Consulta online a livros, periódicos e outros arquivos estão disponíveis em 6 acervos digitais

A UFJF adquiriu os direitos de consulta a seis plataformas online de acervo digital. Professores, estudantes e servidores terão acesso a e-books, normas técnicas, periódicos, discursos, palestras, teses, dissertações, leis, entre outros arquivos, de forma gratuita. Os conteúdos podem ser consultados através de qualquer computador conectado à rede da UFJF.

Foram investidos R$ 451 mil no serviço, que contempla as seguintes fontes de informação: Biblioteca Multidisciplinar Pearson; Atheneu Livros Eletrônicos, dedicada à área de saúde; Associação Brasileira de Normas Técnicas, que regulamenta trabalhos e publicações de ordem intelectual e científica em todas as áreas do conhecimento humano; Vlex, com vasto catálogo de obras relacionadas ao direito; Heinonline, ligado a pesquisa em ciências socias; e Jstor que é considerado um dos melhores acervos de periódicos e monografias do mundo.

Cada site possui uma forma diferente de acesso e utilização. Veja aqui na tabela. A maioria permite o download e a impressão dos livros e documentos, no entanto, alguns dos sites impõem regras. O Pearson disponibiliza a impressão para apenas 50% dos títulos, e a ABNT cobra R$0,82 centavos por folha impressa. Neste caso, a impressão deve ser feita no balcão de atendimento da Biblioteca Central. Os funcionários das bibliotecas da UFJF estão capacitados a orientar sobre a utilização do material.

Para aluna do 10º período de Medicina, Gabriela Hinkelmann,”a possibilidade de baixar o livro e imprimi-lo facilita o estudo, pois há disciplinas nas quais os livros base são muito concorridos”. O estudante José Eduardo Brum, do 4º período de Direito, teve dificuldade de utilizar o Vlex, mas foi ajudado pelo funcionário da biblioteca.

Segundo a coordenadora do CDC, Adriana Aparecida de Oliveira, a grande vantagem do acervo digital é a possibilidade de acesso ampliado.”Para se ter uma ideia, um conteúdo muito procurado é o referente as normas técnicas de publicação, que até então estava restrito a unidade da Engenharia. Então a pessoa tinha que se deslocar até lá para ver o conteúdo. Agora de qualquer computador na Universidade há acesso. Essa democratização da informação é a maior conquista desse acervo digital”, declarou.

Juntamente ao investimento na biblioteca virtual, também estão sendo adquiridos mais livros, indicados pelos coordenadores de cursos no ano passado, para compor as bibliotecas Central e Setoriais. A verba destinada para esta ampliação é de R$ 2,3 milhões, e a aquisição ultrapassa os 20 mil títulos. Para completar, ainda existe a biblioteca digital de teses e dissertações da Universidade com cerca de 300 trabalhos.