Fechar menu lateral

Pró-reitoria orienta uso da Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPP) passará a utilizar a Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa – MCTI (PNIPE) para reunir os dados dos Laboratórios de Pesquisa da UFJF e dos seus respectivos equipamentos. A ferramenta busca mapear, de maneira sistemática, informações sobre a infraestrutura de pesquisa nas Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) no País, possibilitando o acesso da comunidade científica/tecnológica e de empresas às instalações laboratoriais e aos equipamentos de pesquisa existentes e promovendo seu uso compartilhado.

Dessa forma, os pesquisadores responsáveis por laboratórios que envolvam a utilização de infraestrutura de pesquisa na UFJF deverão preencher a PNIPE com as respectivas informações, conforme tutorial.

 

Infraestruturas de pesquisa

A Plataforma define que infraestruturas de pesquisa são instalações físicas ou virtuais que fornecem à comunidade científica insumos, equipamentos e serviços para realizar atividades de pesquisa e desenvolvimento experimental (P&D) e fomentar a inovação.

Esse conceito envolve os seguintes elementos:

  • Instalações físicas e seus equipamentos e instrumentos utilizados nas atividades de P&D;
  • Recursos baseados em conhecimento (como coleções, arquivos e base de dados) utilizados em pesquisas científicas;
  • Recursos de tecnologia da informação e comunicação (como grids, redes de alto desempenho e softwares específicos); e
  • Qualquer outra infraestrutura de natureza singular utilizada em atividades de P&D.

 

São exemplos de infraestruturas de pesquisa: grandes instalações de pesquisa, laboratórios, plantas piloto, biotérios, salas limpas, redes de informática de alto desempenho, bases de dados, coleções, observatórios, telescópios, navios de pesquisa, reservas e estações experimentais, entre outras.

 

Cadastramento obrigatório para participação em editais

É importante destacar que o cadastramento dos dados no novo sistema é obrigatória para a submissão de propostas para diversos editais – a exemplo da “Chamada Pública Mcti/Finep/Fndct/Ação Transversal – SOS EQUIPAMENTOS 2020 – Seleção Pública de Propostas para o apoio financeiro à Manutenção Corretiva de equipamentos multiusuários”, que exige o cadastro para a avaliação das propostas.

Essa chamada específica tem por objetivo a concessão de recursos financeiros para manutenção corretiva de equipamentos multiusuários de médio e de grande porte que estejam fora do período de garantia e cadastrados na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Segundo o item 8.1.3 do edital SOS Equipamentos 2020, dentre os documentos necessários para avaliação de cada subprojeto é solicitado o envio da cópia da tela de cadastro do equipamento na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa do MCTI, comprovando o cadastro e a fidelidade da nomenclatura e descrições utilizadas.

Este é o primeiro edital Finep que solicita tal cadastro de laboratórios e equipamentos, entretanto, é possível que tal cadastramento seja pré-requisito para futuros editais de fomento à pesquisa não só dessa financiadora, visto que se trata de uma plataforma vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

As dúvidas podem ser esclarecidas no site da Plataforma ou pelo e-mail laboratorios.propp@ufjf.edu.br.

 

Objetivos gerais da PNIPE:

• Fornecer à comunidade científica e tecnológica o acesso a informações sobre as infraestruturas de pesquisa existentes, sua localização, possibilidades e condições de uso;

• Incentivar o uso compartilhado de recursos e a colaboração entre grupos de pesquisa de diferentes áreas, instituições e regiões, fortalecendo a colaboração entre eles;

• Racionalizar e otimizar o uso de instalações laboratoriais e equipamentos de pesquisa científica, evitando a fragmentação e a duplicação de esforços;

• Fomentar o potencial de inovação das infraestruturas de pesquisa, dando visibilidade junto às empresas das oportunidades oferecidas para melhorar seus produtos e desenvolver novas tecnologias em cooperação; e

• Otimizar o uso de recursos públicos na manutenção preventiva e corretiva das infraestruturas existentes, bem como na construção de novas instalações e aquisição de novos equipamentos.