Biblioteca digital disponibiliza teses e dissertações para consulta bibliográfica.

As teses e as dissertações produzidas pelos alunos dos cursos de mestrado e doutorado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a partir de agora, ficarão à disposição de quem utiliza a internet como forma de encontrar referência bibliográfica e obter conhecimento.

O espaço criado na rede mundial de computadores é uma Biblioteca Digital, um serviço semelhante ao disponibilizado por outras instituições de ensino superior do país, como a Universidade de São Paulo (Usp) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Segundo um dos responsáveis pelo projeto, o pró-reitor de Pós-Graduação, Fernando Perobelli, o objetivo é disponibilizar, de forma ampla, as produções acadêmicas que são concluídas na UFJF. O professor ressalta, também, que a iniciativa traz benefícios tanto para a Universidade quanto para os alunos, pois ambos ganharão mais visibilidade.

A discussão sobre a implantação desse sistema de divulgação do que é produzido no interior da UFJF começou em 2006. Tempos depois, uma bibliotecária do Centro de Difusão do Conhecimento (CDC), setor responsável p ela administração e coordenação das bibliotecas espalhadas pelo campus, mais uma analista do Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO), foram a Brasília para fazer um curso de capacitação, e, posteriormente, iniciar o projeto.

Página inicial BDTD

O resultado de todo esse trabalho pode ser observado no site www.bdtd.ufjf.br. No endereço já estão disponibilizados, aproximadamente, 775 trabalhos feitos pelos alunos dos cursos de pós-graduação. Um programa de computador censura a reprodução dos textos, permitindo somente a consulta.

A Biblioteca Digital é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) em parceria com o CDC.

Outras informações: (32) 2102-3761 (CDC)