A Diretoria de Comunicação Institucional disponibiliza nesta página manuais e outros documentos orientadores do trabalho interno e que também devem ser seguidos pelos demais usuários do sistema de comunicação da UFJF:
- CRITÉRIOS DE DIVULGAÇÃO DE NOTÍCIAS E CONTEÚDOS: A Diretoria de Comunicação Institucional disponibiliza, neste manual, nossos critérios para divulgação de conteúdos nos diferentes canais institucionais. Acesse o manual através do link: CRITÉRIOS DE DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDOS .
- MANUAL DE NORMAS PARA A COMUNICAÇÃO COM PÚBLICO INTERNO: O presente documento visa apresentar e normatizar as atividades inerentes à comunicação interna da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) com os diversos públicos internos, bem como orientar a solicitação de serviços pelos técnicos-administrativos e docentes. Entende-se por comunicação interna uma área estratégica da instituição, que faz parte do composto de comunicação integrada – institucional, mercadológica e administrativa. A sua base está centrada no relacionamento, no diálogo e na troca de informações com o público interno. Acesse o manual pelo link: MANUAL DE COMUNICAÇÃO INTERNA.
- MANUAL DE GESTÃO DE CRISES E RISCOS EM COMUNICAÇÃO: Entende-se como crise qualquer acontecimento ou notícia negativa que ganhe repercussão na mídia ou na sociedade podendo gerar prejuízos à imagem e/ou a reputação de uma instituição. A gestão de risco em comunicação refere-se à identificação e gerenciamento dos riscos potenciais associados às comunicações de uma organização. Embora esses eventos sejam inevitáveis, quando bem administrados, é possível minimizar seus impactos. A diretoria de COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL desenvolveu este manual com o objetivo de dar orientações relacionadas à gestão de crise e gestão de risco, sob o viés da comunicação. As condutas propostas neste guia buscam contribuir para o dinamismo que uma situação de crise exige, com ações proativas que possam preservar a imagem da universidade. Acesse o manual de gestão de crises pelo link: MANUAL DE GESTÃO DE CRISES E RISCOS EM COMUNICAÇÃO (abre outra janela).
- MANUAL DE REDAÇÃO: A Diretoria de Comunicação Institucional da UFJF utiliza, por padrão, o Manual de Redação da Empresa Brasil de Comunicação – EBC. O documento pode ser acessado em: Manual de Redação (abre nova janela).
- BOAS PRÁTICAS NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS: Todas as unidades acadêmicas e adminstrativas, assimm como programas e projetos ligados à UFJF, devem seguir as orientações contidas em nosso maual de “boas práticas nas redes sociais” para criação, uso e manuteção de conteúdos em perfis criados nas diversas redes sociais digitais. Acesso nosso manual pelo link: BOAS PRÁTICAS NAS REDES SOCIAIS . Sugerimos ainda a leitura do Guia de Boas Práticas para a Atuação do Governo Federal nas Redes Sociais (abre em outra janela), editado pela Secretaria de Comunicação do Gov. Federal e que tem, como objetivo, nortear a atuação das equipes digitais da administração direta e indireta com informações e recomendações para a construção de uma presença digital estruturada, dentro da legislação vigente, além de fornecer orientações sobre como interagir com a população nas diferentes plataformas e canais digitais.
- PALETA DE CORES: disponibilizamos a seguir a paleta de cores para uso institucional em 2024. Além ds cores da marca preferencial, foram definidas neste documento, cores complementares/ auxiliares que devem ser usadas na produção do material de comunicação institucional, impresso e digital. Acesse aqui a PALETA DE CORES 2024