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Orientações para matrícula

A partir do 2º período no curso, a matrícula em disciplinas para o próximo período letivo é obrigação exclusiva do discente, e deve ser solicitada diretamente no SIGA dentro dos prazos indicados no calendário acadêmico da graduação. Nunca deixe de fazer sua solicitação de matrícula no prazo correto, ou corre o risco de ficar sem vaga nas turmas desejadas. Lembre-se também de que você poderá ser desligado da UFJF por abandono de curso caso fique sem matrículas em atividades acadêmicas num determinado período letivo e não solicite o trancamento do curso.

Abaixo estão listadas diversas orientações para o planejamento da matrícula, assim como detalhes sobre o funcionamento das etapas do processo de matrícula estabelecido na UFJF. Se mesmo assim ainda restarem dúvidas, não hesite em entrar em contato com a coordenação do curso pelo endereço coord.si@ufjf.br.

Se você ingressou no curso até o ano de 2022 (ou seja, está vinculado ao currículo 2016) e está desperiodizado, então leia as orientações de adaptação ao currículo 2023 (não é sobre troca de currículo, mas sim sobre como continuar no seu currículo sem prejuízos).

 

Saiba mais sobre a matrícula:
  1. Planejamento da matrícula
    1. Disciplinas com oferta anual
    2. Disciplinas com orientações específicas
  2. Matrícula no SIGA
    1. Primeira fase
    2. Segunda fase
    3. Terceira fase
  3. Ajustes da coordenação
  4. Perguntas frequentes

Planejamento da matrícula

Antes de tudo, faça um bom planejamento da sua matrícula! Consulte a sua grade curricular e também os planos departamentais (disponíveis no SIGA e na página de alguns departamentos) para saber quais disciplinas serão ofertadas no próximo período letivo.

Plano departamental do Departamento de Ciência da Computação (DCC)

Plano departamental do Departamento de Matemática (MAT)

Plano departamental do Departamento de Estatística (EST)

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Disciplinas com oferta anual

A maioria das disciplinas obrigatórias do curso de SI são oferecidas todos os semestres, alternando entre os períodos diurno e noturno. Especificamente, as disciplinas que estão em período par na grade curricular são ofertadas no turno noturno no primeiro semestre letivo do ano (e no turno diurno no segundo semestre letivo do ano). Por sua vez, as disciplinas que estão em período ímpar na grade curricular são ofertadas no turno noturno no segundo semestre letivo do ano (e no turno diurno no primeiro semestre letivo do ano). Entretanto, há um subconjunto específico de disciplinas obrigatórias que são oferecidas uma única vez ao ano (por não fazerem parte do currículo de outros cursos do DCC). A tabela abaixo lista as disciplinas obrigatórias na grade do Curso de Sistemas de Informação que são ofertadas pelo DCC uma única vez ao ano, sempre no período noturno. Dedique atenção especial para estas disciplinas no seu planejamento de matrícula.

CódigoNome da disciplinaPeríodo na grade (currículo)Semestre de ofertaObservações
DCC121Laboratório de Programação Web2º (2016)Última oferta em 2023.1
Será substituída por DCC202
EADDCC049Aspectos Legais da Informática2º (2016) / 4º (2023)Primeiro
EADDCC044Informática e Sociedade3º (2016) / 5º (2023)Segundo
DCC146Aspectos Teóricos da Computação4º (2016) / 6º (2023)Primeiro
DCC192Lab. de Programação de Sistemas Web5º (2016)SegundoÚltima oferta em 2024.3
Será substituída por DCC207
DCC193Lab. de Programação de Sistemas Web II6º (2016)PrimeiroÚltima oferta em 2025.1
Será substituída por DCC208
DCC049Empreendimentos em Informática6º (2016)PrimeiroÚltima oferta em 2025.1
Será substituída por DCC210
DCC154Gerência de Projetos7º (2016) / 8º (2023)Segundo até 2025.3
Primeiro a partir de 2027.1
Sem oferta em 2026
DCC168Teste de Software7º (2016) / 7º (2023)Segundo
DCC077Aspectos Avançados em Banco de Dados7º (2016) / 7º (2023)Segundo
DCC078Aspectos Avançados em Engenharia de Software7º (2016) / 7º (2023)Segundo
DCC145Aspectos Organizacionais de SI7º (2016) / 2º (2023)Segundo até 2024.3
Primeiro a partir de 2024.1
DCC165Segurança e Auditoria de Sistemas8º (2016) / 8º (2023)Primeiro
DCC166Sistemas de Apoio à Decisão8º (2016) / 8º (2023)Primeiro
DCC196Lab. de Programação para Dispositivos Móveis8º (2016)Última oferta em 2024.1
Será substituída por DCC209
DCC206Desenvolvimento Web II2º (2023)PrimeiroSubstitui DCC195
DCC207Desenvolvimento Web Front-end3º (2023)SegundoSubstitui DCC192
DCC209Desenvolvimento para Dispositivos Móveis4º (2023)PrimeiroPrimeira oferta em 2025.1
Substitui DCC196
DCC208Desenvolvimento Web Back-end6º (2023)PrimeiroPrimeira oferta em 2026.1
Substitui DCC193
DCC210Empreendedorismo Tecnológico6º (2023)PrimeiroPrimeira oferta em 2026.1
Substitui DCC049

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Disciplinas com orientações específicas

Sobre as disciplinas DCC199 – Algoritmos e DCC200 – Algoritmos II: estas disciplinas possuem carga horária total de 90h, sendo 60h em atividades teóricas e 30h em atividades práticas no laboratório. Ao fazer a matrícula no SIGA, você deve escolher uma turma teórica (DCC199 / DCC200) e também uma turma prática (DC5199 / DC5200). As componentes teórica e prática precisam ser cursadas juntas, e o SIGA não permitirá que você se matrícule em apenas em uma delas.

Sobre as disciplinas à distância com código EADDCC*: exceto pelas disciplinas EADDCC044 – Informática e Sociedade e EADCCC049 – Aspectos legais da informática (que são disciplinas obrigatórias no curso de SI), as demais disciplinas com código EADDCC* são oferecidas unicamente para o curso à distância de Licenciatura em Computação. Essas demais disciplinas obedecem a um calendário específico e, quando há atividades presenciais, as mesmas são realizadas aos sábados, no polo UAB de Juiz de Fora (que fica fora da UFJF). Por conta disso, essas demais disciplinas não aceitam matrículas de estudantes dos cursos presenciais diretamente no SIGA. Entretanto, as disciplinas EADDCC037 – Projeto de Software Educacional, EADDCC043 – Avaliação de Software Educacional e EADDCC048 – Objetos de Aprendizagem são uma exceção, pois estão listadas como disciplinas eletivas no currículo do curso de SI. Neste caso, alunos interessados em cursar essas disciplinas como eletivas devem solicitar a matrícula no período de ajuste da coordenação. A concessão de vagas estará condicionada à disponibilidade, após análise da coordenação do curso de Licenciatura em Computação.

Sobre as disciplinas de tópicos em * e seminários em *: as disciplinas de tópicos e seminários são disciplinas eletivas de ementa aberta. Isso significa que o conteúdo abordado nessas disciplinas fica à critério do professor, e pode mudar de um período para outro. Para saber o que vai ser estudado em cada disciplina (e também quais são os pré-requisitos para conseguir acompanhar as aulas), fique atento aos e-mails enviados pela coordenação de curso antes do início das matrículas.

Sobre as disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso (DCC194, DCC204 e/ou DCC205): a matrícula nestas disciplinas é feita pela coordenação de curso durante o período de ajuste. Fique atento ao e-mail enviado pela coordenação e preencha o formulário solicitando a matrícula (será necessário indicar o professor orientador já no momento da matrícula).

Sobre as turmas especiais da matemática: as turmas especiais são oferecidas exclusivamente para alunos que já cursaram a disciplina numa turma regular e foram reprovados (Artigo 45 do RAG). Nas turmas especiais, você será matriculado numa turma à distância, mas terá que fazer as avaliações presencialmente. Mesmo assim, você pode assistir as aulas nas turmas presenciais como ouvinte, desde que o professor da turma que você escolher frequentar não se oponha a isso.

Sobre as disciplinas de língua estrangeira: são ofertadas pelo Projeto de Universalização e aparecem no SIGA no plano departamental do Departamento de Universalização (UNI). Apenas as turmas com vagas reservadas no código 99A – Disciplinas Opcionais aceitarão matrícula pelo SIGA (independente da fase da matrícula).

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Matrícula no SIGA

O processo de matrícula no SIGA acontece em três fases distintas, sendo que o comportamento do sistema é diferente em cada fase.

Primeira fase

As vagas em cada uma das turmas ofertadas são inicialmente reservadas para discentes de cursos específicos. Quando você consulta o plano departamental, é possível acessar os detalhes das turmas e verificar quantas vagas foram reservadas para cada curso. Durante a primeira fase da matrícula, você deve solicitar matrícula apenas nas turmas que possuem vagas reservadas para o seu curso (Sistemas de Informação, código 76A), ou que tenham vagas indicadas como Disciplinas Opcionais (código 99A). Nesta fase não adianta solicitar matrícula em outras turmas, pois o sistema irá recusar seu pedido. É muito comum os discentes insistirem em turmas que não possuem vagas reservadas para seu curso (seja por conta do horário, do professor, etc.). Não adianta fazer isso neste momento, pois o sistema vai bloquear a matrícula, e no fim das contas você vai ficar sem a vaga na turma desejada e corre o risco de ficar sem vaga também nas outras turmas, que podem eventualmente ser ocupadas pelos outros alunos que fizeram a matrícula corretamente. A recomendação é que você sempre solicite a matrícula inicialmente nas turmas com vagas reservadas para seu curso. Assim, você vai garantir a sua vaga na disciplina e posteriormente poderá tentar a troca de turma (a depender da disponibilidade de vagas).

Após o prazo estabelecido no calendário acadêmico para esta primeira fase da matrícula, o SIGA fará o processamento dos pedidos, de acordo com as prioridades estabelecidas no Artigo 24 do RAG. Uma vez que o processamento esteja concluído, você pode acessar novamente o sistema e verificar o status de cada uma das solicitações de matrícula:

  • Matrícula OK: você conseguiu uma vaga na turma e sua matrícula está garantida.
  • Falta pré-requisito: você não conseguiu uma vaga na turma porque não tem o pré-requisito necessário para cursar essa disciplina. Neste caso, não adianta tentar se matricular novamente nas próximas fases, pois o sistema continuará recusando o pedido. A “quebra de pré-requisitos” em situações excepcionais para alunos formandos está prevista no Artigo 23 RAG. Neste caso, entre em contato com a coordenação do curso.
  • Coincidência de horário: você não conseguiu uma vaga na turma porque está tentando se matricular em duas (ou mais) turmas com coincidência de horários. A coincidência de horários em situações excepcionais para alunos formandos está prevista no Artigo 23 do RAG. Neste caso, entre em contato com a coordenação do curso.
  • Sem reserva: você não conseguiu uma vaga na turma porque não existem vagas reservadas para o seu curso nesta turma. Neste caso, você pode tentar novamente a matrícula na mesma turma já na segunda fase (se ainda houver vagas na turma, é claro).
  • Excedente: você não conseguiu uma vaga na turma porque todas as vagas reservadas para o seu curso já foram ocupadas por alunos do seu curso que possuem prioridade maior do que a sua no processo de matrícula (Artigo 24 do RAG). Isso não significa que a turma esteja lotada, pois vagas reservadas para outros cursos podem não ter sido ocupadas. Neste caso, você pode tentar novamente a matrícula na mesma turma já na segunda fase (se ainda houver vagas na turma, é claro).

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Segunda fase

A segunda fase permite que você faça ajustes nas matrículas que já conseguiu e também que solicite novas matrículas. A principal diferença é que na segunda fase você pode solicitar matrícula nas turmas que não possuem vaga reservada para seu curso, desde que a disciplina em questão faça parte da sua grade curricular (seja ela obrigatória ou eletiva). Ou seja, é neste momento que você pode tentar uma vaga que estava inicialmente reservada para outro curso e que não foi ocupada. Deste momento em diante não há mais reserva de vagas, e todos os alunos que possuem a disciplina em questão em suas grades curriculares irão “disputar” as vagas restantes na turma. Porém, há uma exceção: as vagas reservadas para CDARA são exclusivas para os ingressantes (calouros), logo estas vagas não estarão disponíveis neste segunda fase e nem na terceira fase).

Cuidado ao tentar trocar de turma: para solicitar vaga em outra turma de uma disciplina que você já está matriculado, primeiro é preciso desistir da vaga já conquistada. Neste caso, fique atento às informações exibidas pelo SIGA, principalmente em relação ao número de vagas disponíveis e ao número de solicitações realizadas até o momento na turma de interesse. Isso é um bom indicador sobre as chances que você tem de conseguir uma vaga naquela turma. Pense com cuidado para não correr o risco de ficar sem nenhuma vaga.

Após o prazo estabelecido no calendário acadêmico para esta segunda fase da matrícula, o SIGA fará novamente o processamento dos pedidos, de acordo com as prioridades estabelecidas no Artigo 24 do RAG. Uma vez que o processamento esteja concluído, você pode acessar novamente o sistema e verificar o status de cada uma das solicitações de matrícula (que possuem o mesmo significado do resultado exibido para a primeira fase, exceto para o “excedente”):

  • Excedente: você não conseguiu uma vaga na turma porque todas as vagas da turma já foram ocupadas por alunos que possuem prioridade maior do que a sua no processo de matrícula (Artigo 24 do RAG). Neste caso, como a turma está lotada, não adianta tentar se matricular novamente na próxima fase. A recomendação neste caso é procurar por outras turmas dessa mesma disciplina que ainda tenham vagas.

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Terceira fase

A terceira (e última) fase permite que você faça ajustes nas matrículas que conseguiu e também que solicite novas matrículas. A principal diferença é que na terceira fase você pode solicitar matrícula em qualquer turma de qualquer disciplina da UFJF que ainda tenha vagas sobrando (independente se ela faz ou não parte da sua grade curricular). Ou seja, este é o momento final para que você faça seus ajustes na matrícula e tente vaga nas disciplinas optativas (aquelas que não fazem parte da sua grade).

Após o prazo estabelecido no calendário acadêmico para esta terceira fase da matrícula, o SIGA fará novamente o processamento dos pedidos, de acordo com as prioridades estabelecidas no RAG. Uma vez que o processamento esteja concluído, você pode acessar novamente o sistema e verificar o status de cada uma das solicitações de matrícula (que possuem o mesmo significado do resultado exibido para a segunda fase).

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Ajustes da coordenação

A etapa final do processo de matrícula consiste em ajustes feitos pela coordenação do curso. Os ajustes serão totalmente à distância, através de solicitação via formulário que será disponibilizado por e-mail ao final da terceira fase da matrícula. Não serão atendidos pedidos de ajuste de matrícula enviados por e-mail.

Observe as seguintes instruções gerais para esta etapa:

  • Lembre-se que o ajuste pela coordenação serve para o aluno ajustar o que que não foi possível fazer durante o processo de matrícula normal. Quem deixar para fazer a matrícula completa na época de ajuste ficará por último no processo.
  • Pedidos com solicitações incorretas ou incompletas serão desconsiderados (por exemplo, sem o código da disciplina + turma, número de matrícula errado, etc). Cabe ao aluno verificar atentamente no SIGA as informações das turmas e vagas antes de fazer a solicitação.
  • O aluno que solicitar ajuste de matrícula deve verificar regularmente o seu atestado de matrícula no SIGA para confirmar se conseguiu a vaga ou não. Tenha em mente que são dezenas (ou centenas!) de ajustes feitos pela coordenação todos os semestres, e é inviável responder individualmente cada uma das solicitações.

Recomenda-se que o aluno aguardando ajuste de matrícula frequente as aulas das disciplinas desejadas desde o primeiro dia. Assim, se o aluno conseguir a vaga não haverá prejuízo em relação ao conteúdo já lecionado. Caso o aluno não consiga a vaga, então é preciso parar de frequentar as aulas e tentar novamente no próximo período.

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Perguntas frequentes

  1. A turma que eu quero de uma determinada disciplina não aparece no SIGA. O que fazer? Primeiro, é preciso ter certeza de que existe turma deste disciplina sendo ofertada. Para isso, consulte o plano departamental. Se a turma existir, tenha em mente que durante a primeira fase da matrícula, o SIGA irá mostrar somente as turmas que possuem reserva de vagas para o seu curso. Se a turma não estiver lá, não adianta tentar fazer a matricula nesta fase. Durante a segunda fase da matrícula, o SIGA irá mostrar todas as turmas das disciplinas da grade que possuem vagas. Entretanto, se por algum motivo o SIGA não exibir a turma desejada, você pode usar a aba “incluir turma extra” para informar o código da disciplina e a letra da turma.
  2. Vou começar o TCC neste período mas não encontrei a disciplina no SIGA para matricular. O que fazer? A matrícula em TCC é feita durante o período de ajuste pela coordenação do curso. Faça o seu pedido via formulário enviado pela coordenação por e-mail.
  3. Posso me matricular em uma disciplina do meio ou do final do curso, mesmo estando no começo? Pode sim, desde que você já tenha os pré-requisitos necessários para cursar a disciplina.
  4. Qual a diferença entre disciplina eletiva e optativa? Disciplinas eletivas são aquelas que complementam a formação do aluno no curso e estão listadas no currículo. Disciplinas optativas são aquelas que visam a formação em cultura geral, podendo ser qualquer disciplina de nível superior.
  5. Fui aluno de outro curso da UFJF ou de outra instituição e gostaria de aproveitar as disciplinas que já cursei. O que fazer? Neste caso você deve solicitar o aproveitamento de estudos na central de atendimento da UFJF.
  6. Posso me matricular em turmas especiais? Pode sim, desde que você já tenha cursado a disciplina em turma regular ao menos uma vez.
  7. Posso me matricular em disciplinas de tópicos ou seminários? Pode sim, mas é importante que você verifique antes o conteúdo que será ministrado em cada disciplina e também os pré-requisitos exigidos pela mesma. A coordenação envia estas informações aos alunos por e-mail antes do período de matrícula.
  8. Posso me matricular em disciplinas à distância (aquelas com código EADDCC*)? Nas disciplinas EADDCC044 – Informática e Sociedade e EADDCC049 – Aspectos Legais da informática, sim (diretamente no SIGA)! Nas disciplinas EADDCC037 – Projeto de Software Educacional, EADDCC043 – Avaliação de Software Educacional e EADDCC048 – Objetos de Aprendizagem, sim (durante o período de ajuste da coordenação, via formulário). Nas demais disciplinas EADDCC*, não.
  9. Posso me matricular em disciplina que ainda não tenho o(s) pré-requisito(s)? Via de regra, não! Formandos que se enquadrem no Artigo 23 do RAG devem consultar a coordenação de curso sobre quebra de pré-requisitos.
  10. Posso me matricular em disciplina com coincidência de horário? Via de regra, não! Formandos que se enquadrem no Artigo 23 do RAG devem consultar a coordenação de curso sobre coincidência de horários.
  11. Quero me matricular em uma disciplina de outro curso. O que fazer? Se a disciplina desejada não faz parte da sua grade curricular, então você deve aguardar a terceira fase para solicitar a matrícula diretamente no SIGA. Se a disciplina desejada faz parte da sua grade curricular, então você pode tentar a matrícula já na segunda fase.
  12. Sou do currículo 2016. Posso cursar EST028 – Introdução à Estatística para substituir EST029 – Cálculo de Probabilidades? Não. As disciplinas não são equivalentes. EST028 é uma disciplina eletiva para o currículo 2016.
  13. Sou do currículo 2016. Posso cursar CAD014 – Administração e Organização de Empresas para substituir CAD076 – Princípios Gerais de Administração I? Sim. As disciplinas são equivalentes.
  14. Sou do currículo 2016. A disciplina que eu preciso cursar não é mais ofertada pelo DCC. O que fazer? Leia a página de adaptação ao currículo 2023 para compreender as mudanças e se adequar às novas disciplinas.
  15. Sou do currículo 2016. Preciso cursar DCC200 – Algoritmos II? Apenas se você ainda não foi aprovado em DCC107 – Laboratório de Programação II. Neste caso, você tem que cursar DCC200 para obter equivalência automática de DCC107.
  16. Sou do currículo 2016. Preciso cursar DCC013 – Estrutura de Dados, mesmo tendo cursado DCC200 – Algoritmos II? Sim, pois DCC013 é disciplina obrigatória neste currículo. A ementa de DCC013 foi reformulada para dar continuidade ao conteúdo visto em DCC200.
  17. Sou do currículo 2016. Preciso cursar DCC163 – Pesquisa Operacional? Sim, pois DCC163 é disciplina obrigatória neste currículo.
  18. Sou do currículo 2016. Posso cursar as novas disciplinas do currículo 2023? Sim. A maioria das novas disciplinas substituem disciplinas antigas que deixarão de ser ofertadas. Leia a página de adaptação ao currículo 2023 para compreender as mudanças e se adequar às novas disciplinas.
  19. Sou do currículo 2023. Posso cursar disciplinas que estão apenas no currículo 2016? Via de regra, não (até porque essas disciplinas deixarão de ser ofertadas). Mas vale a pena consultar o seu currículo para verificar se há alguma equivalência registrada (se houver então você pode cursar a disciplina desejada).

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