SWIDERSKI, R. M. S. Formação continuada de professores: a questão dos gênero discursivos orais. In: COSTA-HÜBES, T. C.; ROSA, D. C. (orgs). A pesquisa na educação básica: um olhar par a leitura, a escrita e os gêneros discursivos na sala de aula. Campinas: Editora Pontes, 2015
ASSUNÇÃO, C. A. A. de; MENDONÇA, M. C. C.; DELPHINO, R. M. Pouca ênfase no desenvolvimento da competência oral dos alunos. In: BORTONI-RICARDO, S. T.; MACHADO, V. R. (orgs.). Os doze trabalhos de Hércules: do oral para o escrito. São Paulo: Parábola, 2013.
LEAL, T. F.; BRANDAO, A. C. P. ; NASCIMENTO, B. E. S. Basta conversar? A prática de ensino da oralidade no segundo ciclo. In: Otítlia Lizete de Oliveira Martins Heining; Cátia de Azevedo Fronza. (Org.). Diálogos entre linguística e educação: a linguagem em foco. Blumenau: Edifurb, 2010.