UFJF investe mais de R$ 1 milhão na aquisição de livros para as bibliotecas da instituição

Reitor decidiu aumentar o valor investido e destinou R$ 1 milhão para aquisição dos 9.715 exemplares

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) anunciou nesta segunda-feira, 5 de outubro, um investimento superior a R$ 1 milhão na aquisição de novos livros para a Biblioteca Universitária. O valor representa o maior investimento da história da UFJF na ampliação e renovação do acervo bibliográfico da instituição. A iniciativa prevê a aquisição de 3.104 novos títulos e um total de 9.715 novos exemplares. A medida, que tem como objetivo ampliar e renovar a oferta de livros para os cursos de graduação, atende a uma das maiores demandas dos estudantes. Este é o segundo grande investimento, com este propósito, da atual administração. No início de 2008, mais de R$ 630 mil foram empregados na ampliação da oferta de livros.

Segundo a Coordenadora de Centro de Difusão do Conhecimento da UFJF, Adriana Oliveira, os títulos das obras foram selecionados a partir do Edital 01/2009, divulgado em agosto deste ano, no qual chefes de departamento, diretores e coordenadores de cursos encaminharam suas propostas. O valor inicial divulgado pela Pró-reitoria de Planejamento e Gestão era de R$ 500 mil, no entanto, o reitor decidiu ampliar os recursos investidos. As novas obras foram selecionadas a partir da análise de demanda e do atendimento dos pré-requisitos necessários. De acordo com Adriana, a ampliação e a renovação desse acervo são fundamentais para garantir o nível de excelência das atividades da graduação. Segundo ela: “uma instituição de ensino precisa investir em formação”.

Veja o resultado do Edital com os livros contemplados: resultado livros

Novas obras estarão disponíveis a partir do primeiro semestre letivo de 2010

O anúncio da aquisição dos novos títulos foi recebido com bons olhos pelos estudantes da UFJF. De acordo com a acadêmica do 2° período de Psicologia, Lílian Silva Pinto, o aumento da quantidade de títulos e exemplares para empréstimo e consulta vai facilitar a vida dos estudantes. Segundo ela, como algumas vezes, livros indicados pelos professores não são encontrados no acervo, a compra de exemplares acaba se tornando uma necessidade. De acordo com a estudante, uma universidade pública precisa democratizar o acesso ao conhecimento.

O Centro de Difusão do Conhecimento já divulgou o resultado dos livros contemplados. Os exemplares serão adquiridos pela UFJF até o final do ano. A previsão é que eles estejam à disposição dos alunos a partir do 1° semestre de 2010.

Outras informações: (32) 2102-3967