Funcionários da Biblioteca fazem curso de capacitação.

Dando seguimento nos cursos de capacitação oferecidos pela Pró-Reitoria de Recursos Humanos (Prorh), destinados a bibliotecários e auxiliares de biblioteca da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 18 funcionários do Centro de Difusão do Conhecimento (CDC) participam do módulo “Atualização em Classificação Decimal Universal – CDU”, nesta quinta e sexta-feira, 30 e 1°. O curso está sendo ministrado pelo diretor da Faculdade de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Marcos Luiz Miranda.

Segundo Marcos, a capacitação busca formar os participantes em sistemas de organização do conhecimento para, por exemplo, classificar os documentos por assunto, visando a rápida localização dos itens do acervo. “É importante que os profissionais se atualizem de tempos em tempos para falarem a mesma linguagem”, frisa o professor.

A Classificação Decimal Universal é um dos sete sistemas de organização do conhecimento mais conhecido mundialmente. É formado por um esquema internacional de classificação, baseada no conceito de que todo o conhecimento pode ser dividido em classes principais e, essas, infinitamente divididas em hierarquias decimais. A CDU tem sido modificada e expandida ao longo dos anos para abranger a produção cada vez mais intensa nas áreas do conhecimento.

Para a coordenadora do CDC, Adriana Oliveira, os cursos são importante para atualização dos servidores.A coordenadora do CDC, Adriana Oliveira, explica que esse é o 5° módulo da capacitação iniciada em outubro de 2009. “O cursos são importantes na atualização dos servidores. Antes, tínhamos que buscar formação fora da cidade; com a possibilidade de capacitar todos em conjunto conseguimos nivelar os procedimentos, discutir e sanar dúvidas sobre o dia a dia de trabalho e ainda propor melhorias”, declara.

Paralelo à formação dos bibliotecários, Adriana conta que está sendo oferecido, como parte do programa de capacitação, o curso “Restauração de acervo”, de segunda a quinta-feira. A formação é aberta a todos os funcionários do quadro da UFJF e as inscrições devem ser feitos no SIGA/RH/Capacitação. Os encontros são realizados na sala de recuperação do acervo, localizada na Biblioteca Central.

Outras informações: (32) 2102-3760 (Centro de Difusão do Conhecimento)