A pró-reitora de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Ana Lívia Coimbra, foi eleita e empossada, nesta quarta-feira, 27, como presidente do Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex). A eleição aconteceu durante o 43ª edição do evento, realizado em Natal, no Rio Grande do Norte.

“Como presidente eleita, a minha tarefa é articular todas as edições regionais que o Fórum possui para que nós construamos uma política de extensão que tenha as características necessárias para atender as demandas da sociedade brasileira na direção de defesa de direitos, de reconhecimento de identidades, de fortalecimento da cultura, dos movimentos sociais, dos povos originários das comunidades tradicionais, além das mais diferentes áreas das políticas sociais — para que, então, a extensão universitária tenha um reforço no seu papel de contribuir para o desenvolvimento social e territorial do país”, define Ana Lívia. Confira, no áudio abaixo, a pró-reitora relatar sobre a importância de sua eleição em relação à UFJF.

Além de atuar como presidente nacional do Forproex, Ana Lívia também participará do Colégio de Pró-reitores de Extensão (Coex) das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). Já a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), Márcia Regina Alvarenga, foi eleita como vice-presidente do Forproex e também atuará junto à Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).

O presidente do comitê gestor de Extensão do Campus Avançado de Governador Valadares, Fábio Pieri, discorreu sobre experiência de participar do Fórum, a convite de Ana Lívia.

Já o ex-presidente nacional do Forproex, Daniel Pansarelli, comentou sobre a eleição de Ana Lívia Coimbra e falou sobre a necessidade de continuidade do trabalho de valorização e afirmação de política acadêmicas voltadas para a inserção universitária.

Forproex
Direcionado para articular e definir políticas acadêmicas de extensão, debatendo elementos essenciais para as mesmas — como cidadania, cenários sociais, acesso ao ensino e a própria democracia –, o Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Insituições de Educação Superior Brasileiras (Forproex) está em sua 43ª edição.

Além de tomar posse como sua presidente nacional, ao longo do evento, Ana Lívia mediou a mesa redonda “Extensão em movimentos”, que contou com a presença da coordenadora geral da Escola Nacional Florestan Fernandes, Rosana Fernandes; do líder indígena e integrante do Núcleo de Direito Étnico e Coletivo do Estado do Paraná (Nupovo), Reginaldo Alves; e da representante do movimento quilombola, Sonia Ribeiro. A programação está disponível on-line. O Fórum antecede o Congresso Nacional de Extensão Universitária (CBEU), que tem início neste sábado, dia 30, também em Natal, organizado localmente pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Outras informações: (32) 2102-3971 – Pró-reitoria de Extensão