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PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA.

RELATÓRIO DE MONITORAMENTO

 

PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA UFJF

Março 2023

REITOR

Prof. Dr. Marcus Vinicius David

VICE-REITORA

Profª Dra. Girlene Alves da Silva

PRÓ-REITORIAS

 

                 Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação          Prof.ª Drª. Mônica Ribeiro de Oliveira

                 Pró Reitoria Adjunta                                                  Prof. Dr. Luiz Paulo da Silva Barra

                 Pró-Reitoria de Graduação                                       Prof. Dr. Cassiano Caon Amorim

                 Pró-reitoria Adjunta                                                   Profª Dra. Beatriz Francisco Farah

                 Pró-Reitoria de Extensão                                          Profª Dra. Ana Lívia de Souza Coimbra

                 Pró-Reitoria Adjunta                                                  Profª Dra. Fernanda Cunha Sousa

                 Pró-Reitoria de Cultura                                             Profª Dra. Valéria Faria

                 Pró-Reitoria de Assistência Estudantil e Educação Inclusiva      Profª Dra. Cristina Simões Bezerra

                 Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas                         TAE Dra. Renata Mercês Oliveira de Faria

                 Pró-reitoria Adjunta                                                   TAE Dr. Walerson Peres

                 Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças        Prof. Dr. Eduardo Salomão Condé

                 Pró-Reitoria Adjunta                                                   TAE Me Jucilene Melandre da Silva

                 Pró-Reitoria de Infraestrutura e Gestão                   Prof. Dr. Marcos Tanure Sanábio

                 Pró-Reitoria Adjunta                                                    TAE Me. Janezete Marques

                 Chefia de Gabinete                                                        TAE Esp. Mara de Mendonça Loureiro

                 Secretário Geral                                                            Prof. Dr. Edson Vieira da Fonseca Faria

                 Diretoria do Campus de Governador Valadares    Prof. Dr. Ângelo Márcio Leite Denadai

                 Diretoria de Ações Afirmativas                                  Prof. Dr. Julvan Moreira de Oliveira

                 Diretoria de Imagem Institucional                            Prof. Dr. Jorge Carlos Felz Ferreira

                 Diretoria de Avaliação Institucional                          Profª Dra. Michele Cristina Resende Farage

                 Diretoria de Relações Internacionais                         Prof. Dr. Anderson Bastos Martins

                 Diretoria de Inovação                                                     Prof. Dr. Fabrício Pablo Virgínio Campos

                 Diretor de Integridade e Controle Institucional       Prof. Dr. Frederico Augusto D’Ávila Riani

 

COMISSÃO GESTORA DO PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL

 

Constituição da Comissão

 

A Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável foi instituída pela Portaria no 1.429, de 9 de dezembro de 2016, e, alterada pela Portaria nº 309 de 26 de fevereiro de 2019, pelo magnífico reitor da UFJF, tendo, atualmente, a seguinte composição:

 

  • Janezete P. Marques – Pró-reitora adjunta de Infraestrutura – Presidente;

 

  • Celso Bandeira de Melo Ribeiro – Professor Faculdade de Engenharia

 

  • Eduardo Salomão Condé – Pró-reitor de Planejamento;

 

  • Júlio Cesar Teixeira – Professor da Faculdade de Engenharia;

 

  • Kassandro Cardoso Burmann – Técnico Administrativo – Governador Valadares;

 

  • Lívia Almada Neves – da Faculdade de Administração;

 

  • Rosana Colombara – Coordenadora de Sustentabilidade.

 

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

 

 

O Relatório de Monitoramento do Plano de Logística Sustentável (PLS) 2022 da UFJF tem por objetivo apresentar os resultados do acompanhamento à aplicação das ações de sustentabilidade na Universidade e mostrar os resultados desenvolvidos no período dos anos de 2021 e 2022.

 

Cabe ressaltar que o PLS da UFJF foi aprovado pelo Conselho Superior da Universidade Federal de Juiz de Fora, no uso de suas atribuições legais e regulamentares, tendo em vista o que consta do Processo SEI 23071.922289/2020-63 e o que foi deliberado, por maioria, em sua reunião ordinária realizada de forma remota, nos termos do artigo 10 da Resolução 10.2020 do Conselho Superior, no dia 18 de dezembro de 2020.

RESOLUÇÃO Nº 70.2020, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2020: https://www2.ufjf.br/consu/wp- content/uploads/sites/33/2020/12/Resolu%C3%A7%C3%A3o-70.2020_Assinada-SEI-1.pdf

 

Tendo em vista que os anos de 2020 e 2021 foram marcados pela pandemia da COVID-19, o cumprimento das metas foi diretamente afetado devido à paralisação das atividades nos dois campi da UFJF. Dessa forma, esse relatório dedica-se a descrever as atividades e ações em relação aos eixos do PLS, considerando o biênio 2021/2022, por considerar o retorno à normalidade das atividades da Instituição.

 

INTRODUÇÃO

 

 

Há décadas a percepção de que os recursos naturais são finitos e, que os exageros empreendidos pelos seres humanos geram transformações perniciosas ao planeta tem chamado atenção de governantes de todo mundo. Em 1987, o relatório Brundtland, também conhecido como “Nosso Futuro Comum”, estabelece de maneira contundente o conceito e a importância de voltarmos nossas ações para o desenvolvimento sustentável em todos os seus aspectos, como pode ser depreendido no trecho a seguir, extraído do mesmo: “Muitos de nós vivemos além dos recursos ecológicos, por exemplo, em nossos padrões de consumo de energia. No mínimo, o desenvolvimento sustentável não deve pôr em risco os sistemas naturais que sustentam a vida na Terra: a atmosfera, as águas, os solos e os seres vivos. Na sua essência, o desenvolvimento sustentável é um processo de mudança no qual a exploração dos recursos, o direcionamento dos investimentos, a orientação do desenvolvimento tecnológico e a mudança institucional estão em harmonia e reforçam o atual e futuro potencial para satisfazer as aspirações e necessidades humanas.”

 

Com a publicação da Instrução Normativa nº 10 de 12 de novembro de 2012 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o governo federal estabelece regras para elaboração dos Planos de Gestão de Logística Sustentável (PLS), na Administração Pública Federal direta, autárquica, fundacional e nas empresas estatais dependentes. Os PLS são ferramentas de planejamento com objetivos e responsabilidades definidas, ações, metas, prazos de execução e mecanismos de monitoramento e avaliação, que permite ao órgão ou entidade estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos na administração pública.

 

O Fórum de Sustentabilidade da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizou no dia 27 de novembro de 2020 sua primeira reunião ordinária. Devido à pandemia de Covi-19, a iniciativa foi realizada de maneira remota, pela internet. O objetivo foi a apresentação dos membros que compõem o grupo, com o intuito de que o órgão possa iniciar seus trabalhos.

O Fórum de Sustentabilidade é uma instância permanente da comunidade universitária da UFJF, de caráter representativo, com funções consultivas e de assessoramento ao Conselho Superior e à Administração Superior da Universidade na área de sustentabilidade institucional. O órgão, criado em setembro de 2019, pretende orientar todas as propostas relativas à sustentabilidade institucional quanto aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

OBJETIVOS

 

 

Atender aos temas principais definidos pela referida instrução normativa, quais sejam, realizar atualização do inventário de bens e materiais do órgão, instituir práticas de sustentabilidade e de racionalização do uso de materiais e serviços, atribuir responsabilidades para implementação e avaliação do plano, além de empreender ações de divulgação, conscientização e capacitação de toda comunidade universitária.

Considerando ainda o art.8º da IN nº10/2012, as práticas de sustentabilidade e racionalização do uso de materiais e serviços deverão abranger, no mínimo, os seguintes temas:

I  – material de consumo compreendendo, pelo menos, papel para impressão, copos descartáveis e cartucho para impressão;

II –  energia elétrica;

III – água e esgoto;

IV – coleta seletiva;

V – qualidade de vida no ambiente de trabalho;

VI – compras e contratações sustentáveis, compreendendo, pelo menos, obras, equipamentos, serviços de vigilância, de limpeza, de telefonia, de processamento de dados, de apoio administrativo e de manutenção predial; e

VII – deslocamento de pessoal, considerando todos os meios de transporte, com foco na redução de gastos e de emissões de substâncias poluentes

 

A Comissão de elaboração do Plano de Logística da UFJF, para a primeira etapa de implantação, adotou como Metas, Indicadores e Planos de ação para os seguintes itens:

1) Papel:

Justificativa: Reduzir a aquisição e uso de papel, incluindo critérios de sustentabilidade. Metas: Reduzir consumo de papel em 5% ao ano.

2) Copos Descartáveis:

Justificativa: Reduzir a aquisição e uso de copos plásticos descartáveis, incluindo critérios de sustentabilidade.

Metas: Reduzir consumo de copos plásticos descartáveis em 20% ao ano.

3) Cartuchos e Tonners para impressão

Justificativa: Racionalizar a aquisição e uso de cartuchos e toners para impressão, incluindo critérios de sustentabilidade e logística reversa.

Metas: Reduzir consumo de cartuchos e toners para impressão em 10% ao ano.

4) Energia Elétrica

Justificativa: Reduzir o consumo de energia elétrica, incluindo critérios de sustentabilidade

Metas: Reduzir consumo de energia elétrica em 5 % ao ano.

5) Água Potável

Justificativa: Incentivar práticas de economia e do reuso de água.

Metas: Reduzir consumo de água em 5% ao ano

6) Coleta Seletiva

Justificativa: Otimizar a separação dos resíduos gerados, principalmente os materiais recicláveis para dar destinação adequada aos mesmos.

Metas: Aumentar a quantidade de material reciclável entregue para a associação de catadores em 20% ao ano.

7) Resíduos Químicos

Justificativa: Racionalizar o uso de produtos químicos em aulas e pesquisas.

Metas: Reduzir a quantidade de resíduos químicos a serem tratados em 5% ao ano.

8) Resíduos de Saúde

Justificativa: Racionalizar práticas e experimentos geradores de resíduos de saúde.

Metas: Reduzir a quantidade de resíduos de saúde a serem tratados em 5% ao ano.

 

AÇÕES SUSTENTÁVEIS EM ANDAMENTO

 

 

O setor de Sustentabilidade, vinculado à Pró-Reitoria de Infraestrutura, desenvolve ações visando atender prioritariamente as seguintes legislações: Lei 12.305/2010 – Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Decreto 5.940/2006 que trata de resíduos recicláveis os quais devem ser encaminhados a associações e/ou cooperativas de catadores.

 

O gerenciamento dos resíduos gerados pela Universidade Federal de Juiz de Fora exige ações diferenciadas em função do tipo de resíduo. As atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas pela instituição geram resíduos químicos, resíduos de saúde, lixo comum e materiais recicláveis.

 

Resíduos Químicos, de Saúde e Coleta Seletiva

 

 

Os resíduos químicos são classificados, rotulados, recolhidos e enviados para incineração semestralmente; já os resíduos de saúde são armazenados pelas unidades responsáveis e recolhidos duas vezes por semana e, também enviados para incineração.

 

A UFJF possui contrato, de recolhimento, transporte e incineração, com empresa especializada para esses serviços. Desde dezembro de 2017, a empresa que atende a UFJF é a Ambientec Soluções em Resíduos LTDA, com a qual renovamos o contrato para 2020.

 

Com relação aos resíduos destinados à coleta seletiva, a UFJF realiza o lançamento de Edital de Chamamento Público para seleção de Associação ou Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis visando à coleta dos materiais recicláveis descartados, passíveis de retorno ao seu ciclo produtivo, nos termos do Decreto Nº 5.940 de 25 de outubro de 2006 e demais normas pertinentes.

 

O objetivo do Edital é a seleção de associações ou cooperativas de catadores de materiais recicláveis para providenciar a destinação dos materiais descartados pela Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus Juiz de Fora, compreendendo as seguintes classes de materiais:

 

Classe 01 – Materiais plásticos, papéis, papelões e metais;

Classe 02 – Embalagens cartonadas tipo longa vida.

 

De acordo com o Edital, fica garantida a possibilidade de mais de uma associação ou cooperativa ser habilitada para a coleta. No caso em que mais de uma associação ou cooperativa seja habilitada, as mesmas firmarão acordo, perante a Comissão para a Coleta Seletiva Solidária para partilha dos resíduos recicláveis descartados.

 

Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho

 

 

Os projetos de qualidade de vida voltados aos trabalhadores da UFJF e desenvolvidos pela COSSBE/SIASS surgiram a partir de discussões no âmbito da universidade que culminaram com a Resolução do Conselho Superior nº 11/2014 que aprovou o PRÓ-VIDA – Programa para a Qualidade de Vida no Trabalho dos Servidores Públicos Federais da UFJF acessível em: https://www2.ufjf.br/progepe/servicos/saude-e-seguranca/vida-trabalho/

São constantes do PRÓ-VIDA os seguintes Programas de Promoção de Qualidade de Vida para os servidores:

 

  1. Acolhimento do servidor em situações de vulnerabilidade psicossocial
  2. Reinserção ao ambiente de trabalho
  3. Introdução à prática de Mindfulness
  4. Servidor saudável: grupo de corrida e caminhada (Projeto de Extensão/Treinamento Profissional)
  5. Ginástica Laboral Integrada
  6. Projeto de Atenção à Saúde Mental
  7. Vamos conversar…
  8. Yoga e Saúde
  9. Luz de Betânia: rodas de conversa e vivências de apoio à gestação, parto e puerpério
  10. Encontros da saúde: práticas educativas e reflexões de promoção à saúde no trabalho

 

AÇÕES E RESULTADOS

 

Materiais de Consumo

 

  1. Papel

 

Justificativa: Reduzir a aquisição e uso de papel, incluindo critérios de sustentabilidade.

Meta: Reduzir consumo de papel em 5% ao ano.

Para atendimento da meta proposta de redução do consumo de papel, foram implantadas as seguintes ações:

a) Efetivação do SEI (Sistema Eletrônico de Informação)

Através da Portaria nº 690 de dois de junho de 2017 se iniciou a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI!) no âmbito da Universidade Federal de Juiz de Fora. O SEI! é um software público, desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região e adotado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão como eixo estrutural do chamado Processo Eletrônico Nacional. Uma das principais características do sistema é a substituição do uso do papel por uma plataforma digital para a criação e tramitação de processos administrativos e documentos avulsos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho.

Todo o ciclo de vida dos documentos de natureza administrativa da UFJF passou, gradativamente, a ocorrer 100% pela via eletrônica, sem a necessidade de papel, como já ocorre, atualmente, com algumas atividades realizadas por outro sistema utilizado pela instituição e denominado SIGA (Sistema Integrado de Gestão Acadêmica).

A inovação de implantação do SEI! proporcionou mais eficiência, segurança e agilidade para ampliar as ações da UFJF em favor da sustentabilidade ambiental, além de gerar expressiva economia de verbas públicas com papel, impressoras, reprografia, correios, malotes, dentre outros objetos.

A redução do consumo de papel branco (A4) se apresenta de forma significativa no Gráfico nº 1. Verifica-se que houve uma redução acentuada no consumo de papel almaço nos períodos da Pandemia de Covid-19 pelo motivo de se realização de avaliações do tipo on- line. Com o retorno das aulas presenciais, observa-se que o consumo de papel almaço retorna à uma constância observada no período pré-pandemia, justificado pela realização de avaliações acadêmicas presenciais, onde se utiliza de forma acentuada o consumo desse tipo de papel.

 

b) Redução no número de impressoras – Ilhas de impressão com controle de uso

 

c) Aquisição de impressoras que trabalhem no modo frente e verso

 

A UFJF realiza regularmente licitações para contratação de ilhas de impressão com controle de uso, para prestação de serviços de impressão corporativa em regime de franquias para atender necessidades de impressão, cópia e digitalização; sistema de gerenciamento de impressões, com treinamento, manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos e fornecimento de insumos.

d) Campanha Institucional de conscientização para redução no consumo de

As campanhas de conscientização foram significativamente afetadas pelo advento da Pandemia de Covid-19, que interrompeu as atividades da UFJF nos anos de 2020 e 2021. O retorno pleno das atividades acadêmicas ocorreu no início de 2022, com calendários acadêmicos diferenciados até o momento. As campanhas foram adiadas. O Gráfico 1 apresenta a evolução do consumo de papel ao longo de cinco anos.

e) Intensificar uso de plataformas virtuais para atividades e avaliações.

Em virtude da Pandemia de Covid-19, as atividades da UFJF foram suspensas por tempo indeterminado em 16 de março de 2020.

Em 14 de agosto de 2020, o Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) publicou a RESOLUÇÃO nº 33/2020, que regulamentou a realização do ensino remoto emergencial nos cursos de graduação da UFJF, em caráter excepcional, seguindo as orientações de proteção à saúde no contexto da pandemia de Covid-19.

O ensino remoto emergencial foi adotado como uma alternativa que teve como princípios a qualidade acadêmica, a inclusão, as condições de trabalho e a vigência emergencial. Neste sentido, foram desenvolvidos de maneira temporária, com o intuito de desenvolver as atividades acadêmicas curriculares com mediação pedagógica, a partir da utilização de tecnologias digitais de informação e comunicação, possibilitando a interação entre o estudante, o professor e o conhecimento.

Mesmo após o encerramento da pandemia do Covid-19, as plataformas virtuais continuaram a serem utilizadas par determinadas atividades, possibilitando a ampliação de participações em ações da UFJF e contribuindo para a redução da emissão de poluentes, já que não há necessidade de deslocamento físico das pessoas envolvidas. Algumas atividades que permaneceram remotas foram: grupos de estudos/pesquisa; reuniões de projetos de extensão; participação em reuniões departamentais remotamente (dependendo da pauta), reduzindo faltas e cancelamentos por quórum; reuniões de NDE; bancas de defesa; atendimento a alunos (dependendo da situação); entre outros.

Gráfico 1 – Consumo de papel Branco (A4) e papel Almaço no âmbito da UFJF, no período de 2018 a 2022.

 

Fonte: PROINFRA, 2023

2. Copos Descartáveis

 

Justificativa: Reduzir a aquisição e uso de copos plásticos descartáveis, incluindo critérios de sustentabilidade.

Metas: Reduzir consumo de copos plásticos descartáveis em 20% ao ano. Ações realizadas para o cumprimento da meta:

a) Campanha de conscientização para redução do uso de copos plásticos descartáveis.

b) Incentivar uso de copos e/ou xícaras reutilizáveis no RU e nas unidades acadêmicas e

Por mais que o plástico seja um dos resíduos sólidos com maior potencial para as práticas de reciclagem, só no Brasil cerca de 100 mil toneladas de copos plásticos são produzidas anualmente e ainda não há uma prática de descarte satisfatória, o que faz com que essa grande quantidade de resíduos acabe em aterros sanitários – quando os municípios possuem esse tipo de instalação – ou despejados incorretamente no meio ambiente.

Em dezembro de 2019, a UFJF inicia campanha Copo Zero no Restaurante Universitário https://www2.ufjf.br/noticias/2019/12/05/ufjf-da-inicio-a-campanha-copo-zero-no- restaurante-universitario/

 

 

 

 

Com a intensificação das campanhas, houve uma decréscimo substancial no consumo de copos descartáveis no âmbito da UFJF, como pode ser observado no Gráfico 2.

c) Adquirir copos reutilizáveis para

d)Interromper compra de copos descartáveis

 

Após o advento da Pandemia de Covid-19, as ações propostas de utilização de copos reutilizáveis em eventos e a interrupção da compra foram adiadas em virtude das medidas de prevenção e controle contra o novo Coronavirus (SARs-CoV-2).

e) Promover condições nas unidades acadêmicas e administrativas para lavagem dos copos e/ou xícaras.

As condições para higienização dos copos e/ou xícaras nas Unidades Acadêmicas e Administrativas da UFJF se encontram nas copas das diversas unidades da Instituição. O Gráfico 2 apresenta o histórico de consumo de copos em cinco anos.

 

Gráfico 2 – Consumo de copos descartáveis de 200ml e 50ml no âmbito da UFJF, no período de 2018 a 2022

Fonte: PROINFRA, 2023

3. Cartuchos e Tonners para impressão

Justificativa: Racionalizar a aquisição e uso de cartuchos e toners para impressão, incluindo critérios de sustentabilidade e logística reversa.

Metas: Reduzir consumo de cartuchos e toners para impressão em 10% ao ano. Ações realizadas para o cumprimento da meta:

a) Implantação do SEI (Sistema Eletrônico de Informação)

Através da Portaria nº 690 de dois de junho de 2017 se iniciou a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI!) no âmbito da Universidade Federal de Juiz de Fora. O SEI! é um software público, desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região e adotado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão como eixo estrutural do chamado Processo Eletrônico Nacional.

Todo o ciclo de vida dos documentos de natureza administrativa da UFJF passou, gradativamente, a ocorrer 100% pela via eletrônica, sem a necessidade de papel, como já ocorre, atualmente, com algumas atividades realizadas por outro sistema utilizado pela instituição e denominado SIGA (Sistema Integrado de Gestão Acadêmica).

A inovação de implantação do SEI! proporcionou mais eficiência, segurança e agilidade para ampliar as ações da UFJF em favor da sustentabilidade ambiental, além de gerar expressiva economia de verbas públicas com papel, impressoras, reprografia, correios, malotes, dentre outros objetos.

b)Redução no número de impressoras – Ilhas de impressão com controle de uso

c)Aquisição de impressoras que trabalhem no modo frente e verso

A UFJF realiza regularmente licitações para contratação de ilhas de impressão com controle de uso, para prestação de serviços de impressão corporativa em regime de franquias para atender necessidades de impressão, cópia e digitalização; sistema de gerenciamento de impressões, com treinamento, manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos e fornecimento de insumos.

d)Campanha Institucional de conscientização para redução de impressões

As campanhas de conscientização foram significativamente afetadas pelo advento da Pandemia de Covid-19, que interrompeu as atividades da UFJF nos anos de 2020 e 2021. O retorno pleno das atividades acadêmicas ocorreu no início de 2022, com calendários acadêmicos diferenciados até o momento. As campanhas foram adiadas.

e)Compra com logística reversa

f)Compra de cartuchos adequados às impressoras.

Com o advento da obrigatoriedade de implantação da nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021), foram estabelecidas normas gerais de licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. A UFJF está se adaptando aos critérios da nova lei pra implantação da logística reversa nas licitações.

De acordo com as ações implementadas na Instituição, verifica-se uma redução no consumo de cartuchos e Tonners, conforme se verifica no Gráfico 3.

 

Gráfico 3 – Consumo de cartuchos e Tonners para impressão no âmbito da UFJF, no período de 2018 a 2022

 

Fonte: PROINFRA, 2023

 

Recursos Naturais

 

  1. Energia Elétrica

 

Justificativa: Reduzir o consumo de energia elétrica, incluindo critérios de sustentabilidade Metas: Reduzir consumo de energia elétrica em 5 % ao ano.

Ações realizadas para o cumprimento da meta:

a) Campanha para apagar as luzes e desligar os micros após o expediente

As campanhas de conscientização foram significativamente afetadas pelo advento da Pandemia de Covid-19, que interrompeu as atividades da UFJF nos anos de 2020 e 2021. O retorno pleno das atividades acadêmicas ocorreu no início de 2022, com calendários acadêmicos diferenciados até o momento. As campanhas foram adiadas.

b)Avaliar a utilização de sensor de presença em áreas comuns

c) Estudo para implantação de medidores de consumo em cada unidade

Em abril de 2023 foi publicada a Portaria GAB-REITOR/UFJF Nº 71 designando servidores para comporem a Comissão Permanente de Gestão Energética (CPGEN) da UFJF. Composta por engenheiros da PROINFRA (Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão) e professores da Faculdade de Engenharia da Instituição. A Comissão tem por atribuição adotar as recomendações necessárias para a implementação do Decreto 10.779/2021 no âmbito da Universidade Federal de Juiz de Fora; Estimular boas práticas de gestão energética; Implementar grupos de trabalho (GTs) dos

 

assuntos no âmbito da CPGEN e Assessorar a Administração Superior nos assuntos no âmbito da gestão energética da instituição. Dessa forma, a Comissão ficará a cargo de definir políticas a serem implantadas na UFJF, na temática proposta nas ações do PLS.

d) Implantar iluminação LED

e)Revisão das instalações elétricas mais antigas

f) Estudo de viabilidade de implantação do uso de células voltaicas

 

 

A PROINFRA vem realizando de forma sistemática, através Coordenação de Manutenção Elétrica, Eletrônica e Equipamentos, implantação de iluminação utilizando lâmpadas LED, revisão das instalações elétricas mais antigas e implantação de células fotovoltaicas para otimização do consumo de energia na Instituição.

A manutenção das subestações e instalações de alta e baixa tensão se realiza de forma regular com o objetivo de manter o sistema elétrico da Instituição funcionar com eficiência e economia. Em sintonia com as ações ligadas à sustentabilidade realizadas ao redor do mundo, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) investiu, no ano de 2020, R$ 2 milhões na aquisição de um conjunto de 27 módulos geradores de energia solar fotovoltaica. As placas, que totalizam 500 kW de potência gera energia elétrica que será injetada no sistema de distribuição de energia convencional (suprida pela Cemig), contribuindo com cerca de 15% do total demandado pela UFJF.

 

 

Gráfico 4 – Consumo de Energia Elétrica no âmbito da UFJF, no período de 2018 a 2022

Fonte: PROINFRA, 2023

 

2. Água Potável

 

Justificativa: Incentivar práticas de economia e do reuso de água. Metas: Reduzir consumo de água em 5% ao ano

 

Ações realizadas para o cumprimento da meta:

 

a) Campanhas de sensibilização do consumo consciente quanto ao uso da água

b)Orientação ao pessoal de limpeza e copa sobre uso racional da água.

 

 

As campanhas de conscientização foram significativamente afetadas pelo advento da Pandemia de Covid-19, que interrompeu as atividades da UFJF nos anos de 2020 e 2021. O retorno pleno das atividades acadêmicas ocorreu no início de 2022, com calendários acadêmicos diferenciados até o momento. As campanhas foram adiadas e devem ser retomadas para apresentação em um próximo relatório.

c) Estudo sobre reutilização da água da chuva e da água de ar-condicionado

 

 

Os projetos elaborados pela equipe técnica da PROINFRA vêm realizando a inserção de ações sustentáveis. Foi publicada uma ETS (Especificação Técnica de Serviços) visando orientar os projetistas na observação das melhores técnicas de projeto, disponível em: https://www2.ufjf.br/proinfra/especificacoes-tecnicas-de-servicos-ets/

 

d) Revisão das instalações hidráulicas na busca de vazamentos

e) Aquisição de descargas e torneiras econômicas

f) Adoção de lavagem ecológica na frota de veículos.

g) Estudo de viabilidade para instalação de hidrômetros por unidade

 

A PROINFRA realiza de forma sistemática, através Coordenação de Manutenção Civil e Reformas, a manutenção, monitoramento e reparo das instalações hidráulicas e sanitárias visando a redução de vazamentos. A substituição de torneiras e caixas de descarga por peças mais econômicas tem sido realizada à medida que apresentam necessidade de troca. Para otimização do consumo de água potável na Instituição, a equipe de técnicos da Coordenação monitora também o registro mensal dos hidrômetros para que os vazamentos sejam reparados com rapidez. Os veículos da UFJF são higienizados na própria instituição. Para a adoção da lavagem ecológica, é necessária a aquisição de novos equipamentos que não se tornou possível em decorrência de restrições orçamentárias.

Para monitoramento do consumo de água potável nas Unidades Acadêmicas e Administrativas serão instalados medidores. A ação foi adiada devido às restrições orçamentárias.

h) Levantamento do   número   de   destiladores   no campus, buscando redução e reaproveitamento da água descartada.

 

A Coordenação de Sustentabilidade está realizando o levantamento para implantação de medidas de reutilização da água advinda desses equipamentos.

 

Gráfico 5 – Consumo de Água Potável no âmbito da UFJF, no período de 2016 a 2022.

 

Fonte: PROINFRA, 2023

 

Resíduos Sólidos

 

  1. Coleta Seletiva

 

Justificativa: Otimizar a separação dos resíduos gerados, principalmente os materiais recicláveis para dar destinação adequada aos mesmos.

Metas: Aumentar a quantidade de material reciclável entregue para a associação de catadores em 20% ao ano.

 

Ações realizadas para o cumprimento da meta:

 

a) Campanha de conscientização da importância da separação dos resíduos.

As campanhas de conscientização foram significativamente afetadas pelo advento da Pandemia de Covid-19, que interrompeu as atividades da UFJF nos anos de 2020 e 2021. O retorno pleno das atividades acadêmicas ocorreu no início de 2022, com calendários acadêmicos diferenciados até o momento. As campanhas foram adiadas e devem ser retomadas para apresentação em um próximo relatório.

b) Ampliar recolhimento de materiais recicláveis para destinação ambientalmente correta.

 

 

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza processo seletivo para Associações e Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis participarem da coleta de materiais descartados pela instituição. A seleção ocorre através de Chamada Pública de seleção para associações ou cooperativas de catadores de materiais recicláveis, visando à coleta dos materiais recicláveis descartados, passíveis de retorno ao seu ciclo produtivo, nos termos do Decreto Nº 5.940 de 25 de outubro de 2006 e demais normas pertinentes.

Podem se inscrever as associações e cooperativas cujos catadores tenham a coleta como única fonte de renda, não possuam fins lucrativos, apresentem infraestrutura para realizar a triagem e a classificação dos materiais coletados e realizem o sistema de rateio entre os associados ou cooperados.

As entidades habilitadas são gerenciadas pela Coordenação de Sustentabilidade da UFJF para definir a operacionalização do trabalho e, no caso, de mais de uma associação ou cooperativa habilitadas, discutir a forma de partilha. Os materiais a serem coletados e reciclados foram divididos em três categorias:

Classe 01 – Plásticos, papéis, papelões e metais;

Classe 02 – Isopor;

Classe 03 – Embalagens cartonadas tipo longa vida.

 

Gráfico 6 – Coleta Seletiva de Material Reciclável na UFJF, no período de 2018 a 2022.

 

 

2. Resíduos Químicos

 

Justificativa: Racionalizar o uso de produtos químicos em aulas e pesquisas. Metas: Reduzir a quantidade de resíduos químicos a serem tratados em 5% ao ano.

 

Ações realizadas para o cumprimento da meta:

 

a) Campanha de conscientização da importância da redução da produção de resíduos químicos.

 

As campanhas de conscientização foram significativamente afetadas pelo advento da Pandemia de Covid-19, que interrompeu as atividades da UFJF nos anos de 2020 e 2021. O retorno pleno das atividades acadêmicas ocorreu no início de 2022, com calendários acadêmicos diferenciados até o momento. As campanhas foram adiadas e devem ser retomadas para apresentação em um próximo relatório.

b) Racionalizar a compra de produtos químicos

 

Através da PORTARIA/SEI Nº 574, DE 19 DE MAIO DE 2021 foi nomeado Comissão Permanente responsável pelo gerenciamento de compra, distribuição e elaboração de laudos técnicos de produtos químicos, insumos farmacêuticos e vidraria de laboratórios com a atribuição de racionalizar a compra de Produtos Químicos. Essa portaria foi alterada pela PORTARIA/SEI Nº 2076, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2022, ampliando as atribuições e controle sobre as compras e controle de armazenamentos de Produtos Químicos no âmbito da UFJF.

c) Promover condições de infraestrutura para recuperação e purificação de substâncias presentes no resíduo.

 

No dia 01 de maio de 2023 se iniciaram as obras de Construção do Almoxarifado de Produtos Químicos da UFJF.

 

Gráfico 7 – Resíduos Químicos recolhidos no âmbito da UFJF, no período de 2018 a 2022.

 

Fonte: PROINFRA, 2023

 

 

  1. Resíduos de Saúde

 

Justificativa: Racionalizar práticas e experimentos geradores de resíduos de saúde. Metas: Reduzir a quantidade de resíduos de saúde a serem tratados em 5% ao ano.

 

Ações realizadas para o cumprimento da meta:

 

a) Buscar alternativas para adoção de tecnologias que reduzam a quantidade de resíduos de saúde

b) Estudo de viabilidade de tratamento para reutilização, dos resíduos de maravalha.

 

Gráfico 8 – Resíduos Químicos recolhidos no âmbito da UFJF, no período de 2018 a 2022.

Fonte: PROINFRA, 2023

 

METAS E CONCLUSÃO

 

 

A Comissão de elaboração do Plano de Logística da UFJF entende que a manutenção e intensificação das ações que buscam alcançar os objetivos do plano devem ser a base da construção de uma política transversal na instituição, contudo, ações específicas e operacionais podem ser implementadas concomitantemente. Algumas delas são:

 

  • Empreender todos os esforços na direção do desenvolvimento de campanhas de conscientização e educação ambiental visando ampliar os resultados já alcançados.

 

  • Implantar o processo gerenciado de compostagem de resíduos de poda e O processo tem sua origem na varrição e poda das áreas verdes do campus, depende do recolhimento, pesagem, disposição e controle adequado das condições para produção de material orgânico apropriado para uso como adubo, controle do final do processo, pesagem do produto (adubo) e utilização nas áreas do campus.

 

  • Redução na compra de materiais não recicláveis, tais como, copos de plástico descartável. Direcionar esforços financeiros para compra de materiais com possibilidade de sofrer No caso dos copos, buscamos materiais biodegradáveis e/ou recicláveis.
  • Gerenciamento sistemático dos resíduos da construção civil gerados por manutenção e reformas da Contratar empresa responsável pelo recolhimento, transporte e destinação ambientalmente adequada de resíduos de obras.

 

As ações desenvolvidas nesse plano são imprescindíveis para cumprimento e estabelecimento de políticas de sustentabilidade institucional e, para o atendimento aos objetivos de desenvolvimento sustentáveis no que se refere à contribuição social e ambiental.

 

Os objetivos da ONU que podem ser relacionados com as ações são: a Erradicação da Pobreza (ODS01), Água Potável e Saneamento (ODS06), Trabalho Decente e Crescimento (ODS08), Redução das Desigualdades (ODS10), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS11), Consumo e Produção Responsáveis (ODS12), Vida na Água (ODS14) e Vida Terrestre (ODS15).