Bases de dados podem ser acessadas de dentro da Universidade, mas também de computadores pessoais de qualquer lugar

Antes de comprar aquele livro caro ou gastar a mesada no xerox, é altamente recomendável que o aluno dê uma olhada no acervo digital da UFJF. Recentemente, a Universidade reativou e adquiriu novas bases com milhares de livros acadêmicos e periódicos científicos. Estão atualmente disponíveis aos estudantes oito delas, em diversas áreas do conhecimento, além do repositório de teses e dissertações da própria instituição e do portal de periódicos da Capes.

O acervo digital disponível pode ser acessado por toda a comunidade acadêmica tanto nos computadores da UFJF como também de casa. Os links para acesso estão disponíveis na página da Biblioteca www.ufjf.br/biblioteca e os ebooks multidisciplinares (Biblioteca Virtual Universitária e Minha Biblioteca) estão disponíveis também através do Siga 3. Para acessar de computador pessoal é preciso antes verificar os procedimentos indicados neste link e sempre que solicitado login e senha, deve-se utilizar os mesmo de acesso ao Siga. Confira o que o acervo digital oferece:

IEEE

Área: Exatas

Tipo de material: livros e artigos de revistas científicas

Acesso a livros referentes de Engenharia, Tecnologia e Ciências da Computação, do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), nos EUA.

VLex

Área: Direito

Tipo de material: legislação, doutrina e jurisprudência

Abrange documentos em e-books e periódicos em direito, legislação, doutrina, jurisprudência, revistas, formulários e contratos de 134 países e idiomas.

Revista dos Tribunais

Área: Direito

Tipo de material: legislação, doutrina e jurisprudência

Disponibiliza pesquisa jurídica com conteúdo doutrinário, julgados relevantes de todos os tribunais do país, legislação atualizada diariamente, acórdãos comentados.

Atheneu

Área: Saúde

Tipo de material: livros

Coleção de títulos da editora Atheneu abrange áreas como Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia.

Jsor

Área: Multidisciplinar

Tipo de material: artigos de revistas científicas e monografias

Reúne artigos de periódicos científicos que vão de antropologia, paleontologia e estudos populacionais até zoologia, biologia evolutiva e história da ciência e tecnologia. O acervo também é organizado sob os critérios de significância histórica dos títulos, recomendação de especialistas, número de citações e relevância para a comunidade científica.

GedWeb

Área: Multidisciplinar

Tipo de material: normas técnicas

Acesso unificado a toda regulamentação técnica de normas, regulamentos, portarias, resoluções, como ABNT NBR e Mercosul.

Minha Biblioteca

Área: Multidisciplinar

Tipo de material: livros

Os estudantes têm acesso rápido e fácil a milhares de títulos acadêmicos das principais publicações de áreas como direito, ciências sociais aplicadas, saúde, entre outras, por meio dos títulos das Editoras Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva.

Pearson

Área: Multidisciplinar

Tipo de material: livros

O acervo digital é composto por milhares de títulos, que abordam diversas áreas de conhecimento como administração, marketing, engenharia, direito, letras, economia, computação, educação, medicina, enfermagem, psiquiatria,  turismo e outras. Além dos títulos da Pearson, a plataforma conta com livros de outras 16 editoras parceiras: Manole, Contexto, Intersaberes, Papirus, Casa do Psicólogo, Ática, Spcione, Companhia das Letras, Educs, Rideel, Jaypee Brothers, Aleph, Lexicon, Callis, Summus e Interciência.

Dúvidas e informações: atendimento.cdc@ufjf.edu.br

[Fonte: site da UFJF]