Fechar menu lateral

V Semana de Consciência Negra da UFJF

V Semana de Consciência Negra

O Arquivo Central e o Laboratório de Pesquisa em História e Arquivologia  participam da V Semana de Consciência Negra da UFJF com a exposição virtual “Registros documentais do Arquivo Central/UFJF. Histórias e memórias negras em Juiz de Fora“. O intuito é refletir sobre a escravidão e a resistência dos cidadãos negros e comemorar Dia Nacional da Consciência Negra. A exposição ainda contribui com o debate acerca dos 20 anos da Lei 10.639, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira, e da presença do negro no desenvolvimento de Juiz de Fora e região.
A montagem ressignifica os documentos históricos dos períodos imperial e republicano, reunindo itens do acervo que abordam a presença de indivíduos e grupos negros em Juiz de Fora e região, sob diversos aspectos, como a discriminação racial, a desigualdade social, a contribuição cultural, os processos de luta e resistência frente ao apagamento sistemático pela história dita oficial. A exposição pretende firmar o Arquivo Central como um lugar de memórias e histórias negras e que, a partir de seus acervos históricos, democratiza informações e se dispõe como um instrumento de cidadania.

A exposição estará disponível a partir do dia 20 de novembro no canal do LaphArq no Youtube. O Arquivo Central também vai receber os interessados em conhecer os documentos de seu acervo, em uma visita guiada, no dia 30 de novembro, quinta-feira, às 18:30h.

Endereço: avenida Rio Branco, 3.460 – Fundos – Alto dos Passos – Juiz de Fora/MG.

Para ler a programação da V Semana de Consciência Negra, acesse o QR code:

V Semana de Consciência Negra

Seguimos conectados!

Canal do LAPHARQ

Instagram