Capes lança novo Portal de Periódicos com facilidades aos usuários

Buscas integradas, acesso personalizado e layout mais moderno. Essas são algumas das novidades disponíveis aos usuários do Novo Portal de Periódicos da Capes, que estará no ar a partir do dia 11 de novembro. O lançamento, que acontece em Brasília com a participação de reitores e pró-reitores de diversas universidades federais, celebra também o IX Aniversário do Portal.

O novo site promete facilitar o acesso dos pesquisadores de todas as universidades federais à informação científica existente no mesmo. Através de pesquisas específicas – por autor, assuntos ou palavra-chave –, o usuário poderá realizar buscas integradas no acervo. Além disso, o acesso personalizado permite que o conteúdo seja encontrado de acordo com a área de interesse do visitante.

Os novos recursos do site fazem parte do Projeto de Atualização Funcional e Tecnológica do Portal, feito em parceria pela Capes e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. Segundo o pró-reitor de Pós-Graduação da UFJF, Luiz Carlos Ferreira, a mudança vai trazer, além da modernização, um aumento significativo de conteúdo. “Vamos ampliar o alcance. Quando você expande a informação, expande também a criatividade. Talvez o Portal fique entre os dez maiores portais de informação cultural do mundo”, revela. Atualmente, o site abriga mais de 21,5 mil títulos com artigos em texto completo, cerca de 150 mil livros e mais de 120 bases referenciais, entre outros conteúdos acadêmicos.

O pró-reitor Luiz Carlos Andrade diz que o acesso à informação sempre foi uma luta da UFJF e o Portal da Capes veio para suprir essa demanda considera

O Portal de Periódicos foi criado em 2000 com o objetivo de oferecer acesso à informação científica atualizada a professores, pesquisadores, funcionários e alunos de 308 instituições de ensino e pesquisa do Brasil. Segundo o pró-reitor, o amplo acesso à informação sempre foi uma luta da UFJF e o Portal da Capes veio para suprir essa demanda. “À medida que se investe, temos retribuição. Esse Portal implica em um investimento alto, mas o retorno está aí: estamos próximos das 500 publicações internacionais. Essa é a resposta aos investimentos feitos”, ressalta. Já que o projeto está em fase de implantação, inicialmente, as instituições terão acesso às páginas do antigo e do novo Portal.

Além do lançamento, a solenidade vai apresentar outra novidade: a Capes Web TV. O sistema, ainda em fase de estudo, promete oferecer às instituições participantes uma grade de programação diferenciada, com treinamentos sobre o uso do Portal, informações e notícias sobre a Capes e conteúdo local, incluindo produções das universidades. Todo esse material poderá ser visualizado em monitores de LCD, instalados nos campus das universidades. Luiz Carlos aprova a ideia. “Se houver a infra-estrutura necessária, a iniciativa é muito boa, pois possibilita divulgar muitas informações sem interrupção”, explica.

A ocasião conta, ainda, com a entrega de dois importantes prêmios. O primeiro, Prêmio Capes Emerald, é voltado para projetos de pesquisa nas áreas de Ciência da Informação e Administração. Já o Prêmio Systems Link irá financiar as melhores propostas de divulgação e treinamento de uso do novo portal.

O novo Portal de Periódicos da Capes pode ser acessado pelo endereço http://novo.periodicos.capes.gov.br/