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Administrador da Proinfra desenvolve propostas para potencializar o trabalho do tutor presencial no Ensino a Distância

por Jaime Ulisses

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Rodrigo Gonçalves Ribeiro, gerente de patrimônio da Proinfra. (Foto: Jaime Ulisses)

O gerente de patrimônio da Proinfra Rodrigo Gonçalves Ribeiro desenvolveu propostas de intervenção para potencializar o trabalho do tutor presencial na Educação a Distância (EAD). O estudo faz parte da dissertação apresentada como requisito parcial para conclusão do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

 

A pesquisa teve como objeto os cursos de Administração Pública, Licenciatura em Computação e Pedagogia, oferecidos através de EAD pela UFJF. De acordo com o pesquisador, o perfil dos estudantes dessa modalidade mudou.

 

“No começo do programa, o tutor presencial ficava à disposição do aluno para esclarecimento de dúvidas quanto à plataforma e auxílio no uso da mesma em um pólo presencial do curso, enquanto o tutor a distância interagia por meio da internet com os alunos. Com o passar do tempo, os alunos conseguiram por seus próprios meios obter internet e computadores em suas residências, passando a ir nos pólos de ensino apenas para as provas, o que gerou certa dúvida quanto à importância do trabalho do tutor presencial”, explica Rodrigo.

 

O pesquisador apresentou quatro propostas de intervenção para potencializar o trabalho do tutor presencial. A primeira é a revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso de Administração Pública da UFJF, definindo as atribuições dos tutores presenciais visando à adequação do formato atual de tutor, mesclando funções tanto presenciais quanto a distância. Em sua pesquisa, Rodrigo constatou que o documento ficou desatualizado diante da mudança de perfil dos alunos.

 

Como segunda intervenção, Rodrigo propõe a confecção de um manual online de trabalho para o tutor presencial do curso de Administração Pública, contendo as principais informações do PPP, já que 65% dos profissionais entrevistados que atuam na tutoria não conhecem o documento profundamente.

 

A terceira proposta é a designação dos tutores presenciais para a tutoria das disciplinas consideradas como de caráter geral para o curso e com carga horária menor, como é o caso dos seminários e do estágio curricular supervisionado.

 

Como última intervenção, o pesquisador propõe a criação de um ambiente virtual para troca de experiências e comunicação entre a coordenação, os professores e os tutores a distância e presenciais.

 

A dissertação tem como título “O tutor presencial e a mediação na educação a distância na UFJF: papéis e atribuições”. Para ler o trabalho, clique aqui.