3. Plano de Negócios

A Instrução Normativa nº 3, de 09 de junho de 2017, da CGU dispôs que as Unidades de Auditoria Interna Governamentais instituíssem e mantivessem um Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade (PGMQ) que contemplasse toda a atividade de auditoria, desde o seu gerenciamento até o monitoramento das recomendações emitidas.

A Portaria nº 777, de 18 de fevereiro de 2019, da CGU recomenda que as unidades de auditoria interna utilizem como referência para o PGMQ, preferencialmente, a metodologia Internal Audit Capability Model (IA-CM), do Instituto dos Auditores Internos (IIA).

Considerando os normativos da CGU, a unidade de Auditoria Interna da UFJF resolveu adotar o IA-CM no contexto do Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade (PGMQ), a fim de poder realizar as avaliações pertinentes para evolução contínua das atividades realizadas.

A metodologia do IA-CM prevê como um dos KPA’s (processo-chave) do nível 2 (nível que a Audin/UFJF deseja atingir), o KPA 2.6, a elaboração de um Plano de Negócios para a Audin. Além disso, o objetivo número 7 do referido KPA preceitua a necessidade de obtenção da aprovação do Plano de Negócios da Auditoria Interna pela Alta Administração ou pelo Conselho.

Dessa forma, tendo em vista a necessidade de melhorar os processos, o planejamento, a organização da Audin/UFJF e também visando o atingimento dos objetivos referentes ao KPA 2.6 do IA-CM, a unidade de Auditoria Interna da UFJF elaborou seu Plano de Negócios e solicitou encaminhamento do mesmo ao Conselho Superior da Universidade Federal de Juiz de Fora para posterior avaliação. Em reunião colegiada, o CONSU aprovou o documento, possibilitando a publicação da Resolução nº 92, de 15 de janeiro de 2024, que ratificou a referida aprovação.

PLANO DE NEGÓCIOS 2024-2026

Resolução nº 92.2024 do Conselho Superior (CONSU) da UFJF (formato .pdf, tamanho 39 KB)

ANEXO – Plano de Negócios da Auditoria Interna da UFJF 2024-2026 (formato .pdf, tamanho 1010 KB)