O Centro de Difusão do Conhecimento (CDC) da Universidade Federal de Juiz de Fora é um órgão suplementar na administração da UFJF subordinado à Pró-Reitoria de Sistemas de Dados e Avaliação, Prosdav. Atualmente a estrutura organizacional do CDC é composta por uma coordenação e uma gerência de Atendimento ao Usuário ambas ocupadas por bibliotecários.
o CDC é responsável pelo gerenciamento das bibliotecas nos campi Juiz de Fora e Governador Valadares além das bibliotecas externas ao campus. Atualmente são 16 bibliotecas da Instituição: a Biblioteca Central, 13 bibliotecas setoriais, localizadas nas unidades acadêmicas e culturais com acervos especializados em Juiz de Fora e as bibliotecas do campus Avançado de Governador Valadares. A maior parte das bibliotecas é gerida por um bibliotecário com registro profissional ativo no Conselho Regional de Biblioteconomia, entretanto, as decisões que envolvem o sistema das bibliotecas são tomadas pelo CDC e repassadas às bibliotecas setoriais e a BC.
A missão do CDC é centralizar e coordenar os serviços e produtos informacionais das bibliotecas da UFJF, tendo como finalidade reunir, organizar e difundir a informação documental necessária ao desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade. Esta também sob a responsabilidade do CDC o Repositório Institucional de teses e dissertações produzidas na Universidade cujo objetivo é disponibilizar na rede a produção acadêmica da Instituição.
O acervo é formado por diversas coleções, abrangendo as áreas de Ciências Sociais e Aplicadas, Ciências Humanas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Engenharias, Linguística, Letras e Artes. Todas as obras podem ser pesquisadas pela Internet através do catálogo on-line. Dentre os tipos de materiais têm-se livros, folhetos, publicações avulsas (PA’s), obras de referência, periódicos, material audiovisual, trabalhos de conclusão de curso (TCC), dissertações e teses.
História
Inicialmente conhecido por Centro de Documentação e Difusão Cultural (CDDC), o órgão foi criado pelo Plano de Reestruturação da Universidade Federal de Juiz de Fora segundo o Relatório Geral de 1985. Já em 1990, (portaria nº 649) foi fundado o Sistema de Bibliotecas da UFJF (Sibi/UFJF). Em 2002 foi apresentada uma proposta de reestruturação e finalmente a criação do atual Centro de Difusão do Conhecimento (CDC)
O Reitor João Martins Ribeiro relatou obra publicada pela UFJF em 1976 que descreve suas atividades que “o livro ainda é a mais útil ferramenta para aprendizagem e a biblioteca o elemento mais ativo no processo acadêmico […]” (UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA, 1976, p. 136).
Na mesma obra, a construção do atual prédio da Reitoria da Universidade é indicada enquanto edifício destinado para o Centro de Documentação e Difusão Cultural (CDDC).