Coordenadores de curso falam sobre a importância da renovação do acervo literário

O investimento em formação é um dos principais diferenciais de uma instituição de ensino, principalmente no que se refere ao acervo literário. Atualmente, a dificuldade de encontrar certos títulos e os preços salgados das livrarias fazem da oferta de livros uma das maiores demandas dos estudantes, que contam com a Universidade para suprir essa necessidade. Pensando nisso, a UFJF vai realizar, para o ano que vem, um investimento de R$1 milhão em novos livros para a Biblioteca Universitária. A aquisição foi anunciada no último dia 5 e aprovada por alunos e professores dos vários cursos beneficiados com as 3.104 novas obras.

Professor Ricardo acredita que o acesso às obras deve ser uma prioridade da Universidade

O Bacharelado em Artes e Design, um dos mais recentes da Universidade, será um dos contemplados, com mais de 200 títulos. O coordenador do curso, Ricardo de Cristófaro, não esconde a satisfação com a novidade. Para ele, a chegada de novos alunos e o surgimento de novas disciplinas abriu, na UFJF, o contato com muitas áreas nunca antes trabalhadas. “Algumas áreas são muito específicas, como design, moda e arte do espetáculo. É importante suprir a bibliografia desses novos cursos, que ainda estão muito carentes”.

Ricardo acredita que a compra de livros pela UFJF tem sido mais freqüente nos últimos anos. “É bom porque recicla. Há muitos lançamentos importantes no mercado”, afirma. O investimento reflete, também, na motivação dos alunos. Ricardo garante que os estudantes percebem quando há uma atenção por parte da instituição. “Quando os professores indicam livros e eles conseguem ter acesso é muito valioso. Isso deve ser prioridade na Universidade”, ressalta.

A escolha dos títulos foi feita a partir do Edital 001/2009, através do qual as propostas de diretores e coordenadores foram encaminhadas. Muitas dessas propostas foram elaboradas com a participação dos próprios alunos. É o caso do curso de Filosofia, que receberá mais de 500 novos livros. Para o coordenador Mário José dos Santos, essa participação foi o diferencial. “Fizemos uma reunião entre professores e alunos, o que possibilitou o levantamento dos títulos mais importantes, levando em conta as novas disciplinas e a necessidade dos estudantes”, afirma.

Mário José explica que o curso de Filosofia depende, de forma especial, do acervo bibliográfico. “É um curso baseado na literatura, os alunos precisam de contato com os autores, precisam beber na fonte. Esse é o nosso maior objetivo”. Por isso, a maior parte do material recebido será direcionada para pesquisa. “Vamos favorecer esse campo, com vistas para a pós-graduação”, revela.

Para Marcos Olender uma boa biblioteca interfere no desenvolvimento profissional dos alunos

O curso de História também será um dos beneficiados. Serão mais de 300 novos livros, incluindo desde estudos básicos até os mais recentes. Segundo o professor Marcos Olender, coordenador do curso, a História é uma área que se renova sempre e a boa oferta de livros é essencial para o bom desenvolvimento dos alunos e aproveitamento das disciplinas. “Historiador é uma profissão que necessita de constante atualização bibliográfica. Os próprios professores sentiam falta de alguns estudos”. E não só os professores. “A facilidade de contato com certos livros e a variedade de oferta empolgam e incentivam os estudantes, sem dúvida”, completa.

Além disso, o coordenador acredita que uma boa biblioteca interfere diretamente no desenvolvimento profissional dos alunos. “O importante é que o profissional seja bem formado na graduação, para se sentir motivado a se desenvolver na área que escolheu”. Para ele, um investimento como esse deve ser feito sempre, pois essas iniciativas capacitam a Universidade como um todo. “Essa aquisição é fantástica, ajuda a tornar a UFJF uma instituição de ponta”, elogia.