Fechar menu lateral

Estágio Curricular em Engenharia Civil

O estágio curricular integra o currículo do curso de Engenharia Civil e consiste em uma atividade educativa desenvolvida em ambiente de trabalho profissional, com vistas à preparação do futuro egresso o trabalho profissional em competências próprias da profissão.

A atividade de Estágio é desenvolvida nos termos da normativa vigente – Lei do Estágio (Lei nº 11.788/2008), Regulamento Acadêmico da Graduação da UFJF (RAG), além do que dispõe o atual PPC no seu capítulo 8.

Para o desenvolvimento das atividades de estágio, o Colegiado do curso de Engenharia Civil constituiu, na sua reunião do dia 25 de junho de 2021, a Comissão Orientadora de Estágios (COE), tendo sido designados a Profa. Aparecida Hippert como Presidente da COE, Prof. Guilherme Soldati como Orientador de Estágio e o Prof. Mauricio Leonardo Aguilar Molina como Representante da COE. Veja neste link as atas das reuniões da COE.

IMPORTANTE:

Em reunião do colegiado do curso de Engenharia Civil, na data de 10/09/2021, foi deliberado que a atividade de Estágio deverá seguir o disposto no PPC em vigor no PPC em vigor. Desta forma seguem abaixo as principais disposições extraídas do referido documento, que deverão ser atendidas para que os Estágios possam ser homologados:

  1. Supervisor: formação em Engenharia Civil com Registro Profissional no CREA (conforme Anexo O)
  2. Estágio Não Obrigatório: aprovação nas disciplinas do 4º Período (carga horária máxima de 720 h), com possibilidade de renovação por mais 720 horas, desde que aprovadas as disciplinas do 5º período e, em ambos os casos, com IRA igual ou superior a 60. O Colegiado do curso de Engenharia Civil aprovou, na sua reunião ordinária de 12 de agosto de 2022, a alteração do Regulamento de Estágio do curso de Engenharia Civil a fim de possibilitar a realização de estágio curricular não obrigatório em regime remoto (vide Resolução CCEC Nº1 de 12 de agosto de 2022).
  3. Estágio Obrigatório: aprovação nas disciplinas do 6º Período (carga horária mínima de 180 h). Após concluído o Estágio Obrigatório, ele poderá ser renovado como estágio curricular não obrigatório, desde que mantido IRA igual ou superior a 60. O Colegiado do curso de Engenharia Civil aprovou, na sua reunião ordinária de 12 de abril de 2023, a Resolução FACENG/UFJF Nº 1/2023, que possibilita a realização de estágio obrigatório na modalidade remota.
  4. Relatório de Estágio Obrigatório e Formulário de Avaliação de Estágio: ao final do Estágio Obrigatório deverão ser encaminhadas à coordenação do curso os documentos Formulário de Avaliação de Estágio Obrigatório e Relatório de Estágio Obrigatório, a fim de que o professor orientador faça a avaliação e lançamento do conceito correspondente no SIGA. Inclua junto com os documentos o Plano de Atividades de Estágio (PAE).

Os casos omissos serão levados à COE para análise e deliberação.

Importante:

Por orientação recente da Procuradoria Federal junto à UFJF, estágios obrigatórios com carga horária superior à mínima exigida para cada currículo não serão homologados, devendo, consequentemente, ter a duração ajustada de acordo a cada currículo.

Com a entrada em vigência do novo PPC, prevista para o segundo semestre letivo de 2023, a duração do estágio obrigatório para os novos ingressantes ao curso será de 165 horas-aula, devendo solicitar matrícula na disciplina EEC003. Para os ingressantes até o primeiro semestre letivo de 2023, a duração do estágio obrigatório continuará a ser de 180 horas-aula, devendo solicitar matrícula na disciplinas EEC002.

Informações adicionais:

Atenção: Para envio de e-mails para a coordenação do curso, observe as seguintes orientações de envio:

  • No assunto do e-mail, informe o seu Nome Completo, Número de Matrícula e o Assunto que se trata.
  • No corpo do e-mail, seja cordial e explique o assunto da sua mensagem e não esqueça de anexar os documentos correspondentes.
  • IMPORTANTE: o Relatório de Estágio e a Ficha de Avaliação do Estágio deverão ser preenchidos digitalmente e assinados digitalmente. Para tal fim, pode utilizar o serviço gratuito disponível no portal Gov.BR.