O Projeto Aprender para Prevenir: a educação ambiental no contexto das crianças do ensino fundamental passa a ter uma atuação mais ampla com o novo título: Núcleo Aprender para Prevenir: Educação para a Resiliência e Redução do Risco de Desastres.
O objetivo geral é reiterar o valor da educação na redução do risco de desastres e na construção de sociedades Resilientes a partir de produção de conteúdos online e cursos de capacitação para educadores e gestores escolares na estruturação de planos para situações de emergências, a fim de aumentar a segurança nas escolas no contexto de múltiplos perigos.
O Escritório das Nações Unidas para Redução de Riscos de Desastres (UNDRR, 2012) considera que programas de educação e treinamento sobre a redução de riscos de desastres em vigor nas escolas e comunidades é uma meta essencial para a Construção de Cidades Resilientes a Desastres. Nesse contexto, a UNDRR (2012) aponta a importância dos cidadãos fazerem parte da responsabilidade coletiva pela criação de cidades Resilientes a desastres, sendo necessário considerar que o treinamento, a educação e a sensibilização pública são pontos chave para tal. A comunidade precisa saber sobre as ameaças e riscos a que está exposta para estar mais bem preparada e tomar medidas de enfrentamento aos desastres potenciais (UNDRR, 2012).
Assim as atividades visam fortalecer as capacidades de preparação, mitigação, recuperação e resposta do setor educacional e das comunidades aos riscos de desastres por meio da educação para a redução do risco de desastres, gestão de desastres nas escolas e instalações de aprendizagem seguras.
Vigência até julho/2023
COORDENAÇÃO DO PROJETO:
Jordan Henrique de Souza (lattes)
Gislaine dos Santos (lattes)
DISCENTES DA EQUIPE ATUAL:
Thays da Silva Nogueira(lattes)
DISCENTES:
Carollayne da Silva Lopes (lattes)
NÚCLEO APRENDER PARA PREVENIR
Educação para a Resiliência e Redução do Risco de Desastres
Atualização do Projeto em Agosto/2022
Vigência até julho/2023
COORDENAÇÃO DO PROJETO:
Gislaine dos Santos (lattes)
Jordan Henrique de Souza (lattes)
DISCENTES :
Carollayne da Silva Lopes (lattes)
Vinícius Juvenal Da Silva Gilberto (lattes) – até mar/2022
APRENDER PARA PREVENIR:
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DAS CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
COORDENAÇÃO DO PROJETO:
Gislaine dos Santos (lattes)
Jordan Henrique de Souza (lattes)
DISCENTES DA EQUIPE:
Júlia Destro Paixão (lattes)
Rafaela De Mauro Tortorelli (lattes)
Michelle Nascimento Costa (lattes)
CONVÊNIO:
CBMMG – 3º Comando Operacional de Bombeiros Militar de Minas Gerais
Desde setembro/2018 a junho/2021
ATIVIDADES
PARTICIPAÇÃO NA V MOSTRA DE EXTENSÃO DA UFJF (janeiro/2021):
PREMIAÇÃO NA V MOSTRA DE EXTENSÃO DA UFJF (janeiro/2021):
https://drive.google.com/file/d/1SFLeyEdKLBRn07z7gjZvJhsPlROO-7gR/view
Cemaden-Educação – 2020
Tema da Campanha: Desastres, desastres, desastres! O que podemos fazer? E a educação?”
Instituição participante: Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Projeto de extensão Aprender para Prevenir e NASFE na construção de Cidades Resilientes.
Cemaden-Educação – 2019
Tema da Campanha: Reduzindo o Risco de Desastres: Ações educativas em tempos de mudanças climáticas
Instituição participante: Universidade Federal de Juiz de Fora e E.M. Presidente Tancredo Neves – Juiz de Fora/MG
Título: Projeto de extensão Aprender para Prevenir e NASFE
Tema da Campanha: Água [D+ ou D-]=Desastre?
Instituição participante: Universidade Federal de Juiz de Fora e E.M. Professor Augusto Gotardelo – Juiz de Fora/MG
Título: Projeto de extensão NASFE – Educação
Cemaden-Educação – 2017
Tema da Campanha: Educação em prevenção de risco de desastres
Instituição participante: Colégio de Aplicação João XXIII – Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Prevenção de risco de desastres socioambientais no Colégio João XXIII
Relação com desastres: Ações preventivas e percepção de risco