Infraestrutura
Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra)
Unidade Administrativa/Juiz de Fora
Setores
Coordenação de Informática, Infocentros e Telefonia
Coordenação de Manutenção Civil e Reformas
Coordenação de Manutenção Elétrica, Eletrônica e de Equipamentos
Coordenação de Projetos e Obras
Coordenação de Vigilância
Gerência de Transporte
Secretaria
Contatos e horários
Sítio eletrônico:
E-mails
- Geral: secretaria.proinfra@ufjf.br
- Coordenação de Informática, Infocentros e Telefonia: informatica.proinfra@ufjf.br
- Coordenação de Manutenção Civil e Reformas: coord.manutencaocivil.proinfra@ufjf.br
- Coordenação de Manutenção Elétrica, Eletrônica e de Equipamentos: almox.proinfra@ufjf.br
- Coordenação de Projetos e Obras: projetos.proinfra@ufjf.br
- Coordenação de Vigilância: diseg@ufjf.br
- Gerência de Transporte: transporte@ufjf.br
Telefones:
- Coordenação de Informática, Infocentros e Telefonia: (32) 2102-3705/3706
- Coordenação de Manutenção Civil e Reformas: (32) 2102-3783/3725
- Coordenação de Manutenção Elétrica, Eletrônica e de Equipamentos: (32) 2102-3702 /Almoxarifado: 2102-3700/3701/ 3724
- Coordenação de Projetos e Obras: (32) 2102-6325 /3709
- Coordenação de Vigilância: (32) 2102-3716 /3793
- Secretaria: (32) 2102-3713 / 2102-3704 (Secretaria) / 2102-3718 (Protocolo)
- Gerência de Transporte: (32) 2102-3714 /3721
Endereço:
- Universidade Federal de Juiz de Fora – Pró-Reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra) – Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-900 – Juiz de Fora/MG.
Dias e Horário de funcionamento:
- Segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
- Coordenação de Segurança: 24 horas ininterruptamente / Retirada de itens do “Achados e Perdidos”: horário comercial
Breve descrição dos serviços prestados
- Coordenação de Informática, Telefonia e Infocentros: É responsável pelas atividades relacionadas à Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), dando suporte e manutenção nos equipamentos e softwares desta área, incluindo a rede física de dados. Algumas das atividades desenvolvidas são: suporte à infraestrutura de rede (cabeado e sem fio); assistência na manutenção de “no breaks”, estabilizadores, impressoras e projetores de multimídia; suporte ao usuário na utilização dos sistemas operacionais e softwares básicos; preparação de computadores, com formatação e instalação de softwares; manutenção preventiva e corretiva dos computadores, das impressoras, dos PABX’s e sistema de telefonia, reparo, troca, diagnóstico e instalação em periféricos de TI, como monitores, teclados, mouse, fontes e scanner, entre outros; e gestão e manutenção dos infocentros, que são laboratórios de computação destinados à livre utilização dos discentes, docentes e TAE’s da UFJF.
- Coordenação de Manutenção Civil e Reformas: A atividade fim do setor consiste em planejar, projetar, coordenar e fiscalizar os serviços de manutenção civil. Desta forma o setor é responsável pelas atividades de manutenção das instalações prediais, pertencentes à UFJF, e toda a infraestrutura do seu entorno (vias, calçadas, jardins, redes hidráulicas etc.), atendendo a nove frentes específicas de trabalho: Obras Civis; Pintura; Hidráulica; Serralheria; Marcenaria; Vidraçaria; Pintura Industrial; Jardinagem; e Sistema de Câmeras. Assim, possui diversas demandas em seu escopo de atuação, tais como atendimentos de urgências em rompimento de tubulação hidráulica ou esgoto, travamento de porta, infiltração no telhado, calha obstruída, queda de galho ou árvore, deslizamento de talude, falta de água, entre outras que podem causar danos e prejuízos caso não haja uma ação imediata.
- Coordenação de Manutenção Elétrica, Eletrônica e de Equipamentos: A atividade fim do setor consiste em planejar, projetar, coordenar e fiscalizar os serviços de manutenção elétrica, eletrônica e de equipamentos da UFJF. Atende principalmente a três frentes de trabalho por meio de requisições de serviços internos, via sistema Siga: elétrica; eletrônica; e equipamentos e refrigeração. No que tange a parte elétrica, inclui reparos de emergência na rede, manutenção de geradores, instalações diversas e manutenções preventivas, dentre outros. Na parte de eletrônica e equipamentos de refrigeração, destaca-se a manutenção dos mais variados tipos de equipamentos, tais como bebedouros, sistemas diversos de climatização e variados tipos de equipamentos eletromecânicos e eletroeletrônicos, necessários à composição dos laboratórios de formação acadêmica. Além disso, compõe o setor o Almoxarifado da Proinfra, que tem como atividade principal o controle e a distribuição de materiais necessários para toda manutenção estrutural do campus da UFJF e a cotação de materiais para licitações; elaboração de termos de referência para aquisição de itens; cadastro e inclusão de materiais no Siga; elaboração de parecer técnico; conferência de materiais entrada e saída do Almoxarifado; e distribuição dos materiais, mediante respectivas requisições.
- Coordenação de Projeto e Obras: A atividade-fim do setor consiste em planejar, projetar, coordenar e fiscalizar as obras dos campi (prioritariamente o de Juiz de Fora). Dentre as demandas estão:
– Elaborar e analisar projetos de construção civil e de infraestrutura da UFJF (os projetos analisados são os de contratação externa);
– Participação no planejamento de expansão da UFJF; trabalhando diretamente com a fiscalização efetiva das obras;
– Elaboração dos documentos de Processo Licitatório de Obras, ligados à UFJF. - Coordenação de Vigilância: É responsável pela segurança do patrimônio público da UFJF, das áreas internas e externas de todos os órgãos ligados à Universidade, inclusive o campus avançado em Governador Valadares e a Fazenda de Ewbanck da Câmara. Além disso, acompanha todos os eventos realizados pela instituição (ex: concursos, PISM e eventos isolados), realiza a escolta de valores e participa da elaboração de planos de segurança para todos os setores pertencentes à UFJF. O setor tem como principais atribuições:
– Planejar, coordenar e executar os serviços relacionados à segurança patrimonial da UFJF, compreendendo o campus sede e todas áreas de funcionamento externo, incluindo a Fazenda de Ewbank da Câmara, CONAB e PARTEC;
– Coordenar, executar e supervisionar os serviços de Portaria e Vigilância Armada;
– Controlar e visualizar as imagens das câmeras instaladas no campus sede, através da Central de Monitoramento, sendo responsável pelo fornecimento de imagens das áreas monitoradas, quando da ocorrência de delitos contra o patrimônio, visando a segurança da comunidade universitária;
– Auxílio nos itens “Achados e Perdidos” encontrados no Anel Viário da UFJF.
– Orientar os usuários quanto à localização de todos os espaços e da realização de eventos dentro da instituição;
- Secretaria: atua como “Staff”, fazendo o assessoramento do Pró-Reitor da Proinfra. É responsável por todo o serviço de protocolo e correios da Universidade; além de oferecer aos públicos interno e externo informações técnicas e administrativas quanto aos procedimentos afetos aos mais diversos setores da Pró-Reitoria. É responsável pelas atividades diárias de recebimento, triagem e entrega aos respectivos destinatários, de todas as correspondências que chegam à UFJF, seja através dos correios, transportadoras ou mensageiros, e realiza o processo de triagem e entrega das correspondências encaminhadas internamente pelas diversas unidades acadêmicas e administrativas, incluindo aquelas recebidas pelo serviço de malote do campus de Governador Valadares via Correios. Efetua a expedição de correspondências de todos os setores da Universidade, incluindo o serviço de malote com destino ao campus de Governador Valadares. O setor também é responsável por protocolar e encaminhar processos acadêmicos externos (processos de diplomas de diversas instituições privadas de ensino superior, que são registrados na UFJF por delegação de competência do MEC), realizando os trâmites necessários através do Siga.
- Gerência de Transporte: O setor é responsável pela gestão da frota de veículos da UFJF, no que tange a manutenção, escala de viagens e atendimento de demandas emergenciais aos seus diferentes usuários (docentes, discentes, servidores). Atende a comunidade universitária em deslocamentos dentro e fora do campus de Juiz de Fora; viagens intermunicipais, incluindo o campus de Governador Valadares, e também interestaduais. Além disso, é responsável pela gestão e fiscalização dos contratos de manutenção automotiva, seguro total de veículos e do serviço de condução de veículos/transporte de pessoas (motoristas).
Públicos e formas de acesso e comunicação
- Público ao qual se destina: Comunidade Acadêmica (Docentes, discentes, TAEs e terceirizados) e público externo
- Forma de acesso ao serviço: Sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc).
- Forma de comunicação com o solicitante do serviço: Sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), telefone, e-mail e pessoalmente.
Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
- Coordenação de Informática, Telefonia e Infocentros: ser usuário interno (de unidades acadêmico-administrativas) e preencher requisições eletrônicas nos sistemas internos on-line, para reparos de equipamentos pertencentes ao patrimônio da UFJF.
- Coordenação de Manutenção Civil e Reformas: o requisito é estar ligado a alguma unidade acadêmica/administrativa da UFJF que possua Unidade Orçamentária (UO).
- Coordenação de Manutenção Elétrica, Eletrônica e de Equipamentos: ser usuário interno de unidades acadêmico-administrativas.
- Coordenação de Projetos e Obras: Para requisição de elaboração de projetos no âmbito da UFJF, é necessário que o solicitante encaminhe a demanda através da direção da unidade acadêmica ou administrativa requerente, por abertura de processo SEI “Requisição Obras de Projetos e Reformas”, conforme o POP Proinfra 01.
- Coordenação de Vigilância: Identidade, endereço, telefone e e-mail.
- Secretaria: Nome Completo, Siape/Matrícula/CPF. Sempre é realizada uma triagem visando sanar a demanda ou redirecioná-la. Protocolo: Nome Completo, Siape/Matrícula, saber o código identificador da correspondência a receber; ter preenchido o formulário de envio de correspondência corretamente (conforme formulários disponíveis no site); receber e ou enviar os processos/documentos internos devidamente registrados nos livros de protocolo das unidades.
- Gerência de Transporte: Encontram-se no modelo de requisição disponível no sistema informatizado (atualmente Siga) e no Manual para Utilização de Veículos Oficiais da UFJF.
- Demais setores: varia conforme a demanda.
Etapas e prazos
Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
- Coordenação de Manutenção Civil e Reformas: Dirigir-se à secretaria/direção de sua unidade acadêmica e solicitar que elabore, via sistema Siga, uma “Requisição de Serviço Interno”, descrevendo a sua necessidade, local, pessoa de contato e telefone.
- Coordenação de Projetos e Obras: As etapas são as que constam no POP 01 Proinfra e o prazo irá variar conforme prioridade e disponibilidade da equipe técnica.
- Coordenação de Vigilância: Registro de Ocorrência.
- Secretaria: Recebimento da demanda/documentos e separação/triagem para encaminhar aos setores pertinentes. Protocolo: Recebimento de documentos diversos, separação e envio às unidades. Recebimento e envio de correspondências diversas aos Correios.
- Gerência de Transporte: Requisição do usuário, análise da requisição, execução do serviço (caso a requisição seja aprovada).
- Demais setores: Requisição do usuário, análise do setor executor e execução. Solicitação/Aprovação das requisições.
Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
- Coordenação de Manutenção Civil e Reformas: Em média de um a dois meses, a depender da quantidade de demanda da Proinfra no momento e da disponibilidade de material para execução do serviço.
- Coordenação de Manutenção Elétrica, Eletrônica e de Equipamentos: 30 dias. / Almoxarifado: Imediata, desde que se encontrem em nossos estoques os materiais necessários para execução das solicitações.
- Coordenação de Vigilância: o mais breve possível.
- Gerência de Transporte: O setor requisitante deve requerer a utilização de veículo oficial com pelo menos cinco dias úteis de antecedência em se tratando de veículo de transporte individual. Em caso de viagem em serviço de transporte coletivo, a requisição deverá ser feita e aprovada com pelo menos 07 dias úteis de antecedência.
- Demais setores: Depende das especificidades de cada demanda, contrato, convênio, licitação ou afins.
Prioridade no atendimento:
- Por ordem cronológica, documentos judiciais e prioridades previstas em lei.
Previsão do tempo de espera para o atendimento:
- Coordenação de Vigilância: Imediato em casos emergenciais. Entre 3 e 5 dias em atendimentos convencionais ou mais tempo, conforme a demanda exigir.
- Gerência de Transporte: O setor requisitante deve requerer a utilização de veículo oficial com pelo menos cinco dias úteis de antecedência em se tratando de veículo de transporte individual. Em caso de viagem em serviço de transporte coletivo, a requisição deverá ser feita e aprovada com pelo menos 07 dias úteis de antecedência. Imediato em casos emergenciais.
Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
- As previstas no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.
Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
- Coordenação de Manutenção Civil e Reformas: Conforme fluxograma exposto no site.
- Coordenação de Vigilância: Coleta de informações, realização de ocorrência, quando for o caso, e pronta resposta às demandas.
- Demais setores: Requisição do usuário, análise do setor executor, execução, conforme a especificidade de cada tramite e as legislações específicas.
Procedimentos e mecanismos de consulta e comunicação
Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
- Coordenação de Manutenção Civil e Reformas: Via telefone ou por agendamento de reuniões ou visitas técnicas ao local onde há a necessidade de intervenção.
- Coordenação de Vigilância: Elaboração da ocorrência da situação demandada, solução e/ou encaminhamento aos demais setores responsáveis.
- Gerência de Transporte:
- Usuário entra em contato por um dos mecanismos oficiais de comunicação (ex: e-mail do setor ou e-mail da secretaria da Proinfra, SEI, Ouvidoria, telefonema para o setor ou secretaria da Proinfra)
- Registro da sugestão/reclamação
- Promoção de diligência para atender/responder
- Resposta à sugestão/reclamação
- Quando necessário, comunicado ao Dirigente da Proinfra para tomada de providências.
- Demais setores: E-mail para Ouvidoria da UFJF, e-mail ou telefonema para a secretaria da Proinfra, tramites específicos e atendimento a legislações específicas.
Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
- Sistemas Internos On-line, e-mail, telefonema e pessoalmente.
Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
- Divulgação de informações nos canais de comunicação da UFJF e do setor; divulgação de informações em redes sociais; sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), e-mails.
Condições de sinalização, acessibilidade e limpeza
Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
- Coordenação de Vigilância: Identificação do prédio da Coordenação de Vigilância com placas indicativas e postos de identificação na entrada e saída da Instituição.
Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
- Sede: Local sempre limpo e arejado, com acessibilidade para pessoas com deficiência física, bem como estacionamento apropriado
- Gerência de Transporte: Alguns ônibus contam com plataformas de acessibilidade para pessoas com deficiência. Além disso, o prédio administrativo conta com rampa de acesso, bem como é mantida rotina de limpeza.
Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
- Coordenação de Vigilância: Via rádio, com canal exclusivo e protegido por código, telefonema ou presencialmente.
- Demais setores: E-mail, telefonema ou presencialmente.