Bem vindos ao curso de especialização “Escolas Resilientes e Educação para a Redução do Risco de Desastres”!
Conheça um pouco sobre nossa logo!
Seu design circular simboliza a abordagem abrangente sobre resiliência e redução de riscos. No centro, três indivíduos estilizados emergem de um livro aberto, representando cooperação e preparação. As cores roxa e verde denotam seriedade e esperança, refletindo o compromisso com a resiliência. Nas inscrições “Escolas Resilientes” e “Educação para Redução do Risco de Desastres”, a palavra “Especialização” destaca a profundidade do curso. Em suma, a logo transmite uma educação focada na preparação, cooperação e fortalecimento das instituições escolares, com prioridade para a segurança e o bem-estar da comunidade escolar.
Edital de Seleção Turma 1
RETIFICAÇÃO Nº 1 Edital 04/2024
|
INSCRIÇÕES ENCERRADAS!Acesse o Resultado Final e todas as publicações do processo seletivo. Agradecemos aos 850 Interessados em se tornar Especialista em Escolas Resilientes e Educação para Redução do Risco de Desastres! Interessados nos Cursos: 📚Se você ainda não faz parte dessa REDE, e tem interesse de participar das capacitações promovidas pela nossa Equipe da UFJF, preencha esse formulário manifestando o seu interesse para receber notícias de novas oportunidades! Candidatos Classificados: 📌Fiquem atentos ao seu e-mail, conforme prazo previsto no edital 04/2024, para possíveis chamadas de excedentes! Atenção: Candidatos Aprovados!O curso de Especialização Escolas Resilientes e Educação para a Redução do Risco de Desastres iniciará em 04/04/2024, conforme Edital de Seleção 04/2024. 🚀🖥️Fiquem atentos ao seu e-mail, onde receberão todas as instruções necessárias para começar essa jornada conosco📚📱 Aguardamos vocês com entusiasmo! Atenciosamente, Coordenação do Curso Escolas Resilientes e Educação para a Redução do Risco de Desastres |
Sobre o Curso “Junte-se ao nosso curso pioneiro para fortalecer a segurança escolar e a capacidade de resposta das comunidades educacionais diante de desastres. Oferecido pela Faculdade de Engenharia da UFJF, este programa multidisciplinar é uma oportunidade única para agentes públicos, especialmente profissionais da área educacional”. Detalhes do Curso Nome: Escolas Resilientes e Educação para a Redução do Risco de Desastres Modalidade: A Distância Duração: 22/04/2024 a 22/10/2025 Carga Horária: 420 horas Vagas Disponíveis: 150 Taxas: Totalmente gratuito |
Acesse a gravação da live no link: https://www.youtube.com/live/9g_8jMisjvU?si=I_b6ZLZyXRAubipc&t=456
Objetivos do Curso: O objetivo é desenvolver uma autoavaliação escolar, identificando riscos e perigos nas instalações e acessos.
Estrutura e Disciplinas do Curso
Metodologia: Conteúdos didáticos na Plataforma EAD, vídeo aulas, encontros online, estudos de caso.
Avaliação: Avaliações e projetos na Plataforma Moodle UFJF.
Disciplina: Metodologia ao Ensino a Distância
Ementa: A orientação em EAD; O ensino e a aprendizagem na modalidade EAD; Hábitos de estudos; Estilos de aprendizagem; ambiente de aprendizagem a distância – Moodle; Internet; Ferramentas de aprendizagem no ambiente web; Utilização de materiais didáticos impresso, virtual e audiovisual; Prática em aprendizagem e ensino na modalidade EAD. O Papel do Tutor, do professor e coordenador de curso.
Disciplina: Metodologia da Pesquisa (30h)
Ementa: A metodologia e os tipos da pesquisa. Estruturação, organização e normatização do trabalho acadêmicos considerando as normas atuais da ABNT. As etapas do projeto de pesquisa e a importância do planejamento. O levantamento de dados para elaboração de um trabalho acadêmico. Tipos de fontes de informação e da pesquisa bibliográfica em bases de dados. Citações, referências bibliográficas e o uso de mecanismos e gerenciadores de referências.
Disciplina: Fundamentos da Educação para a Redução do Risco de Desastres (90h)
Ementa: Evolução e importância da RRD; Impacto dos desastres na educação e desafios futuros com mudanças climáticas e urbanização; Diferenciação entre vulnerabilidades e desastres de múltiplas tipologias; Introdução ao papel da educação na redução do risco de desastres; Abordagem da Educação para Redução de Riscos e Desastres (ERRD) no currículo escolar; Abordagem para Todos os Perigos e Riscos; Relação com os frameworks globais como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o Sendai Framework para Redução de Riscos de Desastres; Materiais didáticos inovadores e gamificação na pedagogia; Análise de estudos de caso específicos; Implementação prática de iniciativas para a ERRD.
Disciplina: Seminário de Avaliação de Riscos nas Escolas (60h)
Ementa: Fundamentos da avaliação de riscos; Abordagem do risco sistêmico, Técnicas qualitativas e quantitativas; Desastres de múltiplas tipologias no ambiente escolar; Desafios associados a conflitos e situações de violência no ambiente escolar; Avaliação de impacto e probabilidade; Estratégias de mitigação e resposta; Uso de tecnologias emergentes na avaliação e comunicação de riscos; Desenvolvimento de Programas de Comunicação Escolar em Desastres; Relatórios e documentação.
Disciplina: Seminário de Instalações Escolares e Acessos Seguros (60h)
Ementa: Fundamentos de segurança em escolas; Avaliação das Instalações Escolares; Design centrado na segurança e acessibilidade; Planejamento de rotas de evacuação; Conformidade com a Declaração de Escolas Seguras; A importância da resiliência no nível do sistema com políticas e planejamento informados por riscos; Uso de tecnologia para segurança; Manutenção preventiva e revisão; Engajamento comunitário em segurança; Estudos de caso com soluções inovadoras. Promoção da Comunicação Bidirecional na Comunidade Escolar: Estabelecimento de canais de comunicação entre a gestão escolar, os alunos, os pais e os serviços de emergência locais para facilitar o fluxo de informações.
Disciplina: Seminário de Redução de Riscos e Educação para a Resiliência (60h)
Ementa: Contextualização de risco e resiliência; Integração curricular resiliente; Metodologias pedagógicas e aprendizado baseado em jogos; Alunos como agentes de mudança; Promoção do conhecimento e habilidades para a construção de resiliência e desenvolvimento sustentável; Fortalecimento da colaboração intersetorial e da integração de esforços humanitários, de desenvolvimento e de construção da paz; Políticas de gestão resiliente; Formação contínua de professores; Ferramentas para avaliação e feedback; legislação relacionada à gestão de riscos e desenvolvimento de políticas de resiliência, tanto a nível local quanto nacional. Análise crítica de estudos de caso.
Disciplina: Seminário de Elaboração do Plano Escolar de Resiliência (60h)
Ementa: Introdução aos conceitos-chave de resiliência; Mapeamento de vulnerabilidades e identificação de recursos; Definição de objetivos e metas; Estratégias inovadoras de resiliência; Relação com o Comprehensive School Safety Framework (CSSF) e seus pilares; Abordagem socioecológica e a abordagem de impacto coletivo; Engajamento da comunidade escolar; Ferramentas e técnicas para monitoramento e revisão; Estudos de caso e simulações práticas.
Como Se Inscrever
Período de Inscrição: De 09/01/2024 à 26/02/2024
Documentação Necessária:
Contato
E-mail: gislaine.santos@ufjf.br
Telefone: 2102-6898
Justificativa e Relevância do Curso
O curso tem como objetivo principal capacitar o setor educacional e as comunidades em educação para redução do risco de desastres. Este objetivo inclui:
O curso visa:
FAQ
1) A Quem o curso se destina?
Esta primeira turma, o curso está destinado exclusivamente para agentes públicos nas instâncias municipais, estaduais e federal.
2) Qual é a duração do curso?
O curso terá duração máxima de até 18 meses, entretanto algumas etapas como elaboração do TCC poderá ser feita em conjunto com algumas disciplinas, e consequentemente redução deste tempo. Entretanto a emissão do certificado de especialista e histórico escolar final somente ocorrerá após os 18 meses.
3) Não tenho certidão de nascimento ou casamento, posso usar a certidão de união estável?
Não. Sobre documento de união estável, ele não é aceito para cadastro. Caso o(a) aluno(a) queira que o estado civil dele(a) no SIGA conste como em uma união estável ele(a) pode até anexar a certidão em questão, porém ele(a) deverá anexar junto a certidão de nascimento ou a certidão de casamento para que possamos coletar os dados que importam para o cadastro (nome completo, data de nascimento e naturalidade). Não será aceito nenhum outro documento de registro civil para efeitos de cadastro que não seja a certidão de nascimento ou a de casamento.
4) Ocupo a maior hierarquia do meu setor/instituição, como comprovar vínculo como agente público?
Não faça autodeclaração/declaração de próprio punho, utilize a carteira funcional, contracheque do mês anterior a inscrição ou solicite a declaração do setor de RH da instituição para comprovar seu vínculo como agente público, esta declaração deverá ter a data até mês anterior a inscrição ou mais recente.