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Minicursos

Serão oferecidos três minicursos aos participantes. Cada participante poderá escolher somente um minicurso. Na ficha de inscrição, haverá a possibilidade de ordenar sua preferência pelos minicursos disponíveis. Caso o número de vagas se esgote, sua segunda opção será acionada, e assim por diante.

Os interessados em se inscrever como OUVINTE e MINICURSO poderão fazer uma única inscrição, por apenas R$20,00.

O valor de inscrição apenas do minicurso é de R$10,00.

 FICHA DE INSCRIÇÃO

Estamos em contato com os professores convidados aos minicursos para que disponibilizem um resumo de suas aulas. Em breve, as duas outras opções.

MINICURSO 1: Legados e Trajetórias: reformas de mercado e políticas de desenvolvimento no Brasil, Índia e China.

– Ignacio Godinho Delgado

  • Professor do Departamento de História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
  • PPGs em História e Ciências Sociais da UFJF
  • Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia-Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT-PPED)

Resumo: O contexto regulatório da economia mundial no-pós II Guerra e a “brecha desenvolvimentista”. Padrões das políticas de emparelhamento no pós-II Guerra e as trajetórias do Brasil, Índia e China até ao advento do neoliberalismo. Reformas de mercado – características, condicionantes externos e internos. Políticas de desenvolvimento no Brasil, na China e na Índia no contexto das reformas de mercado: legados, dilemas de coordenação e perspectivas.

MINICURSO 2: Ditadura Militar e Oposição: A Frente Ampla (1966-1968)

– Prof. Dr. Márcio de Paiva Delgado

  • Professor do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.

Resumo: Breve bibliografia política das principais lideranças da Frente Ampla durante a Experiência Democrática (1945-1964): Carlos Lacerda, Juscelino Kubitscheck e João Goulart. As crises institucionais entre 1955 e 1964 e o processo de construção dos três principais partidos (UDN, PSD, PTB) e das culturas políticas brasileiras no pós-1945: udenismo-lacerdismo, pessedismo-juscelinismo, trabalhismo-varguista-janguismo. O Golpe de 1964, vitoriosos e derrotados. O processo de rompimento de Lacerda com os golpistas. Início das conversações entre Lacerdistas, Juscelinistas, Janguistas e comunistas. A organização da Frente Ampla e o início de suas atividades públicas e início dos contatos com o movimento sindical. 1968: Repressão, violência e fechamento do Frente Ampla. AI-5 e a cassação em definitivo do legado da Frente Ampla.

MINICURSO 3: Memórias musicais no período da ditadura militar no Brasil através de vinis

– Prof. Bruno Tuler

  • Formado em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora com especialização em Ciências Humanas (Brasil: Estado e Sociedade) pela mesma instituição;
  • Professor da rede Estadual e da Prefeitura de ensino;
  • Músico e discotecário, membro dos projetos “Ou Sim… Música, poesia e outras esquinas”, Discontrole (discotecagem com vinil) e Verbo em discontrole (poesia e música) e um dos organizadores do Encontro de Compositores de Juiz de Fora.

– Me. Edson Leão:

  • Formado em Jornalismo pela FACOM-UFJF e mestre em Teoria da Literatura pela Faculdade de Letras da UFJF;
 
  • Realização de palestras sobre história da MPB e do rock e espetáculos musicais didáticos sobre os mesmos temas, em escolas públicas e particulares (Colégio Santa Catarina e CEM) e universidades (UFJF).]

Resumo: Apesar do papel fundamental das novas tecnologias para preservação e divulgação da memória musical, a desmaterialização da música, através principalmente da internet, cria uma relação descontextualizada e fragmentada com essa produção. O contato direto com as fontes primárias (os vinis) visa recuperar uma relação mais direta com a integridade global das obras (capas originais, encartes, em muitos casos, a relação conceitual entre as faixas de um mesmo álbum, contextualização histórica, entre outros pontos). O objetivo é proporcionar uma reflexão mais ampla sobre a história da música popular brasileira e suas influências internacionais, no período que antecede a ditadura militar no Brasil até os anos posteriores a seu declínio (décadas de 1950 a 1980), a partir do seu principal suporte material, o vinil. O curso parte da perspectiva de que a análise dos suportes originais em que essas obras foram gravadas é fundamental para uma compreensão mais profunda dos significados estéticos e históricos da produção musical no Brasil.

Recursos Didáticos: Aulas Expositivas, audições comentadas, exibição de material áudio-visual, palestras, leitura e debate de textos.