PROGRAMA DE ANÁLISE DA RESILIÊNCIA A DESASTRES NO CONTEXTO MUNICIPAL
A Universidade Federal de Juiz de Fora, por meio do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (CRITT), e em parceria com o Escritório das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastre, torna público o Programa de Análise da Resiliência a Desastres no Contexto Municipal dentro do campo da a Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).
O Programa tem como objetivo construir uma cultura de gestão e planejamento baseada em dados reais e científicos e proporcionar que os gestores participantes possam desenvolver o Plano Local de Resiliência dos municípios selecionados, a partir da aplicação das metodologias e ferramentas da Iniciativa MCR2030.
COORDENAÇÃO DO PROGRAMA PD&I:
Gislaine dos Santos (lattes)
Jordan Henrique de Souza (lattes)
Desde 2020, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o Escritório das Nações Unidas para Redução de Riscos de Desastres (UNDRR) desenvolveram uma parceira com intuito de assegurar a implementação a nível local do Marco de Sendai para a RRD e o cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 (ODS11).
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio de projeto de extensão com interface com a pesquisa, traduziu para o Português-Brasil as ferramentas, manuais e outros materiais na temática e ofereceu duas edições do curso de extensão Construindo Cidades Resilientes-MCR2030 na modalidade EAD, possibilitando a capacitação de atores chaves na análise dos resultados das Ferramentas para desenvolvimento de Estratégias e Planos Local de Resiliência.
Na realização dos cursos, ficou mais evidente a necessidade de capacitar os profissionais com formação adequada para intervirem na realidade social, política e econômica, principalmente nas áreas de riscos.
No dia 16 de fevereiro de 2022, o chefe regional do Escritório das Américas e Caribe das Nações Unidas para Redução do Risco de desastres (UNDRR), por meio de uma Carta Oficial, reiterou a parceria estabelecida com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Também, por meio de um plano de trabalho para 2022-2024, manifestou apoio na criação e desenvolvimento do Programa de Análise da Resiliência a Desastres no Contexto Municipal.
O Programa foi desenvolvido buscando avançar a meta (e) do Marco de Sendai aumentando substancialmente o número de estratégias locais para RRD, bem como, contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS 1, ODS 3, ODS 9, ODS 11, ODS 13 E ODS 15.
A Pós-Graduação Cidade Resilientes a Desastres irá dispor de conteúdos didáticos na Plataforma EAD, vídeo aulas ao vivo, desenvolvimento de tarefas em grupos e avaliações. Além disso, destaca-se o desenvolvimento de trabalhos de intervenção por meio da construção coletiva do Plano Local de Resiliência.
Será realizado um Chamamento Público para seleção de 02 (duas) prefeituras, interessadas em capacitação de servidores do quadro efetivo (prioritariamente) ou em cargo de chefia.
Acesse:
Edição 1: Período de 2023 -2024