Os Jogos Olímpicos 2016 não trarão benefícios somente para a cidade do Rio de Janeiro. A UFJF sediará o Congresso de Ciência do Esporte em parceria com as delegações internacionais que treinarão no campus da instituição para as Olimpíadas. Nos dias 3 e 4 de agosto, no anfiteatro da Faculdade de Engenharia, acontecerá um debate acadêmico, com foco na troca de experiências entre os pesquisadores da instituição e os profissionais de diversas áreas que estarão trabalhando na preparação dos atletas para a competição.
Durante os dois dias do evento, seis palestras e cinco mesas de debate abordarão temas como preparação olímpica, periodização de treinamento, fisiologia do exercício, nutrição esportiva e a psicologia do esporte. As participações internacionais vão contar com tradução simultânea pela Diretoria de Relações Internacionais da UFJF.
Ao todo, 400 vagas estarão abertas para o congresso, sendo que as inscrições acontecem entre os dias 11 e 29 de julho, em três etapas:
11 a 15 de julho – Alunos da Faculdade de Educação Física
18 a 22 de julho – Comunidade acadêmica da UFJF
25 a 29 de julho – Público externo
Os interessados em participar devem comparecer à secretaria da Faculdade de Educação Física (Faefid), no campus da UFJF, entre 9h e 12h ou 13h 17h, portando RG, CPF e carteira de estudante. As inscrições em cada fase do processo dependem da disponibilidade de vagas não preenchidas na etapa anterior.
O Congresso de Ciência do Esporte foi uma das contrapartidas firmadas entre a gestão da Universidade e as delegações que utilizarão o espaço do campus para os seus treinamentos. Para o organizador do congresso e professor da Faefid, Heglison Toledo, “é importante que a passagem desses grupos pela UFJF possa capacitar os alunos e interessados, promovendo um intercâmbio entre as diversas experiências culturais a respeito da preparação física dos atletas de nacionalidades distintas”.
Legado
Toledo ainda ressalta que essa é uma oportunidade única para todos os envolvidos, uma vez que essa troca de informações vai permanecer como um legado para a comunidade da UFJF. “Profissionais de ponta e com grande experiência no treinamento de atletas de alto rendimento irão passar suas experiências para os presentes. Uma troca como essa que estamos promovendo, só é possível em evento mundiais como as Olimpíadas”, afirma o professor.