Universidade amplia recursos para bibliotecas, que chegam a R$ 6,33 milhões

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) ampliou em R$ 3,83 milhões (ou mais de 150%) o volume inicial de recursos destinados para a aquisição de acervo bibliográfico para os campi de Juiz de Fora e Governador Valadares. A iniciativa teve como objetivo contemplar todas as solicitações feitas pelos coordenadores de cursos, que totalizaram 6.891 títulos, 52.213 exemplares e R$ 6.330.378,12 em recursos. A previsão inicial era de R$ 2,5 milhões para os dois editais (Juiz de Fora e Governador Valadares). Com os novos títulos, o acervo da UFJF terá um incremento de 15%.

Segundo o reitor Henrique Duque, o que motivou a ampliação de recursos para os editais foi a demanda existente. “Os coordenadores se mobilizaram e solicitaram as obras adotadas na grade curricular. Cabe à Administração Superior viabilizar essa compra, que não tenho dúvidas, é essencial. Acredito que com maior acesso às bibliotecas, teremos melhorias na qualidade do ensino e não medimos esforços para isso.”

De acordo com a coordenadora do Centro de Difusão do Conhecimento, Adriana Oliveira, as duas prorrogações dos editais possibilitaram às unidades se organizarem para fazer as solicitações. Ainda segundo a coordenadora, todos os pedidos, tanto de títulos, quanto de exemplares puderam ser atendidas. “Só não foram contemplados os cursos que não fizeram solicitações. Estamos ampliando não só livros impressos, mas periódicos e também as bases digitais.”

O edital de Juiz de Fora previa R$ 1,5 milhão em recursos e foram disponibilizados R$ 3.075.506,23. Já o de Valadares previa R$ 1 milhão e o montante liberado foi ainda maior, chegando a R$ 3.254.871,89.

Confira o resultado do campus JF
Confira o resultado do campus GV

De acordo com o coordenador de implantação do campus de Governador Valadares, Rubens Oliveira, assim que o edital foi liberado, ele reuniu coordenadores e chefes de departamento, incentivando todos a solicitarem obras dentro de suas necessidades. “Houve um trabalho intenso dos coordenadores e dos departamentos, juntamente com a bibliotecária. Dedicamos muito, trocamos muitos emails e conseguimos ser contemplados em todas as nossas necessidades”, destacou.

O curso com o maior volume de títulos adquiridos foi Arquitetura e Urbanismo, com 633 (e 1.138 exemplares), seguido de Administração (Valadares), com 570 títulos (e 6.040 exemplares), Farmácia (Valadares), com 548 títulos (e 2.526 exemplares) e Letras, com 499 títulos (e 1.357 exemplares).

Para o professor do curso de Arquitetura e Urbanismo, Klaus Alberto Chaves, o volume de pedidos atendeu não apenas as demandas das grades curriculares, mas visaram enriquecer o acervo da instituição. “Tivemos uma visita do MEC e nossa avaliação em infraestrutura foi prejudicada, pois nosso volume de obras não era satisfatório, sendo necessários pelo menos três mil títulos. Desde então estamos fazendo um esforço coletivo nos editais para sanar essa deficiência”, explicou.

Ainda conforme o professor, outro objetivo com a ampliação e diversificação do acervo é dar maior acesso aos estudantes às obras, que em sua maioria são caras devido ao grande número de figuras e qualidade do papel. Além disso, ele destaca a importância de atender as demandas das pós-graduações stricto sensu e lato sensu e de ex-alunos. “Queremos nos tornar uma biblioteca de referência regional”.

A previsão é de que as obras cheguem até o quarto trimestre. Nos últimos oito anos, o número de obras do acervo das bibliotecas da UFJF cresceu 122% e o de exemplares subiu 178%.