Fechar menu lateral

PD&I – Programa de Análise da Resiliência a Desastres no Contexto Municipal

Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I)


22

PROGRAMA DE ANÁLISE DA RESILIÊNCIA A DESASTRES NO CONTEXTO MUNICIPAL

A Universidade Federal de Juiz de Fora, por meio do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (CRITT),  e em parceria com o Escritório das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastre, torna público o Programa de Análise da Resiliência a Desastres no Contexto Municipal dentro do campo da a Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

O Programa tem como objetivo construir uma cultura de gestão e planejamento baseada em dados reais e científicos e proporcionar que os gestores participantes possam desenvolver o Plano Local de Resiliência dos municípios selecionados, a partir da aplicação das metodologias e ferramentas da Iniciativa MCR2030.

COORDENAÇÃO DO PROGRAMA PD&I:

Gislaine dos Santos (lattes)

Jordan Henrique de Souza (lattes)


Histórico

Desde 2020, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o Escritório das Nações Unidas para Redução de Riscos de Desastres (UNDRR) desenvolveram uma parceira com intuito de assegurar a implementação a nível local do Marco de Sendai para a RRD e o cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 (ODS11).

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio de projeto de extensão com interface com a pesquisa, traduziu para o Português-Brasil as ferramentas, manuais e outros materiais na temática e ofereceu duas edições do curso de extensão Construindo Cidades Resilientes-MCR2030 na modalidade EAD, possibilitando a capacitação de atores chaves na análise dos resultados das Ferramentas para desenvolvimento de Estratégias e Planos Local de Resiliência.

Na realização dos cursos, ficou mais evidente a necessidade de capacitar os profissionais com formação adequada para intervirem na realidade social, política e econômica, principalmente nas áreas de riscos.

No dia 16 de fevereiro de 2022, o chefe regional do Escritório das Américas e Caribe das Nações Unidas para Redução do Risco de desastres (UNDRR), por meio de uma Carta Oficial, reiterou a parceria estabelecida com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Também, por meio de um plano de trabalho para 2022-2024, manifestou apoio na criação e desenvolvimento do Programa de Análise da Resiliência a Desastres no Contexto Municipal.

O Programa foi desenvolvido buscando avançar a meta (e) do Marco de Sendai aumentando substancialmente o número de estratégias locais para RRD, bem como, contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS 1, ODS 3, ODS 9, ODS 11, ODS 13 E ODS 15.

 


Objetivos do Programa de Análise da Resiliência a Desastres no Contexto Municipal

  • Promover o desenvolvimento de medidas antecipatórias para a resiliência e redução do risco de desastres no contexto dos municípios selecionados.
  • Promover o desenvolvimento técnico de servidores, em nível de pós-graduação, integrantes das áreas de atuação nos setores e quantitativos determinados pelo Edital.
  • Fomentar o desenvolvimento do Plano Local de Resiliência a ser elaborado ao término deste programa com duração de 18 meses.
  • Incentivar a construção do Plano Local de Resiliência nas três esferas de governo como política pública na redução do risco de desastres.
  • Promover a divulgação da Iniciativa “Construindo Cidades Resilientes (MCR2030)” do Escritório das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres (UNDRR), por meio da capacitação de servidores nos municípios selecionados;
  • Possibilitar o desenvolvimento do Plano Local de Resiliência dos municípios dos participantes, a partir da aplicação das metodologias e ferramentas da Iniciativa MCR2030.
  • Oferecer 24 vagas do curso de especialização Lato Sensu por prefeitura selecionada, totalizando 48 vagas.
  • Analisar o Plano Local de Resiliência criado pelos servidores municipais, durante a execução do programa, propondo ações de melhoria e monitoramento.

Metodologias de Ensino-Aprendizagem

A Pós-Graduação Cidade Resilientes a Desastres irá dispor de conteúdos didáticos na Plataforma EAD, vídeo aulas ao vivo, desenvolvimento de tarefas em grupos e avaliações. Além disso, destaca-se o desenvolvimento de trabalhos de intervenção por meio da construção coletiva do Plano Local de Resiliência.


Público-Alvo

Será realizado um Chamamento Público para seleção de 02 (duas) prefeituras, interessadas em capacitação de servidores do quadro efetivo (prioritariamente) ou em cargo de chefia.


Você sabe o que é uma cidade resiliente?

1

2

3

Acesse:

Edição 1: Período de 2023 -2024

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.