Girlene Alves é a a segunda mulher a ocupar o cargo de reitora da UFJF (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

A reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Girlene Alves, tomou posse na noite dessa segunda-feira, 8. A transmissão do cargo foi realizada em sessão solene ampliada do Conselho Superior (Consu) realizada no Cine-Theatro Central, que contou com a presença da comunidade acadêmica e de Juiz de Fora e região. Girlene é a segunda mulher a ocupar o cargo desde a fundação da UFJF, em 1960. 

A reitora e o vice-reitor, Telmo Ronzani, foram eleitos após consulta pública realizada junto à comunidade acadêmica em outubro de 2023, com 53,48% dos votos, para o quadriênio 2024-2028. A nova reitora sucede ao ex-reitor Marcus David, que administrou a Universidade durante dois mandatos: 2016-2020 e 2020-2024.

Piauiense, natural do município de Canto do Buriti, localizado a aproximadamente 400 quilômetros da capital Teresina, Girlene Alves é pós-doutora pelo Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP) com estágio doutoral no Laboratoire de Psycologie Sociale da École des Hautes Études en Sciences Sociales em Paris (França). 

Em 1997, a professora se mudou para Juiz de Fora, para atuar no Departamento de Enfermagem Aplicada da UFJF, tornando-se professora titular da Faculdade de Enfermagem em 2019. Além de se dedicar à academia e à administração universitária, Girlene é casada com Félix e mãe de Francisco. 

Diversidade, competência, democracia

“A democracia nos é muito cara no ambiente da Universidade”, destacou Girlene (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Em seu discurso de posse, a reitora lembrou dos desafios enfrentados pela gestão anterior, na qual foi vice-reitora. Girlene e o ex-reitor Marcus David chegaram à administração central da UFJF em 2016. Desde então, sucederam eventos adversos que causaram impactos na Universidade, como as crises política e econômica vividas no país e a pandemia da covid-19. 

“A UFJF não sucumbiu; ela resistiu e fez o que sabe fazer de melhor e muito bem: colocou-se a serviço da população de Juiz de Fora e Governador Valadares e de outros municípios”, afirmou Girlene, citando ações promovidas pela UFJF, em parceria com outros entes, como a vacinação no campus, a produção de álcool-gel, a realização de diagnósticos da covid-19, entre outras ações. 

A importância do debate democrático para a tomada de decisões dentro da instituição também foi destacada pela reitora. “A democracia nos é muito cara no ambiente da Universidade. Como valor universal que deve ser sempre caracterizado.” O compromisso com a valorização da diversidade por meio de ações concretas foi outro princípio destacado pela reitora. “Nossa gestão, de muitas gentes, de muitos corpos, de muitas cores, continuará defendendo princípios e desenvolverá a sua política acadêmica para fortalecer uma Universidade diversa, plural, receptiva, competente, socialmente aberta e referenciada”. 

Entre os demais compromissos destacados pela reitora estão a dedicação à formação e aperfeiçoamento de professores da educação básica, a busca pela melhoria e ampliação das condições de permanência estudantil, o respeito às diferenças e o combate a todo e qualquer tipo de assédio, discriminação e preconceito. 

Girlene e o ex-reitor Marcus David: parceria de oito anos na administração central da UFJF (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Em relação ao vice-reitor, Girlene destacou que Telmo é um pesquisador “competente, comprometido, sensível e companheiro. Pronto para assumir esse lugar na administração central da UFJF. Seguiremos juntos na tarefa de gestão que nos foi delegada. Fortalecendo os princípios republicanos e guiados por valores democráticos”. 

A reitora também fez um agradecimento ao ex-reitor Marcus David. “Você não foi só o reitor, o magnífico. Você foi um grande companheiro, um grande amigo, nessa jornada de aprendizado, de desafio, de conquista. Com você, nós aprendemos, de fato, o que é uma liderança competente, comprometida e muito sensível com o papel da universidade pública brasileira, no sentido de redução das desigualdades desse país.” 

A administração central será composta também pela nova equipe de pró-reitores e diretores, formada por servidores – docentes e Técnicos-Administrativos (TAEs) – da instituição. 

“A UFJF está em ótimas mãos” 

“Gigi tem características que fazem dela uma grande mulher. Lealdade, competência, sinceridade, afeto e cuidado”, reiterou Marcus David (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

O ex-reitor Marcus David encerrou sua gestão à frente da UFJF recordando os desafios dos últimos oito anos, como a pandemia e os cortes orçamentários ocorridos nos governos dos ex-presidentes Michel Temer e Jair Bolsonaro em todas as universidades federais do Brasil. Segundo Marcus, os desafios foram vencidos graças à dedicação de todos os membros da equipe de gestão, o que resultou no desenvolvimento da Universidade, com níveis de excelência na graduação e pós-graduação. “Tudo só foi possível por ter cada um de vocês ao nosso lado, enfrentando momentos tão adversos com seriedade e força”, ressaltou o ex-reitor, emocionado. 

Ao se referir à nova reitora da UFJF, David a descreveu como uma grande parceira e amiga. “A Gigi tem características que fazem dela uma grande mulher. Lealdade, competência, sinceridade, afeto e cuidado que dão a ela uma estatura de gigante. Nunca me deixou sozinho para enfrentar nossas dificuldades”, comentou o reitor, reforçando que a UFJF está em ótimas mãos. 

Apoio e reconhecimento 

A prefeita de Juiz de Fora e ex-reitora da UFJF, Margarida Salomão, relembrou os desafios enfrentados por Marcus David e Girlene na administração central da Universidade. “O Marcus e a Girlene tiveram altivez, grandeza, coragem. E não obstante todos esses problemas, a Universidade floresceu e floresce”. 

Margarida demonstrou alegria pela posse de Girlene: “personagem fundamental na excelente gestão que conclui Marcus David” (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Margarida, que foi a primeira mulher a assumir o cargo de reitora da UFJF (nos quadriênios 1998-2002 e 2002-2006) demonstrou sua alegria com a presença feminina na mais elevada função da comunidade acadêmica. “E não apenas porque uma mulher chega a essa posição. Mas porque essa professora é a Girlene, uma piauiense arretada, uma personagem fundamental na excelente gestão que hoje conclui o reitor Marcus David”, destacou a prefeita. 

O representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Maurício Costa Júnior, relembrou os 60 anos do golpe civil-militar de 1964, completados na última semana. Em contrapartida a esse período da história brasileira, segundo Maurício, está a posse de Girlene, “um testemunho vivo da resiliência da democracia brasileira e da importância vital de preservarmos nossas instituições acadêmicas como espaço de liberdade, pluralidade e democracia”. Maurício destacou, ainda, a trajetória de Girlene, marcada “pelo compromisso inabalável com os ideais de justiça social, pela defesa incansável da educação pública e pela valorização do Sistema Único de Saúde (SUS)”.  

Posse foi realizada em sessão solene ampliada do Consu (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Para a coordenadora da Associação de Pós-Graduandos (APG) da UFJF, Dalila Varela, a posse de Girlene deve ser vista como um momento de renovação e esperança. Em meio aos desafios enfrentados nos últimos anos, particularmente diante dos ataques ao financiamento da ciência e da pesquisa, Dalila enfatizou que este é um momento de reflexão sobre as conquistas alcançadas e os desafios que aguardam as comunidades acadêmicas local e nacional. “À nova gestão, oferecemos nossa energia e nosso compromisso de trabalhar juntas para fazer desta Universidade um lugar ainda mais democrático e plural.”

Já a coordenadora geral do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino no Município de Juiz de Fora (Sintufejuf) e servidora do Hospital Universitário (HU), Maria Ângela Ferreira Costa, destacou o simbolismo da chegada de Girlene Alves à reitoria da Universidade. “Nos enche de esperança, Girlene, que você é a nossa segunda reitora eleita e é da área da Saúde. Isso nos dá muita esperança para toda a luta que já vimos travando e sabemos que vamos travar daqui para frente.”

Coral da UFJF apresentou sucessos da música nacional, como “Divino Maravilhoso”, imortalizada na voz de Gal Costa (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Em um discurso carregado de reconhecimento e expectativas, o presidente da Associação dos Professores de Ensino Superior de Juiz de Fora (Apes), Leonardo Andrada, destacou a importância da continuidade do diálogo e do compromisso com a excelência na educação pública. O presidente ressaltou os desafios enfrentados pela gestão anterior, especialmente diante dos cortes de recursos e da precarização do ensino superior no país. No entanto, reconheceu os esforços da administração anterior em defender a instituição em tempos difíceis e manter o diálogo aberto com a comunidade acadêmica. 

“As dificuldades pelas quais passa a educação pública nesse país ainda não foram todas vencidas. Temos limitações que sabemos que escapam ao controle do que pode fazer a administração local, mas também sabemos que essa administração pode se empenhar quando se trata da defesa da educação pública gratuita, de qualidade e socialmente referenciada”, reforça Leonardo. 

Compareceram ao evento os ex-reitores da UFJF, Renê Matos (1994-1998) e Júlio Chebli (2014-2015); a deputada federal Ana Pimentel (PT-MG); a vereadora Laiz Perrut (PT-MG), representando a Câmara Municipal de Juiz de Fora; e o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e ex-ministro da Saúde, Arthur Chioro, entre demais autoridades presentes na cerimônia. 

Confira, na íntegra, os discursos de integrantes da mesa de cerimônia de posse da professora Girlene (em atualização).

Confira o álbum de fotos da cerimônia