreensão linear ou evolutiva, este estudo procura discutir os diversos elementos formais e culturais que compõe os objetos artísticos num vasto campo de relações, concentrando-se na cultura ocidental.
Introdução ao Estudo da História da Arte
1. A Pré-história da arte
1.1. As origens da arte no paleolítico superior
1.2. O figurativismo realismo na arte rupestre
1.3. As transformações estilísticas no Mesolítico e Neolítico
3. Arte, Magia e Morte nas Civilizações do Oriente Antigo: Egito e Mesopotâmia.
3.1. O surgimento da escrita e do processo civilizatório.
3.2. A arte a serviço do sagrado e do poder.
3.3. Características formais nas artes visuais
3.4. Arquitetura monumental
4. Antiguidade clássica: Grécia e Roma
4.1. A gênese da cultura e do pensamento ocidental
4.2. Mitologia clássica: A origem do universo, dos deuses e dos homens.
4.3. O conceito de mímesis - O Naturalismo no mundo clássico
4.4. O classicismo nas artes visuais: Os cânones de Policleto, Fídias e Miron.
4.5. As ordens arquitetônicas clássicas: dórico, jônico e coríntio.
4.6. O urbanismo e a arquitetura na Roma Imperial
4.7. A pintura de afresco.
5. Arte medieval
5.1. Cristianismo: o nascimento de uma nova cultura
5.2. Arte paleocristã.
5.2.1. As catacumbas romanas
5.2.2. O simbolismo primitivo cristão
5.3. Arte Bizantina
5.4. Arte Românica
5.5. Arte Gótica
5.5.1. Arquitetura das catedrais
5.5.2. Escultura e Pintura
BAZIN, Germain. História da Arte: da pré-história aos nossos dias. Portugal: Bertrand, 1992.
LACOSTE, Michel; DUBY, Georges (orgs). História artística da Europa – V.1: Idade Média. Paz e Terra, 1997
SUMMERSON, JOHN. A linguagem clássica da arquitetura. Martins Fontes, 2009
CONTI, Flavio. Como Reconhecer a Arte Românica. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
GOMBRICH, E.H. A História da Arte. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1978.
GOZZOLI, Maria Cristina. Como Reconhecer a Arte Gótica. São Paulo: Martins Fontes, 1986.
BENEVOLO, L., L'arte e la cittá medioevale, Roma-Bari (Laterza), 1971 (trad. esp. El arte y la ciudad medieval, Barcelona (Gustavo Gili), 1981.
BRAUNFELS,W., Arquitectura monacal en Occidente, Barcelona (Barral), 1975.
COOK,W.R. y HERZMANN,R.B., La visión medieval del mundo, Barcelona (Vicens Vives), 1985 (Oxford, 1983).
DUBY, G., Le temps des cathédrales. L'art et la société, 980-1420, París (Gallimard), 1976.
L'Europe au Moyen Age: Art roman, art gothique, París (Arts et Métiers graphiques), 1979 (trad. esp. Europa en la Edad Media. Arte románico. Arte gótico, Barcelona. (Blume), 1981.
El amor en la Edad Media y otros ensayos, Madrid (Alianza), 1991.
DURLIAT,M., Introdución al arte medieval en Occidente, Madrid (Cátedra), 1980.
SAUERLANDER,J y MARTIN GONZALEZ,J.J., La escultura medieval, Bilbao (Moreton), 1967.
STOKSTAD, M., Medieval Art, New York (Harper and Row), 1986.
LOPEZ, Maria Helena Trindade. O Livro dos Mortos do Antigo Egipto. Lisboa: Assírio e Alvin, 1991.
PINSKI, Jaime. As primeiras civilizações. São Paulo: Atual, 1991.
TARELLA, Alda. Como Reconhecer a Arte Romana. Lisboa: Edições 70, 1988.