Fechar menu lateral

Pagamento de multa via GRU

 

Seguindo orientações da Pró-Reitoria, a partir de 06/05/2022 as multas do Campus JF serão pagas exclusivamente via GRU. O uso da GRU traz aos estudantes o benefício de regular a sua situação em todas as unidades após quitar a GRU no Banco do Brasil.

O procedimento para pagamento será o seguinte:

Para emissão da GRU: o usuário via Meu Pergamum (Siga 3) deverá clicar em Empréstimo e depois em Débitos. Na tela aparacerão as pendências caso existam e um ícone para emissão da GRU. É imprescindível ao logar no Siga observar no canto superior direito se a matrícula em destaque é a que se deseja, caso não seja clique em trocar usuário e faça a alteração. Após efetuar o pagamento o usuário deverá enviar o comprovante de pagamento e GRU** para o e-mail: multas.cdc@ufjf.br. Caso deseje a liberação no mesmo momento, se dirija a uma das bibliotecas e solicite ao atendente após o envio do comprovante e GRU, caso não tenha urgência, o e-mail será respondido em até 48 horas com a indicação da baixa da pendência. O usuário receberá um e-mail automático com o recibo de pagamento após a quitação no sistema de gerenciamento das bibliotecas.

As multas de armário guarda-volumes não ficam disponíveis em Meu Pergamum, sendo necessária a solicitação da GRU pelo e-mail atendimento.cdc@ufjf.br.

Outra novidade é que apenas quando as multas somarem R$ 5,00 haverá suspensão de empréstimo.

Para entender mais sobre o retorno do funcionamento das bibliotecas, leia as informações aqui. As informações são atualizadas sempre que necessário.

**A GRU encaminhada por e-mail deve ser a mesma paga, ou seja, o código de barras deve ser o mesmo tanto na GRU quanto no comprovante de pagamento.

Para salvar a GRU:

No computador, depois de aberta a página da GRU use o comando Ctrl P e selecione Salvar como pdf no campo Destino.

Para acesso pelo smartphone o caminho é o seguinte: na página gerada clique no ícone de Reticências Vertical. No menu seguinte, toque na opção Compartilhar. Na lista de aplicativos que aparece procure pela opção Imprimir. Uma nova janela será aberta. Toque no topo e marque Salvar como PDF, caso esta opção não esteja selecionada.