A partir do 2º período no curso, a matrícula em disciplinas para o próximo período letivo é obrigação exclusiva do discente, e deve ser solicitada diretamente no SIGA dentro dos prazos indicados no calendário acadêmico da graduação. Nunca deixe de fazer sua solicitação de matrícula no prazo correto, ou corre o risco de ficar sem vaga nas turmas desejadas. Lembre-se também de que você poderá ser desligado da UFJF por abandono de curso caso fique sem matrículas em atividades acadêmicas num determinado período letivo e não solicite o trancamento do curso.
Abaixo estão listadas diversas orientações para o planejamento da matrícula, assim como detalhes sobre o funcionamento das etapas do processo de matrícula estabelecido na UFJF. Se mesmo assim ainda restarem dúvidas, não hesite em entrar em contato com a coordenação do curso pelo endereço coord.si@ufjf.br.
Se você ingressou no curso até o ano de 2022 (ou seja, está vinculado ao currículo 2016) e está desperiodizado, então leia as orientações de adaptação ao currículo 2023 (não é sobre troca de currículo, mas sim sobre como continuar no seu currículo sem prejuízos).
Saiba mais sobre a matrícula:
Antes de tudo, faça um bom planejamento da sua matrícula! Consulte a sua grade curricular e também os planos departamentais (disponíveis no SIGA e na página de alguns departamentos) para saber quais disciplinas serão ofertadas no próximo período letivo.
Plano departamental do Departamento de Ciência da Computação (DCC)
Plano departamental do Departamento de Matemática (MAT)
Plano departamental do Departamento de Estatística (EST)
A maioria das disciplinas obrigatórias do curso de SI são oferecidas todos os semestres, alternando entre os períodos diurno e noturno. Especificamente, as disciplinas que estão em período par na grade curricular são ofertadas no turno noturno no primeiro semestre letivo do ano (e no turno diurno no segundo semestre letivo do ano). Por sua vez, as disciplinas que estão em período ímpar na grade curricular são ofertadas no turno noturno no segundo semestre letivo do ano (e no turno diurno no primeiro semestre letivo do ano). Entretanto, há um subconjunto específico de disciplinas obrigatórias que são oferecidas uma única vez ao ano (por não fazerem parte do currículo de outros cursos do DCC). A tabela abaixo lista as disciplinas obrigatórias na grade do Curso de Sistemas de Informação que são ofertadas pelo DCC uma única vez ao ano, sempre no período noturno. Dedique atenção especial para estas disciplinas no seu planejamento de matrícula.
Código | Nome da disciplina | Período na grade (currículo) | Semestre de oferta | Observações |
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DCC121 | Laboratório de Programação Web | 2º (2016) | Última oferta em 2023.1 Será substituída por DCC202 |
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EADDCC049 | Aspectos Legais da Informática | 2º (2016) / 4º (2023) | Primeiro | |
EADDCC044 | Informática e Sociedade | 3º (2016) / 5º (2023) | Segundo | |
DCC146 | Aspectos Teóricos da Computação | 4º (2016) / 6º (2023) | Primeiro | |
DCC192 | Lab. de Programação de Sistemas Web | 5º (2016) | Segundo | Última oferta em 2024.3 Será substituída por DCC207 |
DCC193 | Lab. de Programação de Sistemas Web II | 6º (2016) | Primeiro | Última oferta em 2025.1 Será substituída por DCC208 |
DCC049 | Empreendimentos em Informática | 6º (2016) | Primeiro | Última oferta em 2025.1 Será substituída por DCC210 |
DCC154 | Gerência de Projetos | 7º (2016) / 8º (2023) | Segundo até 2025.3 Primeiro a partir de 2027.1 | Sem oferta em 2026 |
DCC168 | Teste de Software | 7º (2016) / 7º (2023) | Segundo | |
DCC077 | Aspectos Avançados em Banco de Dados | 7º (2016) / 7º (2023) | Segundo | |
DCC078 | Aspectos Avançados em Engenharia de Software | 7º (2016) / 7º (2023) | Segundo | |
DCC145 | Aspectos Organizacionais de SI | 7º (2016) / 2º (2023) | Segundo até 2024.3 Primeiro a partir de 2024.1 | |
DCC165 | Segurança e Auditoria de Sistemas | 8º (2016) / 8º (2023) | Primeiro | |
DCC166 | Sistemas de Apoio à Decisão | 8º (2016) / 8º (2023) | Primeiro | |
DCC196 | Lab. de Programação para Dispositivos Móveis | 8º (2016) | Última oferta em 2024.1 Será substituída por DCC209 |
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DCC206 | Desenvolvimento Web II | 2º (2023) | Primeiro | Substitui DCC195 |
DCC207 | Desenvolvimento Web Front-end | 3º (2023) | Segundo | Substitui DCC192 |
DCC209 | Desenvolvimento para Dispositivos Móveis | 4º (2023) | Primeiro | Primeira oferta em 2025.1 Substitui DCC196 |
DCC208 | Desenvolvimento Web Back-end | 6º (2023) | Primeiro | Primeira oferta em 2026.1 Substitui DCC193 |
DCC210 | Empreendedorismo Tecnológico | 6º (2023) | Primeiro | Primeira oferta em 2026.1 Substitui DCC049 |
Sobre as disciplinas DCC199 – Algoritmos e DCC200 – Algoritmos II: estas disciplinas possuem carga horária total de 90h, sendo 60h em atividades teóricas e 30h em atividades práticas no laboratório. Ao fazer a matrícula no SIGA, você deve escolher uma turma teórica (DCC199 / DCC200) e também uma turma prática (DC5199 / DC5200). As componentes teórica e prática precisam ser cursadas juntas, e o SIGA não permitirá que você se matrícule em apenas em uma delas.
Sobre as disciplinas à distância com código EADDCC*: exceto pelas disciplinas EADDCC044 – Informática e Sociedade e EADCCC049 – Aspectos legais da informática (que são disciplinas obrigatórias no curso de SI), as demais disciplinas com código EADDCC* são oferecidas unicamente para o curso à distância de Licenciatura em Computação. Essas demais disciplinas obedecem a um calendário específico e, quando há atividades presenciais, as mesmas são realizadas aos sábados, no polo UAB de Juiz de Fora (que fica fora da UFJF). Por conta disso, essas demais disciplinas não aceitam matrículas de estudantes dos cursos presenciais diretamente no SIGA. Entretanto, as disciplinas EADDCC037 – Projeto de Software Educacional, EADDCC043 – Avaliação de Software Educacional e EADDCC048 – Objetos de Aprendizagem são uma exceção, pois estão listadas como disciplinas eletivas no currículo do curso de SI. Neste caso, alunos interessados em cursar essas disciplinas como eletivas devem solicitar a matrícula no período de ajuste da coordenação. A concessão de vagas estará condicionada à disponibilidade, após análise da coordenação do curso de Licenciatura em Computação.
Sobre as disciplinas de tópicos em * e seminários em *: as disciplinas de tópicos e seminários são disciplinas eletivas de ementa aberta. Isso significa que o conteúdo abordado nessas disciplinas fica à critério do professor, e pode mudar de um período para outro. Para saber o que vai ser estudado em cada disciplina (e também quais são os pré-requisitos para conseguir acompanhar as aulas), fique atento aos e-mails enviados pela coordenação de curso antes do início das matrículas.
Sobre as disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso (DCC194, DCC204 e/ou DCC205): a matrícula nestas disciplinas é feita pela coordenação de curso durante o período de ajuste. Fique atento ao e-mail enviado pela coordenação e preencha o formulário solicitando a matrícula (será necessário indicar o professor orientador já no momento da matrícula).
Sobre as turmas especiais da matemática: as turmas especiais são oferecidas exclusivamente para alunos que já cursaram a disciplina numa turma regular e foram reprovados (Artigo 45 do RAG). Nas turmas especiais, você será matriculado numa turma à distância, mas terá que fazer as avaliações presencialmente. Mesmo assim, você pode assistir as aulas nas turmas presenciais como ouvinte, desde que o professor da turma que você escolher frequentar não se oponha a isso.
Sobre as disciplinas de língua estrangeira: são ofertadas pelo Projeto de Universalização e aparecem no SIGA no plano departamental do Departamento de Universalização (UNI). Apenas as turmas com vagas reservadas no código 99A – Disciplinas Opcionais aceitarão matrícula pelo SIGA (independente da fase da matrícula).
O processo de matrícula no SIGA acontece em três fases distintas, sendo que o comportamento do sistema é diferente em cada fase.
As vagas em cada uma das turmas ofertadas são inicialmente reservadas para discentes de cursos específicos. Quando você consulta o plano departamental, é possível acessar os detalhes das turmas e verificar quantas vagas foram reservadas para cada curso. Durante a primeira fase da matrícula, você deve solicitar matrícula apenas nas turmas que possuem vagas reservadas para o seu curso (Sistemas de Informação, código 76A), ou que tenham vagas indicadas como Disciplinas Opcionais (código 99A). Nesta fase não adianta solicitar matrícula em outras turmas, pois o sistema irá recusar seu pedido. É muito comum os discentes insistirem em turmas que não possuem vagas reservadas para seu curso (seja por conta do horário, do professor, etc.). Não adianta fazer isso neste momento, pois o sistema vai bloquear a matrícula, e no fim das contas você vai ficar sem a vaga na turma desejada e corre o risco de ficar sem vaga também nas outras turmas, que podem eventualmente ser ocupadas pelos outros alunos que fizeram a matrícula corretamente. A recomendação é que você sempre solicite a matrícula inicialmente nas turmas com vagas reservadas para seu curso. Assim, você vai garantir a sua vaga na disciplina e posteriormente poderá tentar a troca de turma (a depender da disponibilidade de vagas).
Após o prazo estabelecido no calendário acadêmico para esta primeira fase da matrícula, o SIGA fará o processamento dos pedidos, de acordo com as prioridades estabelecidas no Artigo 24 do RAG. Uma vez que o processamento esteja concluído, você pode acessar novamente o sistema e verificar o status de cada uma das solicitações de matrícula:
A segunda fase permite que você faça ajustes nas matrículas que já conseguiu e também que solicite novas matrículas. A principal diferença é que na segunda fase você pode solicitar matrícula nas turmas que não possuem vaga reservada para seu curso, desde que a disciplina em questão faça parte da sua grade curricular (seja ela obrigatória ou eletiva). Ou seja, é neste momento que você pode tentar uma vaga que estava inicialmente reservada para outro curso e que não foi ocupada. Deste momento em diante não há mais reserva de vagas, e todos os alunos que possuem a disciplina em questão em suas grades curriculares irão “disputar” as vagas restantes na turma. Porém, há uma exceção: as vagas reservadas para CDARA são exclusivas para os ingressantes (calouros), logo estas vagas não estarão disponíveis neste segunda fase e nem na terceira fase).
Cuidado ao tentar trocar de turma: para solicitar vaga em outra turma de uma disciplina que você já está matriculado, primeiro é preciso desistir da vaga já conquistada. Neste caso, fique atento às informações exibidas pelo SIGA, principalmente em relação ao número de vagas disponíveis e ao número de solicitações realizadas até o momento na turma de interesse. Isso é um bom indicador sobre as chances que você tem de conseguir uma vaga naquela turma. Pense com cuidado para não correr o risco de ficar sem nenhuma vaga.
Após o prazo estabelecido no calendário acadêmico para esta segunda fase da matrícula, o SIGA fará novamente o processamento dos pedidos, de acordo com as prioridades estabelecidas no Artigo 24 do RAG. Uma vez que o processamento esteja concluído, você pode acessar novamente o sistema e verificar o status de cada uma das solicitações de matrícula (que possuem o mesmo significado do resultado exibido para a primeira fase, exceto para o “excedente”):
A terceira (e última) fase permite que você faça ajustes nas matrículas que conseguiu e também que solicite novas matrículas. A principal diferença é que na terceira fase você pode solicitar matrícula em qualquer turma de qualquer disciplina da UFJF que ainda tenha vagas sobrando (independente se ela faz ou não parte da sua grade curricular). Ou seja, este é o momento final para que você faça seus ajustes na matrícula e tente vaga nas disciplinas optativas (aquelas que não fazem parte da sua grade).
Após o prazo estabelecido no calendário acadêmico para esta terceira fase da matrícula, o SIGA fará novamente o processamento dos pedidos, de acordo com as prioridades estabelecidas no RAG. Uma vez que o processamento esteja concluído, você pode acessar novamente o sistema e verificar o status de cada uma das solicitações de matrícula (que possuem o mesmo significado do resultado exibido para a segunda fase).
A etapa final do processo de matrícula consiste em ajustes feitos pela coordenação do curso. Os ajustes serão totalmente à distância, através de solicitação via formulário que será disponibilizado por e-mail ao final da terceira fase da matrícula. Não serão atendidos pedidos de ajuste de matrícula enviados por e-mail.
Observe as seguintes instruções gerais para esta etapa:
Recomenda-se que o aluno aguardando ajuste de matrícula frequente as aulas das disciplinas desejadas desde o primeiro dia. Assim, se o aluno conseguir a vaga não haverá prejuízo em relação ao conteúdo já lecionado. Caso o aluno não consiga a vaga, então é preciso parar de frequentar as aulas e tentar novamente no próximo período.